sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Trânsito: um crime anunciado pelo despreparo

É fato consumado: o trânsito está matando muito. Mas a que devemos tudo isso? Vamos fazer uma reflexão: seria culpa do Detran, ao fornecer carteiras a quem não está preparado para dirigir? Seria culpa do governo, ao fomentar o consumismo exacerbado de automóveis e motocicletas? Seria dos pais, que se vangloriam por ter aprendido a dirigir cedo e querer passar isso para seus filhos? Vamos explanar sobre cada item...
Sim, a culpa é do Detran. O que vemos no cotidiano das cidades são motoristas cada vez mais despreparados portando a carteira Nacional de Habilitação. Talvez pressionados pelos Centros de Formação de Condutores, já que há uma exigência mínima de aprovação para que continuem funcionando. Isso não é afirmação, mas uma suposição (será que estou errado?).
Sim, a culpa é do governo. Vários setores da economia do país poderiam ter sido beneficiados com a isenção de diversos impostos, ou que fosse mesmo somente o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado). Há quem diga que o governo isentou a linha branca (geladeira, fogão, etc), mas os maiores incentivos ficaram a cargo das montadoras automotivas. Comprar um carro ou uma motocicleta, atualmente, é fácil. Os revendedores sequer querem saber se você é habilitado, o importante é você fazer o “test drive” e comprar.
Sim, a culpa é dos pais. Podemos observar que crianças (isso mesmo, crianças!!!) são vistas com frequencia dirigindo motocicletas de baixa cilindrada e até mesmo carros. “Meu filho dirige bem, eu que ensinei”, vangloria-se o pai, esquecendo-se que o trânsito mata mais que o crime organizado. Não é porque uma moto possui menos de 50 cilindradas que qualquer pessoa pode “montar e sair andando”, como dizem algumas propagandas. Para que se “pilote” essas “máquinas”, é preciso apenas um documento que, em geral, custa R$10 por ano, sem a exigência de qualquer curso, ou aprendizado.
Sim, a culpa é dos motoristas. Devido a falta de rigor ou critério de alguns examinadores do Detran, algumas pessoas que não possui a menor condição de dirigir um veículo, estão devidamente habilitadas. Com isso, mencionando ainda os donos das vias e das verdades, aumenta o índice de desinteligência (briga no bom português) no trânsito, causando acidentes com vítimas fatais. Fato este que está cada vez mais frequente.
E sim. A culpa é nossa. Estimulamos nossos filhos a aprenderem a dirigir, mesmo sem condições (geralmente são menores), queremos que os exames do Detran sejam mais fáceis (afinal, precisamos tirar carteira e nos vangloriar desta conquista), queremos facilidades para comprar carros e motos (já que somos pavões de acessórios motorizados).
Sabe quando este crime vai ser reduzido? Quando formos, realmente, cidadãos conscientes e exigirmos o cumprimento da legislação vigente, proporcionando o bem comum, e não falsos moralistas, visando apenas o bem próprio.