sexta-feira, 16 de março de 2012

Governo do Estado e Sindicato dos Jornalistas definem estratégias para Congresso Nacional

Representantes do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac) estiveram reunidos com a secretária de Turismo e Lazer Ilmara Lima. O objetivo da reunião foi definir alguns pontos estratégicos para o 35º Congresso Nacional de Jornalistas, que acontece de 7 a 10 de novembro, na capital acreana.

O tema do evento será "Jornalismo e Sustentabilidade", uma vez que o Estado tem como política a preservação ambiental, cujo assunto será pela primeira vez o mote em questão - em vez de ser meramente mais uma pauta, será discutido o papel da imprensa para a conscientização da humanidade em socializar as boas práticas para a proteção do meio ambiente. “O apoio do governo do Estado é de extrema importância para a nossa categoria e também para o despertar da sociedade sobre esse assunto, que é cada vez mais alvo de discussões e uma das maiores preocupações da humanidade, ainda mais no Acre, que é referência na preservação ambiental”, completou Marcos Vicentti, presidente do Sinjac.

A secretária anunciou apoio ao congresso e afirmou que fará uma parceria com os operadores de turismo locais para promover os destinos turísticos do Acre durante os dias do evento. “O governo, por meio da Setul, tem o interesse de que o Estado seja sede de grandes eventos como esses, pois com certeza o comércio local sofre um aquecimento, gerando renda ao empresariado que é ligado ao turismo, direta ou indiretamente, como redes hoteleiras, restaurantes e de entretenimento”, afirma Ilmara.

No congresso estarão presentes jornalistas de todo o país, da América Latina e a comunidade acadêmica, que somarão ao todo aproximadamente 600 pessoas. A programação científica do evento já está completa e definida, faltando apenas a programação cultural, que dará prioridade aos artistas locais, e uma outra grande atração.

Fonte: Assessoria Setul (Secretaria de Turismo e Lazer do Acre) por Agência Notícias do Acre.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA-SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DE MINAS GERAIS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA-SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DE MINAS GERAIS, com sede na Av. Álvares Cabral, nº 400 – Centro   Belo Horizonte, entidade constituída para coordenação, defesa e representação legal dos profissionais jornalistas, com base territorial compreendida no Estado de Minas Gerais, exceto a cidade de Juiz de Fora, convoca, na forma de seu Estatuto, todos os  associados,  para participarem da Assembléia Geral Extraordinária a ser realizado em Ipatinga,  na Câmara Municipal, no dia 17 de março/2012,  para discussão e deliberação sobre a seguinte ordem do dia: 1) Discussão e aprovação do  temário a ser encaminhado ao XII Congresso Estadual 2) discussão e deliberação sobre os critérios de escolha dos delegados que irão participar do referido Congresso Estadual. 3) Outras deliberações conseqüentes.  Belo Horizonte, 16 de março de 2012.

(Eneida Ferreira Costa – Presidenta do SJPMG)

FENAJ adia para novembro 35º Congresso Nacional de Jornalistas

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) anunciou ontem (12) o adiamento para os dias 7,8,9 e 10 de novembro próximo a realização do 35º Congresso Nacional de Jornalistas em  Rio Branco (AC).   A decisão foi tomada após visita do presidente da FENAJ, Celso Schröder, a capital acreana, que  tem  36 bairros e comunidades rurais duramente afetados pela alagação do rio Acre. Schröder reafirmou a realização do evento no Acre.

O congresso estava previsto para o mês de junho mas Schröder avaliou que   por conta do desastre natural que viveu Rio Branco, o melhor mesmo seria propor à diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (SINJAC)  que o congresso pudesse ter maior prazo para sua realização. “O mês de novembro foi visto como o melhor porque não teremos grandes problemas relacionados ao clima e os debates do  congresso não serão atingidos pelo período eleitoral deste ano”, disse Marcos Vicentti, presidente do SINJAC.

Schröder manteve em Rio Branco uma agende extremamente produtiva. Junto com Vicentti e diretores do SINJAC reuniu-se com o superintendente da Caixa Ecônomica Federal, Aurélio Cruz; o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Elson Santiago e o governador Tião Viana. ““É uma honra para o Acre, para o governo, receber um congresso como esse, com um tema tão relevante como o meio ambiente. É uma pauta que precisa ser discutida e o governo acreano será um grande parceiro desse evento”, disse  Tião Viana à Agência de Notícias do Acre, órgão oficial do Governo do Estado.

Durante o encontro com Vicentti e Viana, Schröder  observou que o 35º CNJ será o primeiro da categoria “em que as questões profissionais não serão o centro das discussões, embora não estejam fora da pauta do encontro”.

Em sua última edição, em 2010, os jornalistas acreanos apresentaram proposta para realizar no Acre o maior evento da categoria no Brasil, aprovada por unanimidade entre os congressistas que se reuniram em Porto Alegre (RS), em 2010. “Creio que não haja local mais adequado para discutir meio ambiente no Brasil que no Acre, onde essa luta ganhou as manchetes do mundo e hoje tem uma política ambiental reconhecida internacionalmente”, afirmou Schröder.

O tema do congresso é o meio ambiente e as mídias sociais, o assunto que vem sendo pauta dos grandes debates mundiais sobre comunicação de massa. Mídias sociais  são tecnologias e práticas on-line, usadas por pessoas e empresas para disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas. Seus diversos formatos, atualmente, podem englobar textos, imagens, áudio, e vídeo. São websites que usam tecnologias como blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologs, ou mashups (aplicações que combinam conteúdo de múltiplas fontes para criar uma nova aplicação), permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante do mundo. Mídia social é aquela ferramenta de comunicação que permite a emergência das redes sociais. Para permitir que as redes sociais emerjam, esses meios de comunicação precisam subverter a lógica da mídia de massa. Ela é diretamente relacionada à internet por conta da expressiva mudança que a rede proporcionou.

É nesse contexto que o 35º CNJ será realizado no Acre. “Lamentamos muito  o que aconteceu em Rio Branco nestes últimos meses. O que reafirmamos é que o congresso será realizado em Rio Branco, no mês de novembro, quando poderemos detalhar melhor sua organização”, disse o presidente do SINJAC, Marcos Vicentti.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre - SINJAC