terça-feira, 5 de novembro de 2013

A Princesa Thayná e os tatames

O esporte entrou na vida de Thayná F. Malta (16) aos quatro anos de idade por prescrição médica, devido problemas respiratórios e hiperatividade. Durante quatro anos praticou natação, jazz, ballet e sapateado. Aos oito anos de idade, ela conheceu a arte marcial que seria sua paixão: o Taekwondo.
A pouca idade não foi obstáculo para a jovem ubaense no esporte. Com ótima coordenação motora, seu talento foi percebido por seu professor, Sandro Ferreira, que apostou no talento da garota ubaense, e os resultados não demoraram a aparecer.
Aos nove anos começou sua trajetória competitiva, sagrando-se Campeã Mineira (2006). Em 2007 começou a percorrer todo o Brasil em eventos chancelados pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), conquistando uma medalha de bronze em seu primeiro Campeonato Brasileiro. Dois anos mais tarde, tornou-se campeã brasileira, me sua categoria.
Mesmo com a dificuldade de conciliar os estudos com os treinamentos (devido à distância), Thayná integra a equipe Sesi Esportes, Thayná treina em Ubá acompanhada do seu pai e preparador físico, Victor Malta, e de sua mãe e empresária Glênia F. Malta.
Mesmo com pequenos entraves, a jovem taekwondista integra a Seleção Brasileira Juvenil de Taekwondo há três anos, sendo a atleta ubaense mais nova a conquistar vaga na Copa do Brasil e a única na categoria Juvenil medalhista da Copa, sendo vice-campeã da competição e líder do ranking nacional por três anos consecutivos.
Aos 15 anos, foi a atleta Brasileira mais nova a representar o Brasil no WTF World Poomsae Championship realizado em Tunja - Colômbia (Dez/ 2012). O talento da ubaense fez com que ela fosse a única brasileira a integrar o ranking dos 100 melhores atletas de Mundo e participar do Winter Training Camping Madri (Camping de Treinamento referência Internacional coordenado pelo Técnico Olímpico da Seleção da Finlândia Jésus Hamal e Suvi Mikkonen – Atleta da Seleção da Finlândia).
Thayná irá disputar, ainda este ano, o Pan-Americano Poomsae (Dupla e Individual) e está convocada para lutar no Pan-Americano na categoria até 42kg, que acontecerá no Querétaro (México) em setembro, estando, ainda, classificada para o Mundial que acontecerá em novembro em Bali - Indonésia.
Interesse pelas artes marciais
Eu já praticava vários esportes por indicação médica. Mas comecei a praticar o Taekwondo porque, como eu treinava Futsal e o horário mudou, ficou incompatível com o horário do Colégio, então meus pais substituíram pelo Taekwondo. Mas meu interesse começou no primeiro dia de aula. Eu era muito indisciplinada. Eu descarregava minhas energias nas aulas. Lá podia chutar e, aos poucos, fui me tornando disciplinada fora dos tatames. Eu tinha disciplina quando praticava esporte, mas deixava a desejar em casa e no colégio, por exemplo. Mas o taekwondo mudou minha visão e forma de agir. Nos tatames, na hora da competição, toda vez o Técnico pedia para parar, para segurar o ritmo, eu não parava, não por que era desobediente com o técnico, mas por que era explosiva, não conseguia me conter nos tatames. Era muita adrenalina. Hoje, consigo me conter um pouco.
Importância do Taekwondo
O taekwondo já está há oito anos na minha vida. Tudo gira em torno dele. Me dediquei ao longo destes anos e obtive frutos, como a confiança de renomados Técnicos do Brasil. Isso me trouxe mais confiança. Aprendi através das artes marciais a ultrapassar meus próprios limites, a ser guerreira, a vencer barreiras. Provei a mim mesma, que sou capaz. Mesmo diante de as todas dificuldades que encontrei pelo caminho. Através do Taekwondo pude mostrar meu trabalho, e conquistar a confiança de todos, seja da mídia, de patrocinadores e outros atletas.
Importância do treinamento
O treinamento traz inúmeros benefícios para saúde, como a melhora do auto controle. Através dele fiz inúmeras amizades, conheci outros países, outras culturas. Adquiri muito aprendizado como pessoa. Consegui agregar pessoas que me ajudam e torcem por mim. Tudo isso é fruto do treinamento. Não consigo imaginar minha vida sem o Taekowndo.
Os atrativos das Artes Marciais para as mulheres
Nunca sofri preconceito por ser mulher. Nunca percebi esta diferença. Certamente o tradicional é meninos praticarem artes marciais e meninas dançarem balé. Antes do Taekwondo, pratiquei o Ballet por quatro anos. Entretanto, no meu pensamento, não existe esta diferença de modalidades masculinas e femininas. Nunca parei para pensar o que mais me atrai no taekwondo, eu gosto dele no geral. Mas toda competição é um desafio, cada luta é uma luta. E isso me instiga. Gosto desse desafio.
Objetivo com as artes marciais
Continuar sempre treinando e representar minha cidade, meu estado, meu país. Preciso treinar. Meu próximo passo é investir nos treinos principalmente na parte técnica. Por mais que eu tenha obtido excelentes resultados, treinando esses anos sozinha, apenas com a ajuda do meu pai (Preparador Físico), sinto essa necessidade. Se o esporte, de maneira geral, tivesse mais incentivo, eu poderia estar treinando com meu técnico e atletas de alto nível diariamente. Quero buscar conhecimento, aperfeiçoamento e evoluir cada vez mais, para sempre poder representar bem a minha cidade.
Filosofia das artes marciais
O praticante de artes marciais se torna disciplinado. O esporte educa, nos torna mais humanos, mais companheiros. Sou uma pessoa do bem. Tenho personalidade forte, mas procuro respeitar as pessoas, sou verdadeira. Procuro levar sempre uma vida saudável. Enquanto as meninas da minha idade saem, se divertem com os amigos, eu estou treinando. Passei muitas datas especiais, como aniversário, no tatame. No dia do meu aniversário de 15 anos, eu estava disputando vaga para Seleção Brasileira em Aracajú. Até tentei passar algumas horas deste dia tão importante com alguns familiares, mas infelizmente não deu. Vejo que o esporte me amadureceu de certa forma. O Taekwondo contribuiu para o fortalecimento de princípios em minha vida. Mas tenho certeza que a educação e, principalmente, o incentivo que minha família me deu foi essencial junto a filosofia do esporte.
Conselho para meninas que entram nas artes marciais
Procure um profissional qualificado. Isso é fundamental para formação, não só como atleta, mas como ser humano. Procure conhecer o esporte e faça por gosto e por se sentir bem. Esteja ciente que dificuldades vão aparecer.
Resultados obtidos em competições
Estou há três anos consecutivos na Seleção Brasileira de Taekwondo, através das Seletivas que acontecem uma vez por ano e para participar tem alguns critérios que você tem que ser: os três primeiros do ranking nacional, Campeã e Vice Campeã da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Participei do 7º WTF World Poomsae Championship em Tunja /Colômbia e conquistei a vaga para o Pan-Americano em três modalidades que acontecerá em setembro no México e Mundial em Bali-Indonésia em novembro.