terça-feira, 5 de novembro de 2013

Bike: transporte e lazer em prol da saúde

Com as facilidades da vida moderna, o sedentarismo ganha cada vez mais espaço no dia a dia, gerando ou agravando problemas de saúde. Manter uma dieta equilibrada e introduzir a atividade física na rotina são premissas básicas para ficar longe das doenças. Exercícios simples, como caminhar ou andar de bicicleta, ajudam a prevenir doenças crônicas como obesidade, colesterol alto e hipertensão.
O que era apenas lazer hoje é utilizado até para ir ao trabalho. Andar de bicicleta deixou de ser algo alternativo para se tornar imprescindível na vida moderna pelos benefícios que traz para o meio ambiente e para a saúde.
Quando você pedala, fortalece a musculatura das pernas por causa da força que ela exerce sobre os pedais, um fato que contribui para deixar você com o físico mais resistente e bonito. De acordo com os médicos, o ciclismo traz benefícios físicos e emocionais, contribuindo muito para a qualidade de vida. Como atividade aeróbica, gera perda de peso, ajuda a equilibrar a pressão e os níveis de triglicérides. Também trabalha equilíbrio e confiança, além de relaxar e combater o estresse. Praticada com bom senso e na medida da forma física de cada um, a atividade quase não tem restrições, andar de bike beneficia o sistema respiratório e funciona na prevenção de problemas cardiovasculares. A prática melhora a função respiratória, reduz a ansiedade, depressão, regulariza os níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides e ainda ajuda a ter um sono melhor e maior equilíbrio emocional.
A prática aumenta a resistência cardiovascular. O que isso significa isso? Aumenta a resistência e a capacidade de captar, extrair e distribuir oxigênio pelo sistema cardiovascular, assim como recolher substâncias resultantes do metabolismo muscular durante atividades repetitivas por períodos prolongados. O que acontece é que o aumento dessa resistência causa queda na pressão arterial, diminui a taxa de mortalidade cardiovascular, aumenta a densidade óssea e mantém valores de consumo de oxigênio.
Até usada como meio de transporte a bicicleta é boa para a saúde. Muita gente busca essa alternativa de locomoção e acaba ganhando fôlego e bem-estar. A bicicleta é um “brinquedo” para a vida inteira. Mais do que momentos de lazer, ela pode proporcionar saúde e boa forma. Para quem não pode, não consegue ou não gosta de correr, por exemplo, pedalar é uma excelente alternativa de exercício aeróbico. Uma pedalada leve queima cerca de 400 calorias por hora. E, por não causar tanto impacto nas articulações, oferece menos riscos de lesões do que a corrida.
Os médicos ainda recomendam que, para não correr riscos na hora de andar de bicicleta, é importante consultar um médico, fazer alguns exames para conhecer o condicionamento e resistência e manter-se sempre hidratado. Andar pelo menos três vezes por semana com duração de 20 a 40 minutos por dia é importante, mas depende da sua condição física e idade.
Não importa se o objetivo é melhorar o condicionamento físico, manter a forma, passear com a família no fim de semana, adotar a bike como meio de transporte ou mesmo treinar parar participar de competições. Antes de começar no esporte é bom consultar um médico, que pode ser o clínico geral ou o cardiologista. Não há grandes restrições para a prática do ciclismo, mas pessoas com problemas nos joelhos devem realizar a atividade em intensidade menor.