terça-feira, 7 de abril de 2015

Basta! Queremos Jornalismo por formação e vocação.

Mais um dia... esperamos ser o último. Atentado à democracia ser contrário a um mandatário? Atentado à democracia é ver milhões de reais investidos, talentos desperdiçados, famílias desvalorizadas. Eu não estou falando da política econômica. Falo dos jornalistas brasileiros.

Mas falo dos jornalistas por formação, aqueles que foram aprender os preceitos éticos, as técnicas, o verdadeiro jornalismo. E não este tão comum em cidades interioranas (mesmo sendo grandes capitais), que adotam falsos profissionais como os “donos da verdade”, em sua maioria emitindo opiniões, manipulando as informações, distorcendo realidades.
“Ah, mas a globo...”. A globo não me interessa. O SBT, a Record ou qualquer que seja a emissora. Sua opinião editorial nunca vai agradar a todos. Particularmente, eu assisto há vários canais, leio vários jornais, vários websites, procuro informações nas mais variadas fontes. Eu tenho senso crítico. Consumo, filtro, critíco.

Você iria a um médico que não fez medicina? Faria consultas com um dentista que não passou pela universidade? Contrataria um advogado que não conhece a faculdade de direito?
Com o jornalismo é a mesma coisa. Quem não estudou, não conhece. “Ah, fulano trabalha na rádio há mais de 20 anos...”. Você não tem culpa se o dono da rádio não quer contratar um jornalista. Basta trocar a estação.
Temos preceitos éticos, reportamos fatos, possuímos técnicas. Não elaboramos um texto de qualquer maneira ou extraímos fragmentos de texto e assinamos como se fosse nosso (o famoso plágio).
Passamos quatro anos na universidade nos preparando para levar à sociedade informação de qualidade, com isenção, ouvindo todos os lados envolvidos, mostrando os fatos como são, e não de acordo com o interesse (escuso) de alguém.
Hoje é dia do jornalista (07 de abril) e queremos respeito!
Informação não tem preço, tem consequências. 
Jornalismo é com Jornalistas. 
Eu sou Jornalista por formação e vocação.