terça-feira, 5 de novembro de 2013

Aspectos fisiológicos na preparação física nos esportes de combate

Nos últimos anos a popularidade e o número de praticantes de artes marciais aumentaram bastante. E muitos esportes de combate tornaram-se profissionais como o MMA (mix de artes marciais), que foi promovido principalmente através da criação do Ultimate Fighting Championship (UFC).
Neste sentido muitos estudos e pesquisas têm sido realizados no intuito de compreender melhor os aspectos físicos destas modalidades e consequentemente potencializar os resultados dos atletas. E quando o assunto é treinamento focado em resultado, diversos aspectos devem ser levados em consideração tais como, parte física, técnica, tática, psicológica, nutricional, etc..
Dentro do aspecto físico algumas variáveis são essenciais ao analisar a característica da atividade: principais vias metabólicas utilizadas; tipo de força preponderante , aspectos biomecânicos. E dentro deste contexto fisiológico aplicar os princípios do treinamento esportivo dentro da lógica da periodização do treinamento.
Como podemos observar no parágrafo acima, quanto mais elevado o nível do atleta e da competição, a preparação física torna-se cada vez mais complexa e exige conhecimento aliada a experiência na elaboração de todo o treinamento físico, pois cada detalhe faz toda a diferença.
Ainda com relação à elaboração do treinamento físico algumas variáveis são muito importantes e exigem um controle rígido:
a)            Volume de treino diário/semanal: está relacionado com a quantidade. Podemos exemplificar dentro de uma sessão (dia de treino), com o número de golpes executados. O tempo total do treino em minutos. Dentro da musculação podemos exemplificar com a quantidade de exercícios e repetições executadas. O excesso no volume além de reduzir a performance pode também acarretar em lesões.
b)           Intensidade do treino: um exemplo seria a velocidade dos golpes, ou seja, quanto mais explosivo mais intenso. No treinamento de força aplicado, quanto mais alta a carga (o peso a ser levantado), mais intenso. Vale destacar que o intervalo de recuperação interfere diretamente na intensidade. Quanto menor o intervalo, menor o tempo de recuperação e desta forma aumenta-se a intensidade.
Características específicas dos esportes de combate
Apesar da importância do sistema aeróbico no inicio da temporada e  no processo de recuperação, nos esportes de combate existe a predominância do sistema anaeróbico de produção de energia.
Entretanto não é nada simples elaborar a parte física em função da imensa diversidade dentro do MMA: - temos atletas que preferem lutar de pé, outros preferem agarrar, outros são categorizados como velocistas, outros mais defensivos e reduzem o ritmo da luta.
Assim é necessário analisar se os treinos levão em consideração as características citadas acima, pois O MMA é um esporte de predominância de sistema lático e alático, com repetidas investidas em potência, sendo necessário um estímulo de “resistência de força rápida”. Não faz sentido treinos de longa duração e baixa intensidade como se estivesse treinando um maratonista.
De forma geral o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade deve prevalecer na preparação física destes atletas. Vale destacar também a importância da velocidade nos socos e chutes, fato que mostra a necessidade do Treinamento Pliométrico.

Finalizando, podemos observar que a preparação física de atletas de MMA que visão rendimento e performance é complexa e necessita de profissionais qualificados e preparados.

https://www.facebook.com/pages/Revista-Samuray/