segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Conhecimentos Basicos para todos os Estilos de Karatê

A FAIXA
                                                     
Simboliza o ciclo do aprendizado de uma pessoa nas diversas etapas da vida. Cada arte marcial de acordo com o país de origem e personalidade do fundador, assim como as dos seus seguidores interpreta da maneira diferente o significado da faixa e os conhecimentos técnicos de cada um de seus graus. Todos esses graus são obtidos através de exames técnicos, realizados diante de bancas examinadoras convocadas pela respectiva Federação. A partir do quinto Dan desaparecem os exames e entram outros valores méritos; somente a título póstumo se outorga  o décimo Dan, porque a perfeição  é considerada inalcançável em vida. A finalidade prática da faixa é segurar o traje para evitar uma folga excessiva e permite uma melhor manipulação do praticante durante os treinos. A  técnica é de identificar  o grau de conhecimento de cada atleta.   A cor das faixas suas graduações correspondentes estão abaixo, a seguir: Kyu (ordem de graduação decrescente) vai escurecendo com os anos de dedicação e pratica até chegar a  faixa preta – 1° Dan (ordem crescente), que representa maior idade técnica do praticante; militarmente corresponde ao grau de oficial. No estilo Shotokan são adotadas as seguintes faixas: Branca, Amarela, Vermelha, Laranja, Verde, Roxa, Marrom e Preta e Rajada.

SIGNIFICADO DAS FAIXAS

Branca
Ingenuidade, limpeza

Amarela
Descoberta

Vermelha
Realismo


Laranja
Ilusão

Verde
Fé, esperança

Roxa
Idealismo, pureza

Marrom
Iniciação, conhecimento

Preta 1º e 2º Dan
Diplomado, atleta

Preta 3º, 4º e 5º  Dan
Sensei, professor

Rajada 6º Dan
Mestre

7º 8º 9º Dan
Grão-Mestre e grão-mestre Superior

10º Dan
Título póstumo, porque a perfeição é inalcançável


PROGRAMAÇÃO GERAL

   FAIXA BRANCA  (7º Kyu)
A faixa branca é o primeiro nível básico, onde o aluno inicia seus estudos no karate, a disciplina, a origem, os fundamentos e enfim entrará neste imenso mundo do karate.
Nas técnicas cobradas, é bom lembrar que o mais importante é avaliar o espírito e disciplina do iniciante de karate, mas sem deixar de avaliar também o seu desempenho técnico. Abaixo estão todas as técnicas cobradas no exame de Faixa.
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi. Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki.
Técnicas de Defesas: Gedan-barai-uke, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke.
Técnicas de chute > Mae-geri, mawashi-geri, yoko-geri.
Avaliação do kihon > No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa., São exigidos, três ataques e três defesas.
Técnicas de luta imaginária > Para o faixa branca é exigido o primeiro kata, Heian-Shodan, onde é avaliado o movimento, base, eficácia de golpes, assim como a concentração e a explosão nos golpes.
 FAIXA AMARELA (6º Kyu)
   O segundo estágio, o faixa amarela deverá permanecer nesta faixa durante 3 meses desenvolvendo as técnicas aprendidas e claro aprendendo novas técnicas, como o segundo kata básico do estilo shotokan, a avaliação será um pouco mais rígida em relação ao faixa branca, uma vez que as técnicas serão realizadas em movimento, exigindo mais da base e equilíbrio. Abaixo segue o que é exigido para o exame de faixa.
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi, Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki.
Técnicas de Defesas: Gedan barai, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke
Técnicas de chute  Mae-geri, mawashi-geri, yoko-geri.
Avaliação do kihon No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa. São exigidos: técnicas de ataque e defesa de mão e perna, sendo que chutes, são três ataques, em três alturas diferentes.
Técnicas de luta imaginária (kata) > Para o faixa vermelha é exigido o primeiro kata, Heian-Shodan, bunkai (explicação do movimento, o que ele está executando em determinado movimento, qual o nome do golpe e ainda, o que o seu adversário imaginário está executando para que ele aplique o movimento do kata) para avaliação de equilíbrio e performance de base e eficácia de golpes, e o segundo kata, Heian-Nidan, o segundo kata básico do estilo Shotokan, tem como ponto, as bases Kokutsu-dachi, e Zenkutsu-dachi, assim como técnicas em conjunto, de defesa e ataque ao mesmo tempo.
Kumite: Kihon gohon Kumite (educativo de luta com 05 passos):  Existem varias classes de kumite, a medida de evoluímos no aprendizado do Karate. Começamos com o básico que é o Gohon Kumite (avançando cinco passos) com ataques e defesas com velocidade e força moderadas. Geralmente realiza-se uma só técnica (ataque Oi tsuki jodan e defesa Jodan Age Uke por exemplo). Recuando e defendendo o ataque cinco vezes, na última defesa contra-ataca (Gyaku Zuki (soco contrário direto) sem avançar, e com Kiai (grito. Ambos voltam a Yoi (preparação) e trocam, quem atacava agora defende.
Tori (o atacante) • Jodan (alto) (5 vezes), Chudan (meio) (5 vezes) ou Mae geri (chute de frente) (5 vezes)
Uke (o defensor) • Age uke (defesa alta) (5 vezes) + Gyaku zuki (soco contrário à base), Soto ude uke (defesa do exterior para o interior) (5 vezes) + Gyaku zuki ou Gedan barai (5 vezes) + Gyaku zuki 

 FAIXA VERMELHA (5º Kyu)
    Terceiro nível, a faixa vermelha irá exigir agora 6 meses de treinamento do aluno, para estar apto a prestar exame de faixa, o faixa vermelha tem que estar com maior desempenho em bases, saber novas técnicas de mão e maior criatividade em golpes em luta real (Kumite), assim a partir de agora o aluno já é avaliado também na aplicação de golpes, tanto em luta imaginária (kata) como em luta real (kumite). Abaixo segue o que é exigido para o exame faixa.
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi, Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki e guiaku zuki, Uraken, empi-uchi, Shuto-uchi .
Técnicas de Defesas: Gedan barai, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke
Técnicas de chute > Mae-geri, mawashi-geri, yoko-geri, Ushiro-geri.
Avaliação do kihon > No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa. São exigidos,  técnicas de ataque e defesa de mão e perna. Aqui é importante avaliar a criatividade, em defesas, em ataques, o aluno não poderá repetir sempre os mesmos movimentos, é importante também ter força, eficácia nos golpes (Kime), o Kyai também é muito importante.
Técnicas de luta imaginária (kata) > Para o faixa vermelha é exigido o segundo kata, Heian-Nidan, “bunkai” (explicação do movimento, o que ele está executando em determinado movimento, qual o nome do golpe e ainda, o que o seu adversário imaginário está executando para que ele aplique o movimento do kata) para avaliação de equilíbrio e performance de base e eficácia de golpes, e o terceiro kata, Heian-Sandan, o terceiro kata básico do estilo Shotokan, tem como ponto, as bases Kiba-dachi, e Zenkutsu-dachi, assim como técnicas em conjunto, de defesa e ataque ao mesmo tempo.
Kumite: Kihon gohon Kumite (educativo de luta com 05 passos):  Existem varias classes de kumite, a medida de evoluímos no aprendizado do Karate. Começamos com o básico que é o Gohon Kumite (avançando cinco passos). Geralmente realiza-se uma só técnica (Age Uke por exemplo). recuando e defendendo o ataque cinco vezes, na última defesa contra-ataca (Gyaku Zuki (soco contrário direto) por exemplo) sem avançar, e com Kiai (grito). Ambos voltam a Yoi (preparação) e trocam, quem atacava agora defende.
Tori (o atacante)
• Jodan (alto) (5 vezes), Chudan (meio) (5 vezes) ou Mae geri (chute de frente) (5 vezes)
Uke (o defensor) • Age uke (defesa alta) (5 vezes) + Gyaku zuki (soco contrário à base), Soto ude uke (defesa do exterior para o interior) (5 vezes) + Gyaku zuki ou Gedan barai (5 vezes) + Gyaku zuki 
Técnicas de luta real (Kumite) > A partir de agora será exigido também a avaliação de luta real, sendo que neste ponto é importante ao aluno, mostrar coragem, e aplicar todo o ensinamento para ter uma boa luta.
 FAIXA LARANJA (4º Kyu)
    A faixa laranja é o intermédio de técnicas básicas para o avançando, a partir de agora o faixa laranja terá um desafio ainda maior tendo que aprender a nomenclatura dos movimentos, no exame não mais existe exemplo de movimentos e sim, somente voz de comando, o faixa laranja terá que mostrar toda sua criatividade, todo seu esforço em luta, em demonstração de movimentos, sem força não haverá definição, nem mesmo eficácia. O tempo mínimo exigido é de 6 meses para estar apto a prestar exame para a o próximo kyu. Abaixo segue o que é exigido para o exame de faixa.
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi, Nekoashi-dachi, Fudo-dachi.  Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque com as mãos: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki e guiaku zuki, Uraken, empi-uchi, Shuto-uchi .
Técnicas de Defesas: Gedan barai, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke.
Técnicas de chutes > Mae-geri, mawashi-geri, yoko-geri, Ushiro-geri, Ura-Maw-ashi-Geri
Avaliação do kihon > No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa. São exigidos,  técnicas de ataques e defesas de mão e perna. É importante avaliar a criatividade nas defesas e nos ataques, o aluno não poderá repetir sempre os mesmos movimentos, é importante também ter força, eficácia nos golpes (Kime), o Kyai também é muito importante. Não existe demonstração de golpes, somente voz de comando, é importante o aluno não errar os movimentos, não trocar o que foi pedido para execução.
    Técnicas de luta imaginária (Kata) > Para o faixa laranja, é exigido o terceiro kata do estilo Shotokan, Heian-Sandan, “bunkai” (explicação do movimento, o que ele está executando em determinado movimento, qual o nome do golpe e ainda, o que o seu adversário imaginário está executando para que ele aplique o movimento do kata) para avaliação de movimentos básicos, e o quarto kata Heian-Yondan.
Kihon sanbon Kumite (educativo de luta com 03 passos):  No Sanbon Kumite (avançando três passos) introduz um elemento a mais de dificuldade, é realizado três ataques em três níveis diferentes, Jodan, Chudan e Gedan , e defendem os ataques com três defesas diferentes, realizando o Kiai na última defesa (velocidade e força submáxima). Regressando em Yoi igual ao Gohon Kumite.
Tori (o atacante) • Jodan + Chudan + Mae geri Uke (o defensor) • Age uke + Soto ude uke + Gedan barai + Gyaku zuki
Técnicas de luta real (Kumite) > Para o faixa Laranja, é cobrado mais de uma luta, e o bom desempenho é muito importante, pois assim estará mostrando tudo que aprendeu em aula, e o que está sabendo de aplicação de técnicas.
 FAIXA VERDE (3º Kyu)
   A faixa verde, já é considerada uma faixa alta dentro dos ensinamentos, um nível avançado onde o aluno já com um bom tempo de treinamentos e com técnicas apuradas em luta já será considerado um forte oponente, e em técnicas terá de mostrar experiência, força e muita garra em aplicação, a criatividade em luta será seu ponto forte, não poderá se estacionar apenas no básico, se não desenvolver seus reflexos e seu corpo para adaptação em golpes mais difíceis, o aluno não conseguira executar os movimentos, nesta fase terá 1 ano de treinamento. Exigindo assim ao final de um ano estará apto para prestar exame do próximo kyu. Abaixo segue o que é exigido para o exame de faixa.
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi, Nekoashi-dachi, Fudo-dachi, Yori Ashi.  Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki e guiaku zuki, Uraken, Shuto-uchi, Kizami-zuki, Mawashi Zuki, Ura Zuki, Mae Empi-uchi Tate Empi-uchi Mawashi Empi-uchi, Ushiro Empi-uchi.
Técnicas de Defesas: Gedan-barai, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke.
Técnicas de chute > Mae-geri (keague e kekomi), mawashi-geri, yoko-geri (keague e kekomi), Ushiro-geri, Ura-Maw-ashi-Geri, Tobi geri: mae, Maw e Yoko (chute com salto), Kansetsu Gueri, Fumikomi, Nidan Gueri, Mikasuki Gueri, , Mae Ashi Gueri, kizame Mawashi Gueri, Ashi Barai.
 Avaliação do kihon > No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa. São exigidos,   técnicas de ataque e defesa de mão e perna. Aqui é importante avaliar a criatividade, em defesas, em ataques, o aluno não poderá repetir sempre os mesmos movimentos, é importante também ter força, eficácia nos golpes (Kime), o Kyai também é muito importante. Não existe demonstração de golpes, somente voz de comando, é importante o aluno não errar os movimentos, não trocar o que foi pedido para execução.
    Técnicas de luta imaginária (kata) > Para o faixa Verde é exigido como kata básico o quarto kata Heian-Yodan, “bunkai” (explicação do movimento, o que ele está executando em determinado movimento, qual o nome do golpe e ainda, o que o seu adversário imaginário está executando para que ele aplique o movimento do kata) sendo este o seu kata para explicações de técnicas, é exigido do aluno um bom desempenho em bases, equilíbrio, definição de golpes, defesas, e Kime em todas as posições, o kata ao qual será avaliado o que foi desenvolvido como técnica nova será o quinto kata Heian-Godan, este terá um peso grande caso haja falha poderá ter peso de pendência em técnicas, o aluno terá uma preocupação ainda maior, pois agora terá alguns pontos de dificuldades, como salto, e velocidade de execução, o Heian-Godan, é o último kata básico, por isso é super importante o aluno ter todos os Katás em mente e em boas condições de execução.
Kihon ippon Kumite (educativo de luta com 01 passo):  Aqui começa a realizar o verdadeiro kumite, com algumas regras que devem ser respeitadas. Inicia-se com um dos elementos (um em frente ao outro) em Yoi, o atacante recua a perna direita e fica na posição Zenkutsu Gedan Barai, anuncia o nível do ataque e a técnica a executar, o outro elemento que defende permanece em Yoi e desta posição, recuando realiza a defesa e imediatamente contra-ataque. Ambos permanecem em Kime alguns segundos, depois voltam a Yoi ao mesmo tempo.
Tori (o atacante) Uke (o defensor) • Jodan Oi zuki (soco em deslocamento tipo perseguição) • Age uke + Gyaku zuki • Chudan Oi zuki • Soto ude uke + Gyaku zuki • Chudan Mae geri • Gedan barai + Gyaku zuki • Yoko geri kekomi • Soto ude uke + Gyaku zuki • Mawashi geri (chute semicircular) • Uchi ude uke + Gyaku zuki • Ushiro geri (chute para trás, tipo coice) • Gedan uke + Gyaku zuki

    Técnicas de luta real (Kumite) > Para o faixa verde é cobrado mais de uma luta, e o bom desempenho é muito importante, pois assim estará mostrando tudo que aprendeu em aula, e o que está sabendo de aplicação de técnicas.
   Técnicas Especiais > A partir de agora entrará como técnicas especiais, uma prova escrita sobre técnicas, fundamentos e história do karate, o aluno não poderá ser reprovado nesta parte uma vez que tem um peso muito grande, podendo ser reprovado caso não consiga ter esse conhecimento extra, é bom lembrar que entra também parte de arbitragem de kumite. Nesta parte ainda será cobrado a parte prática da arbitragem.
 FAIXA ROXA (2º kyu)
   Um aluno que chegou até aqui já terá cerca de 3 anos e 1/2 de treinamentos, caso ele não tenha deixado de fazer nenhum exame de faixa, mais importante ainda é que já terá acumulado muito conhecimento, considerado já um graduado, entre os Dangais (faixas básicas), o faixa roxa já será visto como um aluno de alto nível tendo que mostrar em seu exame muita técnica, muito Kime, muita força de definição e além disso todo o conhecimento em nomenclaturas, mostrar aos examinadores, seu conhecimento em disciplina, e também ensinar aos seus colegas de treino o respeito do karate, já não mais é visto como um principiante, então terá de mostrar a partir de agora como se fosse o exemplo. É exigido do faixa Roxa 1 ano de treinamentos para estar apto a prestar exame de faixa. Abaixo segue o que é exigido para o exame de faixa:
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi, Nekoashi-dachi, Fudo-dachi, Yori Ashi.  Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki e guiaku zuki, Uraken, Shuto-uchi, Kizami-zuki, Mawashi Zuki, Ura Zuki, Mae Empi-uchi Tate Empi-uchi Mawashi Empi-uchi, Ushiro Empi-uchi.
Técnicas de Defesas: Gedan-barai, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke.
Técnicas de chute > Mae-geri (keague e kekomi), mawashi-geri, yoko-geri (keague e kekomi), Ushiro-geri, Ura-Maw-ashi-Geri, Tobi geri: mae, Maw e Yoko (chute com salto), Kansetsu Gueri, Fumikomi, Nidan Gueri, Mikasuki Gueri, , Mae Ashi Gueri, kizame Mawashi Gueri, Ashi Barai.
Avaliação do kihon > No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa. São exigidos,   técnicas de ataque e defesa de mão e perna, aqui é importante avaliar a criatividade, em defesas, em ataques, o aluno não poderá repetir sempre os mesmos movimentos, é importante também ter força, eficácia nos golpes (Kime), o Kyai também é muito importante. Não existe demonstração de golpes, somente voz de comando, é importante o aluno não errar os movimentos, não trocar o que foi pedido para execução. Acrescentando muito não poderá o aluno executar simplesmente alguns golpes deverá ser avaliado técnicas de diversos pontos inclusive técnicas de queda, de ataques em situações diversas, defesas com precisão, e execução de chutes com controle total de ida e volta, observando sempre a postura, e os fundamentos para execução.
   Técnicas de luta imaginária (kata) > Para o faixa roxa será cobrado como kata base o quinto kata shotokan, Heian-Godan, “bunkai”  (explicação do movimento, o que ele está executando em determinado movimento, qual o nome do golpe e ainda, o que o seu adversário imaginário está executando para que ele aplique o movimento do kata) e como kata de desenvolvimento o Primeiro kata Tekki, Tekki-shodan, vale a pena ressaltar que as técnicas deste kata até agora não foram vistas, passando agora para desenvolvimentos avançados de técnicas apuradas, de bases com a melhor performance possível. Além destes dois katás exigidos, ainda é bom lembrar ao aluno de que poderá ser cobrado mais um kata para ser aplicado, ser mostrado as técnicas e explicar os movimentos, esse kata poderá ser qualquer um dos katás básicos anteriores.
KUMITE:
. Jiu ippon kumite (ataque real em um passo)
· Jiu Sanbom kumite (três ataques reais livres)
· Shiai kumite (Luta competitiva)
Jiyu Kumite:  É o combate livre, Aqui ambos lutadores aplicam livremente as técnicas que apreenderam em seus treinamentos diários. É necessário ter um bom controle das técnicas para evitar lesões, que nos tirariam de nossos treinamentos cotidianos.
Pontos principais a verificar na execução de kumite   
ATITUDE  1. Mostrar o devido respeito  2. Mostrar boa educação

MENTAL 1. Manter as emoções estáveis  2. Manter um espírito forte ( Ki “energia mental”)
KAMAE ( Posição inicial )  1. Postura corporal correta.  2. Maai (distância ) correta  3. Posição correta dos olhos  4. Manter uma energia potencial
OFENSIVA  1. Maai apropriada para executar a técnica pedida  2. Forte intenção de atingir o alvo  3. Atacar o adversário na área do alvo (foco)  4. Técnica básica correta e forte
DEFENSIVA  Esquiva corporal  1. Movimento apropriado  2. "Timing" (tempo) apropriado  3. Distância (Maai) apropriada
Defesas  1. "Timing" correto  2. Técnicas básicas de defesas fortes e corretas  3. Pontos de contato corretos para a defesa contra o adversário  4. Usar a área de contato correta para as defesas
Contra-Ataque  1. Distância ( Maai ) apropriada para apanhar o alvo  2. Apanhar o adversário no alvo correto  3. Técnica de ataque definitiva forte e correta (Ippon)
ZANSHIN ( Após a técnica )  1. Manter-se física e mentalmente preparado para o movimento seguinte
RESPIRAÇÃO  1. Coordenar a respiração com a técnica
Técnicas de luta real (Kumite) > Para o faixa Roxa, é cobrado mais de uma luta, e o bom desempenho é muito importante, pois assim estará mostrando tudo que aprendeu em aula, e o que está sabendo de aplicação de técnicas. O detalhe importante é que as lutas poderão ser feitas com golpes mais fortes respeitando sempre a integridade do aluno, e do atleta, porém será avaliado muito o desempenho em soltar maior número de golpes, maior técnica, enfim, para o grau maior mais exigencia.
 Técnicas Especiais > Aqui será cobrado, uma prova escrita de técnicas, fundamentos e história, uma prova escrita de arbitragem, prova prática de arbitragem, como juiz central e como juiz auxiliar, é observado como comporta o aluno sendo agora a autoridade máxima dentro de uma luta. Estas técnicas tem um peso enorme nesta fase, por isso o aluno deve sempre estar atualizado e fazendo cursos, para poder ter um bom desempenho. Nesta fase não é permitida falha, a pendência é muito comum, pois no exame será um conjunto, se algo estiver errado não será permitida a passagem para outro grau.


FAIXA MARRON (1º Kyu)
    Agora realmente terá uma avaliação maior. terá de ser muito preciso em seus movimentos, em suas explicações, enfim, será necessário ter muito anos de treinamento para passar para o nível superior,   é exigido no mínimo de 2 anos de registro junto à Federação Candanga de Karate do Distrito Federal, além disso os exames de faixa são realizados sempre pelos examinadores da federação que são professores de grau elevado (Mestres).
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi, Nekoashi-dachi, Fudo-dachi, Yori Ashi.  Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki e guiaku zuki, Uraken, Shuto-uchi, Kizami-zuki, Mawashi Zuki, Ura Zuki, Mae Empi-uchi Tate Empi-uchi Mawashi Empi-uchi, Ushiro Empi-uchi.
Técnicas de Defesas: Gedan-barai, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke.
Técnicas de chute > Mae-geri (keague e kekomi), mawashi-geri, yoko-geri (keague e kekomi), Ushiro-geri, Ura-Maw-ashi-Geri, Tobi geri: mae, Maw e Yoko (chute com salto), Kansetsu Gueri, Fumikomi, Nidan Gueri, Mikasuki Gueri, , Mae Ashi Gueri, kizame Mawashi Gueri, Ashi Barai.
Avaliação do kihon > No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa. São exigidos,   técnicas de ataque e defesa de mão e perna, aqui é importante avaliar a criatividade, em defesas, em ataques, o aluno não poderá repetir sempre os mesmos movimentos, é importante também ter força, eficácia nos golpes (Kime), o Kyai também é muito importante. Não existe demonstração de golpes, somente voz de comando, é importante o aluno não errar os movimentos, não trocar o que foi pedido para execução. Acrescentando muito não poderá o aluno executar simplesmente alguns golpes deverá ser avaliado técnicas de diversos pontos inclusive técnicas de queda, de ataques em situações diversas, defesas com precisão, e execução de chutes com controle total de ida e volta, observando sempre a postura, e os fundamentos para execução.
   Técnicas de luta imaginária (kata) > Para o faixa marrom será cobrado como kata base o kata Tekki, Tekki-shodan, “bunkai” (explicação do movimento, o que ele está executando em determinado movimento, qual o nome do golpe e ainda, o que o seu adversário imaginário está executando para que ele aplique o movimento do kata.) Além destes dois katás exigidos, ainda é bom lembrar ao aluno de que poderá ser cobrado mais um kata para ser aplicado, ser mostrado as técnicas e explicar os movimentos, esse kata poderá ser qualquer um dos katás básicos anteriores.
Kumite:
- Jiu ippon kumite (ataque real em um passo)
· Jiu Sanbom kumite (três ataques reais livres)
· Shiai kumite (Luta competitiva)
Jiyu Kumite:  É o combate livre, Aqui ambos lutadores aplicam livremente as técnicas que apreenderam em seus treinamentos diários. É necessário ter um bom controle das técnicas para evitar lesões, que nos tirariam de nossos treinamentos cotidianos.
(Em adição aos pontos requeridos para a  fase anterior) OFENSIVA  1. Calcular a " Maai " apropriada ( Mikiri  “saída de ataque para trás e retorno imediato”)  2. Utilizar o " Timing " apropriado de ataque
DEFENSIVA  1. Calcular a “Maai" (distancia)  apropriada ( Mikiri )  2. Selecionar a defesa ou a esquiva corporal apropriada
CONTRA-ATAQUE  1. "Timing" apropriado após a defesa ou esquiva corporal  2. Selecionar a técnica apropriada para o alvo disponível
Técnicas de luta real (Kumite) > Para o faixa Marrom, é cobrado mais de uma luta, e o bom desempenho é muito importante, pois assim estará mostrando tudo que aprendeu em aula, e o que está sabendo de aplicação de técnicas. O detalhe importante é que as lutas poderão ser feitas com golpes mais fortes respeitando sempre a integridade do aluno, e do atleta, porém será avaliado muito o desempenho em soltar maior número de golpes, maior técnica, enfim, o grau maior, mais se exige.
 Técnicas Especiais > Aqui será cobrado, como na faixa anterior, uma prova escrita de técnicas, fundamentos e história, uma prova escrita de arbitragem, prova prática de arbitragem, como juiz central e como juiz auxiliar, é observado como comporta o aluno sendo agora a autoridade máxima dentro de uma luta. Estas técnicas tem um peso enorme nesta fase, por isso o aluno deve sempre estar atualizado e fazendo cursos, para poder ter um bom desempenho. Nesta fase não é permitida falha, a pendência é muito comum, pois no exame será um conjunto, se algo estiver errado não será permitida a passagem para outro grau.
 FAIXA PRETA (SHO-DAN)
    Agora realmente terá uma avaliação máxima, terá de ser muito preciso em seus movimentos, em suas explicações, enfim, será necessário ter muito anos de treinamento para passar para o nível superior,   é exigido no mínimo de 2 anos de registro junto à Federação Candanga de karate do Distrito Federal, além disso os exames de faixa são realizados sempre pelos examinadores da federação, que são professores de grau elevado (Mestres).
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi, Nekoashi-dachi, Fudo-dachi, Yori Ashi.  Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki e guiaku zuki, Uraken, Shuto-uchi, Kizami-zuki, Mawashi Zuki, Ura Zuki, Mae Empi-uchi Tate Empi-uchi Mawashi Empi-uchi, Ushiro Empi-uchi.
Técnicas de Defesas: Gedan-barai, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke.
Técnicas de chute > Mae-geri (keague e kekomi), mawashi-geri, yoko-geri (keague e kekomi), Ushiro-geri, Ura-Maw-ashi-Geri, Tobi geri: mae, Maw e Yoko (chute com salto), Kansetsu Gueri, Fumikomi, Nidan Gueri, Mikasuki Gueri, , Mae Ashi Gueri, kizame Mawashi Gueri, Ashi Barai.

PROGRAMA BÁSICO:

1.    Avançando, Em Zenkutsu Dachi, Sanbon-zuki.
2.    Recuando, Em Zenkutsu Dachi, Age-uke Com Guiaku-zuki.
3.    Avançando, Em Zenkutsu Dachi, Uchi Uke Seguido De Kizami Zuki E Guiaku-zuki.
4.    Avançando, Em Zenkutsu Dachi, Soto Uke Seguido De Empi Uraken E Guiaku-zuki. (Posições Zenkutsu, Kiba-dachi, Zenkutsu).
5.    Avançando, Em Kokutsu Dachi, Shuto-uke Seguido De Guiaku-nukite Em Zenkutsu Dachi.
6.    Recuando Shuto-uke,  Mais, Kizami Geri Seguido De Guiaku-zuki.
7.    Partindo De Zenkutsu Dachi, Avançar E Recuar Executando Gedan Barai Em Kiba Dachi, Seguido De Guiaku-zuki Em Zenkutsu Dachi.   (Posições Kiba-dachi E Zenkutsu Dachi).
8.    Ringueri (Chutes Consecutivos) - Alternando As Pernas, Executar Mae geri Kekomi Seguido De Mae geri Keage. (3 Vezes).
9.    Executar Com A Mesma Perna, Mae geri Seguido De Mawashi geri.
10. Executar Com A Mesma Perna, Mawashi geri Seguido De Yoko Kekomi.
11. Alternando As Pernas Executar, Yoko geri Keage Seguido De Ushiro geri. (3 Vezes).
12.  Posição De Partida Uma Vez A Esquerda Uma Vez A Direita, Executar Na Seqüência Mae geri, Yoko geri, Mawashi geri, Ushiro geri, Concluindo Com gedan Barai Seguido De Guiaku Zuki.
Avaliação do kihon > No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa., São exigidos,   técnicas de ataque e defesa de mão e perna, aqui é importante avaliar a criatividade, em defesas, em ataques, o aluno não poderá repetir sempre os mesmos movimentos, é importante também ter força, eficácia nos golpes (Kime), o Kyai também é muito importante. Não existe demonstração de golpes, somente voz de comando, é importante o aluno não errar os movimentos, não trocar o que foi pedido para execução. Acrescentando muito não poderá o aluno executar simplesmente alguns golpes deverá ser avaliado técnicas de diversos pontos inclusive técnicas de queda, de ataques em situações diversas, defesas com precisão, e execução de chutes com controle total de ida e volta, observando sempre a postura, e os fundamentos para execução.
   Técnicas de luta imaginária (kata) > Para o faixa PRETA será cobrado um dos kata  de base, o kata Tekki, Tekki-shodan, Bassai-Dai “bunkai” (explicação do movimento, o que ele está executando em determinado movimento, qual o nome do golpe e ainda, o que o seu adversário imaginário está executando para que ele aplique o movimento do kata). Além destes dois katás exigidos, ainda é bom lembrar ao aluno de que poderá ser cobrado mais um kata para ser aplicado, ser mostrado as técnicas e explicar os movimentos, esse kata poderá ser qualquer um dos katás básicos anteriores.
1. Apresentar um kata de base, que será sorteado entre os katas básicos característicos de cada estilo.

2. Apresentar Um Kata Superior escolhido entre os katas obrigatórios:
            Kanku Dai e  Jion (Shotokan)
            Seipai e  Saifa (Goju-Ryu)
            Seentin e Bassai-Dai (Shito-Ryu)
            Seishan e Shinto (Wado-Ryu).
KUMITE: Deverá dominar todos os fundamentos de luta anteriores
Jiyu Kumite:  É o combate livre, Aqui ambos lutadores aplicam livremente as técnicas que apreenderam em seus treinamentos diários. É necessário ter um bom controle das técnicas para evitar lesões, que nos tirariam de nossos treinamentos cotidianos.
(Em adição aos pontos requeridos para a  fase anterior) OFENSIVA  1. Calcular a " Maai " apropriada ( Mikiri  “saída de ataque para trás e retorno imediato”)  2. Utilizar o " Timing " apropriado de ataque
DEFENSIVA  1. Calcular a “Maai" (distancia)  apropriada ( Mikiri )  2. Selecionar a defesa ou a esquiva corporal apropriada
CONTRA-ATAQUE  1. "Timing" apropriado após a defesa ou esquiva corporal  2. Selecionar a técnica apropriada para o alvo disponível
ZANSHIN ( após a técnica ) 
· Preparação mental e física no máximo para manter a capacidade de resposta ás ações do adversário, mesmo após desferir uma técnica decisiva (Ippon)
MENTAL · Manter o controle mental do adversário
TÁTICA/ESTRATÉGIA  · Determinar as táticas mais eficazes para controle do adversário
" TIMING "  · Recorrer aos princípios de "timing" apropriados de esquiva ou contra-ataques.
GOLPE  ( IPPON, NIHON E SANBON )  Técnica forte e correta mantendo o equilíbrio e altura correta 
Técnicas de luta real (Kumite) > Para o faixa PRETA, é cobrado mais de uma luta, e o bom desempenho é muito importante, pois assim estará mostrando tudo que aprendeu em aula, e o que está sabendo de aplicação de técnicas. O detalhe importante é que as lutas poderão ser feitas com golpes mais fortes respeitando sempre a integridade do aluno, e do atleta, porém será avaliado muito o desempenho em soltar maior número de golpes, maior técnica, enfim, o grau maior, mais se exige.
    Técnicas Especiais > Aqui será cobrado, como na faixa anterior, uma prova escrita de técnicas, fundamentos e história, uma prova escrita de arbitragem, prova prática de arbitragem, como juiz central e como juiz auxiliar, é observado como comporta o aluno sendo agora a autoridade máxima dentro de uma luta. Estas técnicas tem um peso enorme nesta fase, por isso o aluno deve sempre estar atualizado e fazendo cursos, para poder ter um bom desempenho. Nesta fase não é permitida falha, a pendência é muito comum, pois no exame será um conjunto, se algo estiver errado não será permitida a passagem para outro grau.
FAIXA PRETA (NI-DAN  E  SANDAN)
O Mesmo Kihon De Shodan Mais Os Itens Abaixo Descritos:

  1. Avançando Com Mae geri Seguido De Sanbon Zuki.
  2. Posição De Partida, Kokutsu Dachi Em chudan Uchi Uke, Executar  no Lugar Um  guiaku-zuki Em Zenkutsu Dachi, Avançar Com Maegueri Na Seqüência Executar Um guiaku-zuki, Retornar A Posição Kokutsu Dachi Com chudan Uchi Uke. Executar Na seqüência 3 Vezes.
  3. Posição De Partida Zenkutsu gedan Barai ,Avançar Com Oizuki e no Lugar Executar Shuto-uke Em Kokutsu Dachi,  Seguido De guiaku-zuki No Mesmo Lugar, Concluindo Com gedan Barai. (Posições Zenkutsu, Kokutsu, Zenkutsu).

FAIXA PRETA (YONDAN E GODAN)
O Mesmo Kihon De 1o., 2o. E 3o. Dan,  Mais Os Itens Abaixo Descritos:

  1. Mae geri e Mawashi geri com a mesma Perna, Seguindo Com Uraken Uchi E Guiaku Zuki.
  2. Mawashi geri e Yoko geri Kekomi Com A Mesma Perna, Descendo Em Kiba Dachi, Seguindo Com Yoko Kentsui Uchi E Guiaku Zuki Em Zenkutsu Dachi.
  3. Ura Mawashi geri  E Mawashi geri Com A Mesma Perna, Descendo Com Shuto Uchi Jodan, E Guiaku Zuki.

Kata
1. Um Kata Sorteado Entre Os Katas Da Lista Obrigatória Da W.K.A.:
      Kanku Dai e  Jion (Shotokan)
      Seipai e  Saifa (Goju-Ryu)
      Seentin e Bassai-Dai (Shito-Ryu)
      Seishan e Shinto (Wado-Ryu).
2. Dois  Katas Superiores de livre escolha, fora da lista obrigatória da W.K.A..





KUMITE
Avançado (Em adição aos pontos requeridos para as fases anteriores) MENTAL · Manter o controle mental do adversário
TÁTICA/ESTRATÉGIA  · Determinar as táticas mais eficazes para controle do adversário
"TIMING”   · Recorrer aos princípios de "timing" apropriados de esquiva ou contra-ataques.
GOLPE (IPPON, NIHON, SANBON)  Técnica forte e correta mantendo o equilíbrio e altura correta.

Será a critério da banca examinadora o número de apresentações e o tipo de Kumite.
A PARTIR DO 6º DAN
A CRITÉRIO DA BANCA EXAMINADORA
________________________________________________
Prof. João Alves do Nascimento Filho
CREF-7 001496-G/DF

Brasília-DF., 23 de Maio de 2009.


PROGRAMA DE EXAME DE FAIXAS PRETAS
CONHECIMENTOS BÁSICOS


01 – Quem é o pai de todos os métodos de combate mão a mão, inclusive o Karatê ?
-          Mestre Bodhidharma, conhecido em japonês por (DARUMA DAISHI)
02 – Quem era Daruma Daishi?
-          Era um monge budista indiano
03 – O que trouxe Bodhidharma a China:
-          Foi o conhecimento de que o budismo estava sendo pregado de forma errada
04 – Com que Daruma Daishi se encontrou e o que ocorreu neste encontro?
-          Encontrou-se com o Imperador WU, o qual discordava dele num dos pontos fundamentais do budismo
05 – Qual era o ponto discutido?
-          Que o espírito do Buda era nesta vida ou depois da morte
06 – O que achava Daruma Daishi?
-          Que o espírito devia ser aperfeiçoado para atingir a perfeição nesta vida e dirigiu um ataque ao imperador neste sentido.
07 – O que fez o imperador em Daruma?
-          Expulsou-o do Império Chinês
08 – Para onde partiu Daruma?
-          Para o templo  Shao Lin
09 – Qual o significado de “ Shao Lin”?
-          É o nome de um velho mosteiro budista
10 – Onde está situado o velho mosteiro?
-          Na montanha de Haoshan
11 – Baseado em que livro ensinou os meios de disciplinar o corpo?
-          Daruma trouxe consigo dois livros sobre  as artes militares
12 – Qual o título desses livros?
-          O I- Chin- Ching  e o Hsien sui ching
13 – As técnicas por ele ensinadas com as mais tradicionais técnicas de combate chinês formaram que método?
-          A luta chamada Shao Lin Ssu Kempo
14 – Qual a origem do Shao Lin Ssu ?
-          Indiana
15 – Qual a origem do Shao Lin Ssu Kempo?
-          Chinesa
16 – Quais os métodos de combate desenvolvidos até chegar ao karatê ?
-          I chin ching, Shao Lin ssu, Shao lin ssu kempo, Kang-fa, Taichi chuan, Taikyoko ken, Jou fa, Lung huan chan, yukan ken, jujutsu, bushido, chakuriki, shuku, kempo loretano, okinawa te
17 – O que significa Okinawa te?
-          Mãos em japonês
18 – O que aconteceu de importante par ao desenvolvimento do Okinawa te no ano de 1902 ou 1903?
-          A faculdade de Okinawa adotou o karatê como matéria obrigatória de Educação Física
19 – O que é o Karatê?
-          É sobretudo uma arte marcial que põe a prova o caráter, a personalidade e a alma. Serve como defesa pessoal e se pratica com as mãos vazias.
20 – Qual a origem do karatê?
-          Conforme a história o karatê veio da Índia para a China e da China para Okinawa.
21 – Por quem foi trazida esta arte para China?
-          Pelo monge budista Bodhai – Dharma
22 – Como se chamava essa luta na época?
-          kempô
23 – Em que século foi introduzido o Kempô em Okinawa?
-          No século XVII
24- Como surgiu o Karatê ?
-          Com a fusão do Okinawa te e o Jujutsu
25 – Em que região está localizada Okinawa?
-          Em uma ilha do sudeste japonês
26 – Em quantas escolas ficou dividido o Karatê?
-          Em três escolas
27 – Quais foram elas?
-          Shuri te , Naha te e Tomari te
28 – Em que região está localizada Shuri?
-          Ao norte de Okinawa
29 – Qual era o tipo de karatê praticado em Shuri?
-          O estilo longo e forte
30 – Em ano o okinawa te foi introduzido no Japão?
         - Em 1922 pelo mestre Ginshin Funakoshi
31 – Em que ano  e em que cidade Funakoshi fez a sua primeira demonstração?
-          Em 1916 na cidade de Kioto
32 – Onde nasceu Funakoshi?
-          Na província de Shuiri Okinawa em 1868 e morreu em 1957
33 – Qual o significado de karatê do?
-          Mãos vazias
34 – Quem modernizou, propagou e deu poder de penetração ao karatê?
-          Mestre Gishin Funakoshi
35 – Em que ano foi criado o estilo Shotokan?
-          Em 1936
36 – Com o desaparecimento de Funakoshi quem assumiu o seu lugar?
-          Seu filho Yoshitaka
37 – O que fez Yoshitaka?
-          Criou o Tem No Kata e aperfeiçoou as técnicas de pé
38 – Quem foi o criador do estilo Goju Ryu?
-          Mestre Miagi Chujun
39 – Quem criou o Wado Ryu?
-          Mestre Otsuka
40 – Quem criou o Shito Ryu?
-          Mestre Kenwa Mabuni
41 – Quem criou o Kyokushikai?
-          Young Choi
42 – Quem criou Shorin Ryu?
-          Mestre Chibana
43 – Qual o significado da palavra Shotokan ?
-          Casa de shoto, era o apelido de Funakoshi
44 – O que é Katá?
-          É uma luta imaginaria e uma forma de ginástica rítmica e precisa, onde o karateca desenvolve a técnica de forma que seu corpo adquira os movimentos automáticos.
45 – Em quantas partes se divide o karatê ?
-          Em três partes o Kihon (fundamentos), Kata (forma0 e Jiu Kumite (luta)
46 – Quais os pontos chaves do karatê?
-          Postura, concentração, velocidade, tempo e impacto
47 – Sem a força do Tandem (abdômen) é possível fazer movimentos que exijam força?
-          Não, o Tandem é o centro de todas as forças do corppo.
48 – KIAI significa grito?
-          Não, o grito é a expressão do KIAI
49 – Quais são  os propósitos do grito no KIAI?
-          Encorajar-se psicologicamente aumentando a força
50 – Quem trouxe o karatê para o Brasil e em que ano?
-          Os imigrantes japoneses em 1908
51 – Quem trouxe o karatê para Brasília?
-          Mestre Tetsuma Higashino
52 – Quais são os três principais componentes que controlam os movimentos do corpo durante o soco?
-          Braço que soca, braço que é retraído e movimento dos quadris
53 – Quais são os preceitos práticos que devem guiar os karatecas na sua busca de autocontrole?
-          Esforçar-se para a formação do caráter; Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão; Criar o intuito de esforço; Respeitar acima de tudo; Conter o espírito de agressão.
54 – Quando foi criada a CBK?
-          Em 11 de setembro de 1987
55 – Quando foi criada a FCKDF?
-          Em 12 de março de 2004-07-05