segunda-feira, 28 de maio de 2012

Como termina o espetáculo?


Ontem a Prefeitura Municipal de Ubá promoveu um belo espetáculo na praça São Januário. Show com o grupo de dança impacto. O espetáculo chamava-se In sanidade. Ótimo show. Aliás, esta iniciativa do programa Aquarela na Praça é louvável.
O que ficou como ponto negativo, mais uma vez, é a Polícia Militar. Alguns vândalos mostraram que, mesmo com iniciativas do governo, em qualquer instância (municipal, estadual ou federal), não surte efeito a disseminação cultural.
Em pouco mais de uma hora de espetáculo proporcionado pelo grupo de dança, duas brigas atrapalharam e encerraram o evento. O mais assustador? A polícia demorou a agir e somente três policiais chegaram para coibir “a batalha”.
Quando eu cheguei em Ubá, há 12 anos, a situação era pior. A praça era insegura a ponto de ocorrer tiroteios e homicídios. Aos poucos, o Judiciário e a Polícia Militar conseguiram controlar a violência e coibir este triste espetáculo.
Infelizmente, não foi possível vê a conclusão do espetáculo de dança. A apresentação foi encerrada prematuramente e deixou às famílias presentes o “gostinho de quero mais”. Entretanto, foi possível observar que a tristeza pelo ocorrido e pela falta de segurança foi ainda maior.
No momento da apresentação, dezenas de crianças estavam na praça e nas imediações. Esperamos, sinceramente, que a polícia militar cumpra seu papel e proteja os cidadãos de bem da cidade. Não podemos ficar à mercê de pessoas que não conseguem conviver em sociedade. Parabenizo a prefeitura, mais uma vez, pela iniciativa. Mas deixo a crítica à polícia militar que tem deixado muito a desejar, tanto na repreensão aos atos de vandalismo quanto no trânsito.