quarta-feira, 28 de março de 2012

Sindicatos de Jornalistas iniciam preparativos ao 35º Congresso Nacional da categoria

Os Sindicatos de Jornalistas já iniciam seus preparativos para o 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, a realizar-se de 7 a 10 de novembro, em Rio Branco (AC). No Espírito Santo e em Minas Gerais os eventos preparatórios serão em abril e maio, respectivamente.

Os Sindicatos de Jornalistas já iniciam seus preparativos para o 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, a realizar-se de 7 a 10 de novembro, em Rio Branco (AC). No Espírito Santo e em Minas Gerais os eventos preparatórios serão em abril e maio, respectivamente.

Inicialmente previsto para o mês de junho, o 35º Congresso Nacional da categoria, que terá como tema central o Jornalismo e o Meio Ambiente, foi transferido para o início de novembro. As enchentes ocorridas recentemente no Acre motivaram o adiamento.

De 13 a 15 de abril, o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo realiza, no Hotel Eco da Floresta, em Domingos Martins (ES), seu 12º Congresso Estadual com o tema “O Jornalismo e o Protagonismo da Liberdade de Expressão”. Informações sobre a programação e inscrições estão disponíveis aqui.

Já em Minas Gerais, o 12º Congresso Estadual dos Jornalistas será realizado em Ipatinga, de 18 a 20 de maio, com a temática "Informação Pública e Sustentabilidade". O evento, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas (SJPMG), será aberto com a conferência do ex-ministro de Comunicação Social Franklin Martins, sobre "Por que o Brasil precisa de um novo marco regulatório das comunicações eletrônicas?". Mais informações estão disponíveis aqui.

Patrões de Rádio e TV apresentam proposta ofensiva

Os representantes de rádio e TV em nada inovaram nas rodadas de negociação deste ano de 2012. Como em todos os anos jogam muita conversa fora, adiam ao máximo suas propostas e depois vêm com sugestões ridículas.

Ignorando uma defasagem salarial que se arrasta há mais de uma década, que chega a mais de 15%, ofereceram 5% de reajuste, sendo o mesmo índice aplicado sobre o piso salarial e ao abono dado no ano passado.

Abono não é aumento. Recebemos uma vez e pronto. Não é incorporado ao salário. Além de um valor ridículo ele em nada incide nas demais cláusulas econômicas. O piso salarial ainda é pior. O estudante paga caro pelos estudos, pelo material didático, investe pesado em conhecimento e quando ingressa no mercado de trabalho toma um choque ao perceber que seu salário chega a metade de categorias que não investiram tanto tempo e dinheiro em se especializar.

Também se negam a extinguir o banco de horas, sistematicamente descumprido por eles próprios, que nos últimos 12 anos renovam essa cláusula e a descumprm a partir do dia seguinte. Haja vista as inúmeras reclamações recebidas pelo sindicato sobre essa cláusula nefasta.

Nós jornalistas queremos cumprir nossa jornada, receber por ela dignamente e irmos embora pra casa. Mas os patrões insistem em trabalhar com equipes reduzidas, não pagar pelo excesso de trabalho e ainda manter uma cláusula que certamente gerará passivo trabalhista.

Precisamos estar atentos à mobilização por dignidade. Não podemos mais aceitar essa situação. Está na hora de mostrar a eles que sem jornalista não há informação de qualidade, produto que os patrões vendem a seus diversos segmentos (rádio, tv, internet, e outros meios) e pagam um único salário ao profissional. 

O Sindicato continuará insistindo nas propostas aprovadas pela categoria:

- PISO SALARIAL DE R$ 2.400
- FIM DO BANCO DE HORAS
- AUMENTO REAL E SALÁRIO DIGNO

* Haverá nova rodada na próxima segunda-feira 2 de abril.