sexta-feira, 10 de julho de 2015

Sanshou ou Sanda é o Kick Boxing Chinês!

Semelhante no nível técnico, acrescentando-lhe apenas a possibilidade de projetar o adversário, as técnicas utilizadas nos combates derivam dos sistemas tradicionais de Kung Fu.
Sanshou (散手) que também é conhecido por Sanda (散打), é uma arte marcial que foi originalmente desenvolvida pelos militares chineses, baseada em técnicas tradicionais do Kung Fu e também técnicas de combate modernas. É um eficiente sistema de defesa pessoal além de um esporte de combate.O Sanshou é composto por aplicações de técnicas de artes marciais chinesas como socos, chutes, cotoveladas e joelhadas misturadas com agarrões, quedas, rasteiras e projeções. O combate do Sanshou é bem parecido com uma luta de Kickboxing ou Muay Thai com os acréscimos de técnicas de quedas.
O Sanshou surgiu a partir das famosas lutas sobre o Lei Tai (擂臺 ), que eram plataformas elevadas aonde ocorriam lutas tanto com armas brancas como de “mãos livres” (exatamente o significado de Sanshou em chinês). Sobre o Lei Tai ocorriam as lutas que tinham um árbitro sobre a plataforma e juízes nos lados. Os lutadores perdiam se ficassem incapacitados, se rendessem, fossem atirados ou forçados para fora da plataforma. O vencedor ficaria no lei tai (como seu “dono”) até que surgisse outro lutador mais forte. Se não aparecesse nenhum desafiante, ele seria declarado o “campeão”. Muitas vezes se desafiava mestres em artes marciais através de cartas e inclusive algumas vezes eles faziam acordos de lutas sem regras podendo inclusive fazer lutas até a morte. Essa forma de Lei Tai existe na China desde a Dinastia Song (dos anos 960 até 1279), apesar de existirem variações mais antigas que podem ser rastreadas desde a Dinastia Qin (221 A.C. – 206 A.C.), em que eram realizadas lutas entre soldados imperiais em que o campeão era oferecido o cargo de guarda-costas do Imperador ou instrutor de artes marciais para o exército imperial. Em 1928 o governo Nacionalista proibiu esse tipo de competição por apresentar sérios riscos. Durante esses anos de proibição os militares chineses desenvolveram as técnicas de Sanshou e começaram a competir entre eles para testar e melhorar suas habilidades marciais. Regras foram desenvolvidas e o uso de luvas protetoras passou a ser obrigatório nos combates. Em 1979 o Comitê de Esportes Nacional da China resolveu em conjunto com algumas academias transformar o Sanshou em esporte. Então em 1982 as primeiras regras oficiais do Sanshou foram criadas e o primeiro campeonato nacional foi organizado.
As lutas de Sanshou ocorrem em ringues como os de Boxe ou em pequenos Lei Tai. Os mais iniciantes lutam usando luvas, protetor bucal, caneleiras, capacete, protetor de corpo e coquilha, já os mais avançados só com os dois primeiros. A luta pode ser vencida tirando o adversário do ringue ou lei tai, por knock out ou por pontos de acordo com os golpes (a queda é o que mais vale pontos).
O Sanshou tem se destacado cada vez mais no mundo das artes marciais com vários lutadores se destacando como os chineses Liu Hailong e Bao Li Gao; o russo Muslim Salihov que é campeão europeu e mundial de Sanshou e se tornou o primeiro não chinês a ganhar o título de “Rei do Sanshou” na China. Além de outros que tem se destacado em competições do K-1 e principalmente nas competições de Shoot Boxing (em que as regras são bem similares ao Sanshou). Outros tem se destacado em lutas de MMA como os lutadores do UFC KJ Noons, Patrick Barry, Zhang Tiequan e Cung Le.
Este modelo de combate é disputado numa plataforma chamada de Lei tai(擂台), sem cordas e teve a sua origem há centenas de anos atrás, sobre as quais se disputavam combates sem o uso de armas onde não existiam regras, levando muitas vezes os participantes à morte, em busca de honra, fama e dinheiro.
Mais tarde em 1928, durante as eliminatórias do Exame Nacional de Artes Marciais de Nanjing, as lutas foram-se tornando cada vez mais violentas, pelo que os organizadores decidiram por terminar antes mesmo da grande final, com o medo de que algum mestre famoso morresse.
Recentemente o Sanshou desportivo foi promovido pelo governo Chinês. Até à década de 80 não se realizavam competições oficiais, apenas demonstrações eram realizadas. O Sanshou teve o seu ponto de partida como desporto contemporâneo em 1990, ano em que o comité organizador dos XI Jogos Asiáticos incluí-o o Wushu como desporto oficial da competição.
Originalmente era permitido o uso de cotoveladas e joelhadas, mas isto foi retirado desde 1991, quando ocorreu o 1º Campeonato Mundial de Sanshou e estabelecidas as regras oficiais deste desporto. Presentemente decorrem competições oficiais de Sanshou/ Sanda em 75 países.
Nos últimos anos o Sanshou cresceu em todo o mundo. Campeonatos, torneios e lutadores vêm se profissionalizando, principalmente na China e EUA e outros países onde se criaram ligas profissionais. Nestas lutas profissionais, conhecidas como “sanda” as regras são diferentes e não há o uso de protetores de cabeça e tórax nem caneleira. Já as lutas sem serem profissionais usam protetores de cabeça, tórax e caneleira.
No Brasil, o Sanda é uma modalidade em franca expansão, sendo uma das provas dos campeonatos nacionais, estaduais e regionais de Kung Fu e cada vez mais surgem outros torneios extraordinários desta modalidade.

Indicado para todas as idades.