terça-feira, 5 de novembro de 2013

“Enverga, mas não quebra!” Bambu vence mais uma no JF Figth

O ubaense Éder de Souza, o Bambu, ganhou mais uma batalha no último dia 05 de outubro, no JF Fight. Aos 26 anos, com 12 lutas e 11 vitórias, o jovem lutador vem cravando seu nome no mundo das Artes Marciais Mistas.
Bambu revelou sua preparação para esta luta. “Meu treinamento foi no Rio de Janeiro, com a minha equipe TFT, onde tenho me preparado nos últimos três meses. Busquei aperfeiçoar o Muay Thai com o mestre Phillip lima, o Jiu Jitsu com o Tatá Duarte, o Boxe com Vagner Coelho e o Wrestling com Dado, treinador da seleção brasileira. Também passei um tempo em três rios, com meu mestre André Tadeu, na ATS Team”, disse.
Em entrevista à Revista Samuray, ele contou sobre o início de sua carreira, sua chegada ao MMA e deu alguns conselhos para as pessoas que pretendem começar nas artes marciais.
O início
Comecei a praticar artes marciais aos 14 anos, na Capoeira, com o Mestre Sérgio Sabatini Jr., através do convite de amigos. Fui para conhecer e me impressionei pelos movimentos, flexibilidade, saltos. Quando ele foi para o Rio de Janeiro, passei a integrar o Centro Cultural Senzala de Capoeira, com o Mestre Luiz Claudio.
Transição da Capoeira para o MMA
Comecei a me interessar pelas outras artes porque sempre gostei mais da parte marcial, já que buscava conhecer os meus limites, meu autoconhecimento através de competições. Como não havia campeonatos na Capoeira, comecei a me interessar pelo Muay Thay, pela Luta Livre, pelo Jiu Jitsu, e não parei mais. Hoje integro a ATS Team.
Preparação para as lutas
A expectativa para as lutas é sempre a melhor possível. Buscamos a preparação mais completa. Antes do JF Fight eu estava com 95 Kg e tive que chegar aos 77Kg para a luta. Esta é uma parte bem séria e delicada do lutador. As pessoas observam os lutadores perderem 10, 15 ou 20 quilos para lutar, mas existe uma preparação, um acompanhamento com médico, nutricionista. Tudo isso é fundamental. Mas não é do dia para a noite. Fiquei neste processo de emagrecimento durante três meses. Após a luta, o corpo precisa de repouso e recuperação.
Conselho para os novos lutadores
Antes de procurar academias, procurem se informar sobre os professores. Nossa cidade e região possui ótimas academias. Entretanto, como em toda profissão, existem pessoas que praticam o esporte há pouco tempo e se dizem professores. É importante verificar o registro deste professor junto à entidade da Arte Marcial que à qual ele é graduado. E o mais importante, faça uma avaliação com um médico. Somente ele irá avaliar suas condições físicas.