segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PRA QUE SERVE O HIKITE?!


Movimento inútil?!
Eu posso falar dos vários usos do hikite – 引きて( puxada de braço), desde aplicações de bunkai, o seu uso para sustentar ou intensificar a potencia do tsuki entre outras. Mas prefiro falar da minha favorita, EQUILÍBRIO MUSCULAR.
Músculos protagonistas e antagonistas devem trabalhar em harmonia, se existir uma deficiência em algum desses dois, teremos um desequilíbrio muscular seguido de uma lesão e possivelmente uma puta dor!
Em uma hora de treino acredito que chegamos a executar pelo menos umas 100 golpes de mãos, tal como tsuki, uraken, shuto e outros. E em todos esses que falei, o uso do tríceps é mais intenso.Além do exercício isotônico do tríceps ( no caso a fase concêntrica ) ainda temos uma breve isometria na hora do kime (definição do golpe).
A longo prazo os tríceps se desenvolve tanto em volume quanto em força, graças a esses dois exercícios que fazemos na aplicação de um soco.
SE NÃO EXISTISSE O HIKITE, TERÍAMOS EM POUCO TEMPO COTOVELOS LUXADOS OU ATÉ MESMO DESLOCADOS PELA FORÇA DOS NOSSOS PRÓPRIOS TRÍCEPS ( Ok, exagerei um pouquinho).
Acredito que muita gente aqui já sentiu uma pontadinha no cotovelo depois de um soco no ar com força total.
Alguns sensei ( tantos os antigos quanto atuais) ensinam a não estender por completo as articulações como cotovelos e joelhos na hora de socar ou chutar, para prevenir essas lesões. Acho válido , desde que não prejudique a técnica.
O hikite tem também por função o equilíbrio muscular,ele exercita o seu bíceps ( antagonista na hora do soco) com exercício isométrico e isotônico.
Executamos mutuamente o hikite e o tsuki com a mesma intensidade de força,  tempo de aplicação  ( duração de execução da técnica) e mesmo número de repetições, fazendo com que se desenvolva em volume e força, promovendo o equilíbrio e assim evitar tais lesões.

O hikiashi ー引き足 ( puxada de perna depois de um chute ) também possui essa função , além de outras, claro.
Dor!
A dor é a fraqueza blá,blá…
Já tive uma lesão forte nos joelhos depois de um treino, a ponto de não poder andar direito por dois dias. Os meus quadríceps estavam mais fortes, minhas “arrancadas” e oitsuki e gyaku tsuki excelentes, tudo isso por conta dos treinos com elásticos e musculação ( agachamento, leg press). Mas eu era preguiçoso e não treinava meus bíceps femorais com exercícios isolados. Num belo domingo, durante o kihon eu meus joelhos me abandonaram…
O tratamento com  acupuntura e  alguns anti-inflamatórios diminuíram a dor, mas o problema só sumiu depois que notei o desequilíbrio e passei a treinar os meus bíceps femorais e glúteos ,com pouca carga já que estava em fase de recuperação,
Muita gente acha que karate shotokan tem movimentos inúteis, com firulas, dedinhos certinhos, etc e tal. Infelizmente estão enganados.
Talvez não 100%, já que tem professores aos montes inventando moda no karate hoje em dia.
Mas siga a cartilha certa, estude e se aprofunde que você irá entender .
Oss!