segunda-feira, 16 de maio de 2011

Líderes pedem tramitação da PEC 33/09 em regime especial no Senado



A mesa diretora do Senado recebeu, nesta semana, um requerimento com a assinatura de líderes de partidos para que a PEC 33/09, que restitui a exigência de diploma para o exercício profissional do Jornalismo, tramite na Casa em regime especial. Os coordenadores da campanha em defesa do diploma orientaram os apoiadores do movimento a ampliarem esforços pela aprovação da matéria. 

O esforço concentrado realizado no início do mês produziu efeito positivo. O Placar do Diploma confirma, agora, a manifestação de 72 senadores favoráveis à PEC, seis contrários e três ainda com posição indefinida. A expectativa de votação da matéria na Semana da Liberdade de Imprensa, contudo, foi frustrada em função de uma Medida Provisória que trancou a pauta do Senado. 

Dirigentes da FENAJ, acompanhados de representantes de Sindicatos que se revezam em rodízio semanal, prosseguem nos contatos com os senadores para acelerar a votação da PEC 33/09. Nesta semana, o esforço conjunto foi realizado pelos diretores da FENAJ José Carlos Torves e Antônio Paulo dos Santos, pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, Cláudio Curado, e pelos diretores dos Sindicatos dos Jornalistas da Paraíba e de Minas Gerais, Rafael Freire e Fabrício da Silva. Com este trabalho, conseguiu-se concluir, nesta semana, a coleta de assinaturas de líderes partidários ao requerimento para que a matéria tramite em regime especial. O documento foi entregue à Mesa Diretora do Senado. 

Nova caravana a Brasília está prevista para a próxima semana. “A expectativa é de que todos os Sindicatos que puderem enviem representantes”, conta a diretora da FENAJ e membro do GT da Coordenação da Campanha, Valci Zuculoto. “Nossa leitura é de que agora colocar a matéria em votação depende muito mais da vontade política da Mesa Diretora e do próprio presidente do Senado”, completa. 

Desta vez pretende-se entregar as assinaturas coletadas até o momento à petição eletrônica em favor da PEC (que já soma aproximadamente sete mil apoiadores), bem como o manifesto de entidades apoiadoras da proposta à Mesa Diretora do Senado. Novamente a Coordenação do movimento pede, também, que seus apoiadores encaminhem mensagens de sensibilização aos parlamentares pela aprovação da PEC, que precisa ser votada em dois turnos no plenário do Senado.


*Fonte: FENAJ