terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FENAJ retoma a luta pelo piso nacional de jornalistas



Nos dias 7 e 8 de fevereiro a Executiva da FENAJ debaterá encaminhamentos relativos Projeto de Lei 2960/11, do deputado Andre Moura (PSC-SE), que fixa em R$ 3.270 o piso salarial nacional dos jornalistas. Saiba mais, também, sobre o Seminário Regional Sul de Campanha Salarial, que envolverá os Sindicatos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Londrina, o repúdio do Sindicato de Minas Gerais às restrições impostas pela FMF aos jornalistas nas coberturas em arenas esportivas do estado e sobre a preparação do relatório de violências contra jornalistas relativo a 2011.

A decisão de retomar a luta pelo estabelecimento de um piso nacional para os jornalistas ocorreu no XXXIV Congresso Nacional da categoria, realizado em Porto Alegre, em 2010. Segundo o deputado André Moura, a proposta se aproxima da reivindicação histórica da FENAJ de um piso de seis salários mínimos. O projeto prevê o reajuste anual do piso pelo INPC.

“Já havíamos conversado com o parlamentar anteriormente e vamos retomar o contato após os encaminhamentos de nossa reunião da próxima semana”, conta o presidente da FENAJ, Celso Schröder.

A categoria já esteve próxima da conquista de um piso unificado nacionalmente. Em 1985 o Congresso Nacional aprovou o PL 128/8, mas o então presidente da República, José Sarney, vetou a matéria.

Florianópolis sediará Seminário Regional Sul de Campanha Salarial

Nos dias 3 e 4 de março, em Florianópolis, haverá o Seminário Regional Sul de Campanha Salarial e Negociação Coletiva dos Jornalistas. Promovido pelos Sindicatos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Londrina, o evento – que pretende reunir aproximadamente 30 participantes, entre dirigentes sindicais e convidados - visa permitir a troca de conhecimentos e experiências locais, aproximar as direções sindicais, reconhecer e definir reivindicações comuns e desenhar as bases de uma campanha salarial unificada. Entre os temas em debate estarão “Conjuntura econômica e negociações coletivas”, “O quadro das negociações salariais dos jornalistas brasileiros”, o quadro das negociações, a situação das principais empresas, a mobilização dos jornalistas de redação e assessoria nas bases dos quatro Sindicatos, “Pauta de lutas e estratégias de negociação nas redações e assessorias” e Estratégias de comunicação, organização, mobilização e negociação salarial conjunta”.

Sindicato de Minas Gerais repudia restrições impostas pela FMF aos jornalistas

Em 
nota oficial  emitida no dia 1º de fevereiro, o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (SJPMG) considera as normas anunciadas pela Federação Mineira de Futebol (FMF) para a cobertura nas arenas esportivas do Estado um abuso de poder e o cerceamento do direito ao trabalho dos profissionais de imprensa que não pertencem à emissora detentora dos direitos de transmissão dos campeonatos Mineiro e Brasileiro. “A suposta organização limita o trabalho dos demais jornalistas à tribuna de imprensa, impede o acesso livre ao gramado, proíbe o contato com os jogadores nos vestiários e dá plenos poderes à assessoria de imprensa da FMF e à emissora detentora dos direitos de transmissão para escolher quem entrevistar, quando e como, o que vai provocar total prejuízo às edições esportivas de jornais e às coberturas das rádios e outras TVs. Tal despropósito vilipendia o direito à informação de leitores, ouvintes e telespectadores dos demais veículos de comunicação”, diz o documento. Para o Sindicato de Minas Gerais, que se solidarizou com os jornalistas da área esportiva, tais normas são um desrespeito à pluralidade das transmissões e das reportagens esportivas, pois se destinam a beneficiar apenas um veículo de comunicação em detrimento da qualidade do jornalismo.

FENAJ prepara relatório de violências contra jornalistas

A FENAJ inicia, em fevereiro, a elaboração de seu relatório anual da violência contra jornalistas referente a 2011. Com esse objetivo a entidade solicitou informações dos 31 Sindicatos de Jornalistas do país relativas aos casos registrados em cada base contra liberdades de imprensa e expressão no ano passado, incluindo desde censuras veladas e/ou explícitas até quaisquer outras formas de impedimento do pleno exercício do Jornalismo.

Fonte: Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)