sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A felicidade

Sim, eu sou feliz. Faço o que gosto e mantenho por perto quem gosta de mim. Não, isso não é privilégio. É opção de vida. Problemas? Todo mundo tem. Os meus não são piores ou melhores que os de ninguém. Opinião? Vivo com a minha, até que consigam (e não é fácil) me convencer do contrário.
Vamos recorrer ao dicionário Priberam: fe·li·ci·da·de: (latim felicitas, -atis) substantivo feminino 1. Concurso de circunstâncias que causam ventura. 2. Estado da pessoa feliz. 3. Sorte. 4. Ventura, dita. 5. Bom êxito.
Novamente voltando ao dicionário, vamos explicitar o significado de feliz. fe·liz (latim felix, -icis) adjetivo de dois gêneros. 1. Que tem ou revela felicidade, contentamento. = ALEGRE, CONTENTE, RADIANTE ≠ TRISTE 2. Que causa felicidade. ≠ TRISTE 3. Que tem muita sorte. = AFORTUNADO, DITOSO, SORTUDO ≠ AZARADO 4. Que se sente satisfeito, realizado. = CONTENTE ≠ DESCONTENTE, INSATISFEITO 5. Que é favorável. ≠ DESFAVORÁVEL 6. Abençoado, bendito. 7. Que foi bem imaginado ou bem executado. = CONSEGUIDO 8. Que teve sucesso. = BEM-SUCEDIDO, PRÓSPERO.
Vivo em estado de felicidade por ser feliz, por alcançar os meus objetivos, por entender que dependo única e exclusivamente de mim para que minhas metas sejam obtidas. Feliz, por ser bem casado, por ser formado, por continuar estudando, por ter cachorros, por ser um eterno aprendiz.’., por ter amigos, por ter família, por ter saúde...
Sei que você que está lendo tem problemas. Sei que, neste momento, os seus problemas são os piores do mundo (pelo menos para você). Sei que você acredita, piamente, que seus problemas não tem solução.
Você já experimentou agradecer por ter problemas? É! Agradecer! Simples assim! Não é um discurso religioso, não. Ficamos tão preocupados em pedir, que nos esquecemos de agradecer o que temos.
Tens dívidas? Ótimo, teve oportunidade de comprar. Problemas no casamento? Ótimo, você conheceu o amor e passou pelo inesquecível momento do casamento. Problemas no trabalho? Quantas pessoas estão desempregadas? Problema, todo mundo tem. Uns sabem lidar com eles e aprendem. Outros ficam apenas remoendo.
O que eu faço nesses casos? Vou andar de bicicleta, passear com minha mulher, rir com meus amigos, brincar com meus cachorros, coloco o kimono e treino como um louco, vou pra academia malhar, escrevo... não existe uma fórmula. Aliás, existe sim. Enfrente seus problemas de peito aberto. A vida é um aprendizado constante. Solucionaremos alguns e outros aparecerão.

Quer agradar a todos? Nem Jesus conseguiu. Não gostou do texto? Leu até agora... Seja firme e siga em frente. Assim seja.’..