terça-feira, 5 de novembro de 2013

Thayná é bronze no panamericano e Campeã da copa das federações

A primeira atleta de Ubá/MG a disputar um Panamericano, Thayná Malta, com apenas 16 anos, conquistou medalha de bronze lutando no México, defendendo o Brasil no Panamericano Juvenil de Taekwondo. Os adversários mais difíceis foram do México, Canadá e Estados Unidos. Em entrevista recente, ela afirmou sua vontade de trazer uma medalha para o Brasil, mas disse que representar o Brasil em uma competição internacional já é uma grande vitória em sua carreira. Da Seleção Brasileira, Thyaná Malta é a única atleta que treinou 99% de seu tempo sem o técnico oficial, Mestre Lécio Mizael Junior- técnico do Sesi Betim e da Seleção Brasileira juvenil.
Thayná perdeu apenas na semifinal para uma atleta canadense. O nível estava muito alto, a brasileira tentou avançar na disputa pela medalha de prata, mas não conseguiu. Na disputa pelo bronze, ela venceu uma atleta costarriquenha.
Já no fim de outubro, Thayná sagrou-se campeã da Copa das Federações, que aconteceu em Aracajú. “Agradeço ao Mestre Rivanaldo, que foi meu técnico, a todos patrocinadores e parceiros, e em especial a vereadora Rosângela Alfenas e ao Empresário Afonso Magalhães Corbelli. Não posso mudar a direção do vento, mas posso ajustar as minhas velas para chegar sempre ao meu destino”, disse pelo Facebook.





De Ubá para os octogonos do mundo: A trajetória de Antônio Paulo Branjão até virar o “Montanha”

Filho de uma família de classe média, Antônio Paulo Branjão veio de Colinas do Tocantins (TO) para Ubá(MG) com três anos. Até os 18 anos, ao lado de seu irmão, Gustavo Basílio, trabalhou na zona rural, ajudando seus pais sem se descuidar dos estudos.
Entretanto, foi aos 16 anos que Antônio conheceu as artes marciais. Convidados por um amigo, Antônio e seu irmão seguiram para uma academia próxima de sua casa para uma aula experimental de Muay Thay. “Eu não tinha muita facilidade em esportes coletivos. Até porque não gostava de perder. Quando conheci as artes marciais me encontrei. Afinal, o resultado dependia, exclusivamente, de mim. Isso me motivava a buscar o aperfeiçoamento da técnica para sempre conseguir me superar”, disse.
Com os treinamentos de artes marciais, Antônio passou a ser Montanha e foi se destacando. Aluno aplicado, foi se graduando e percebeu que, para crescer anda mais no esporte, era necessário aprender outras artes. Foi assim que começou a treinar Jiu-Jitsu. “Algumas pessoas que treinavam uma determinada arte marcial, falava mal de outra. Eu percebi que era o contrário. As artes marciais se completam. Principalmente para os atletas de MMA”, enfatizou.
A dedicação às duas artes marciais proporcionou ao empreendedor Antônio Montanha a abrir sua própria academia. “Como já estava crescendo muito nas duas artes marciais, e teve a 'explosão' do MMA, comecei a me ligar mais a este estilo, e montei minha própria academia que era a única com o estilo inovador, o que acabou atraindo o publico jovem”, contou.
A dedicação aos treinos de Muay Thay e Jiu-Jitsu não demorou a render frutos ao jovem atleta. “Fui me graduando no Muay Thai e comecei a perceber que o Jiu-Jítsu era um complemento para meu mixer de artes marciais. Quando comecei a treinar as duas artes, comecei a crescer e a obter vários resultados expressivos, o que me abriu várias portas”.
Mas Montanha sentia falta de algo. Eventos como o UFC e o Bellator foram a inspiração que ele precisava para criar um evento em Ubá. “Com o passar do tempo, percebi que faltava algo. Eu precisava fazer algo pelos atletas de Ubá. Foi assim que nasceu o 'Ubá Fight'. Os nossos atletas obtiveram resultados muito positivos. Após o primeiro evento, a região aderiu e outros foram organizados, como em Viçosa, por exemplo”.
Dos tatames da Zona da Mata mineira para o Rio de Janeiro
A chegada ao Team Nogueira foi quase por acaso, não bastasse o talento do jovem lutador ubaense. Ao acompanhar um atleta de sua academia até as seletivas do The Ultimate Fighter Brasil (TUF), Montanha encontrou seu atual empresário que o levou para o Team Nogueira. “Fui acompanhar um atleta, Aschely Haila, até a seletiva do TUF Brasil. Foi neste evento que eu encontrei com o Alex Davis, que hoje é meu empresário. Ele apostou em mim. Agradeço muito a ele por me oferecer esta oportunidade e pela confiança que ele transmite”.
 Um dos momentos cruciais para a permanência de Antônio Branjão foi um treinamento que realizou ao lado do atleta do UFC e ex-campeão do Strikeforce Rafael Feijão. Apesar de ser menos experiente, Montanha fez um sparring de alto nível com o já consagrado meio-pesado, o que agradou os treinadores do Team Nogueira. Outro fator preponderante foi a personalidade humilde do atleta, que cativou a todos na equipe.
"Todo lugar em que chegamos, temos que chegar tranquilos, buscando fazer amizades e realizar bons treinos. Sempre busco me espelhar nos melhores, como Anderson Silva, Minotauro, Minotouro, Rafael Feijão, e assim ir conquistando meu espaço. Depois dessa vitória me sinto mais firme no time", lembrou.
De acordo com Montanha, o início foi difícil. “No começo não foi fácil. Quando chegamos a um time grande, como o Team Nogueira, temos que lutar por uma vaga, por um 'lugar ao sol'”. Hoje, já mais acostumado, ele explica que várias pessoas chegam ao centro de treinamento da Team Nogueira e nem todos ficam. “Vemos o 'corte' acontecer naturalmente: quando chega uma pessoa nova, alguém vai ter que ceder espaço pra que ela fique. O time é completo. Então pra um entrar, um tem que sair”, falou. Mas segundo Montanha, estes acontecimentos fortalecem os atletas. “Este é um processo natural. Isso faz com que todos nos esforcemos diariamente para garantirmos uma vaga em um time que conta com nomes como Minotouro e Minotauro”.
As dificuldades, conta Montanha, são muitas. Mas a determinação é seu principal combustível para que ele possa alcançar seus objetivos. “No início passei muitas dificuldades. Ainda acontecem alguns percalços devido à falta de patrocínios. Mas procuro sempre acreditar em três palavras: foco, força e fé (FFF). Continuo batalhando, sempre, para que quando eu chegar a um evento legal (UFC, Bellator), eu possa representar a minha cidade e o meu país da melhor maneira possível”.
Sobre a falta de incentivo de alguns empresários, ele diz que, para o desenvolvimento do esporte e para que as crianças tenham uma perspectiva de vida melhor, seria fundamental o investimento em esportes. “Ubá possui grandes empresas, conhecidas em todo o território nacional. Estas empresas poderiam valorizar os atletas ou até mesmo apoiar um projeto que envolva as artes marciais. Nossas crianças poderiam estar participando de programas sociais com a contribuição de empresários, mas algumas não têm esta chance. A arte marcial ensina disciplina, humildade e outros valores que estão se perdendo”, explicou.
Montanha falou sobre a falta de incentivos encontrados por atletas de ponta que estão no interior. “No interior, infelizmente, o atleta de artes marciais não é muito valorizado. Nos grandes centros urbanos, os atletas são reconhecidos. No Rio de Janeiro, temos fisioterapeutas, preparadores, treinadores, o nosso fisiologista é do flamengo, temos um corpo clínico completo à nossa disposição. Já no interior as artes marciais não são tão reconhecidas. Não estamos no octógono brigando, mas praticando um esporte. É preciso que todos tenhamos mais incentivos”, completou.
Aproveitando o assunto, Antônio aproveitou para parabenizar a iniciativa do poder público de sua cidade natal por manter um projeto social voltado para as artes marciais. “A prefeitura de Ubá está de parabéns pela iniciativa do projeto Karatê Cidadão. São quase 300 crianças atendidas pelo programa. Quando a criança está no esporte, ela não tem cabeça pra se envolver com coisas que a tirem do caminho correto. Este tipo de iniciativa é fundamental para o desenvolvimento do esporte e de quem o pratica”, afirmou.
Sobre sua adaptação ao Rio de Janeiro, ele conta que teve dificuldades no início, mas os amigos o ajudaram a superar mais um obstáculo. “No inicio foi difícil a adaptação, mas com o tempo fui conhecendo pessoas como Jorge Eduardo Zumbi, Leandro Higor, Itamar Rosa, Rosimar Palhares (Toquinho), Janailson Kelvin (Jubileu), Mauricio Reis, Everaldo Penco, meu preparador físico Claudio Pavanelli, meu empresário Alex Davis, entre outros, que me apoiaram a dar continuidade à minha carreira”.
Ele aproveitou para contar como é treinar com atletas conhecidos mundialmente como Anderson Silva e Minorauto. “Nosso treinamento é muito pesado. Passamos três meses treinando para uma luta que será decidida em três rounds de cinco minutos cada. Tenho treinado muito com o Anderson Silva, contribuído para a luta dele com o Chris Weidman. O Minotauro é um cara sem explicação, um exemplo de superação. Mesmo com uma lesão no braço, e apesar de não poder treinar, ele já está no centro de treinamento, falando, orientando. Isso nos impulsiona, nos motiva”, disse.
“Esses caras são campeões que admiro e me espelho muito neles para crescer no esporte. Eles são exemplos de determinação, persistência e força de vontade para chegar ao topo. Às vezes é difícil de acreditar. Você para e pensa: estou treinando com o Anderson Silva, com o Minotouro, com o Minotauro. É complicado no início. Mas vamos aprendendo com o passar do tempo. Estes caras nos fornecem um leque de opções. Aprendo muito com eles. Não tem como não pensar em grandes eventos como UFC ou Bellator estando envolvido com grandes atletas como Minotouro, Minotauro e, Anderson Silva. Sempre penso que vou chegar ao mesmo lugar onde estão o Anderson e outros lutadores: o topo”, explicou.
No Rio de Janeiro, já integrado ao Team Nogueira, quis o destino que Montanha fizesse sua estreia em sua cidade natal. O evento? O Uba Fight 4. Seu oponente foi Felipe Canty. E, superando as expectativas, ele deu um verdadeiro show para os seus conterrâneos, nocauteando o seu rival aos 2m23s do primeiro round e conquistando a sua segunda vitória no cartel.
"Foi uma grande satisfação poder chegar lá em cima e representar a maior equipe de MMA do mundo. A expectativa era muito grande por se a primeira luta pelo Team Nogueira, mas posso dizer que não senti muita pressão. Treinamos com os melhores todos os dias, então quando subimos (no cage) nem nos assustamos. Mas graças a Deus deu tudo certo e eu consegui trazer essa vitória", disse o atleta à época.
Apesar do contato físico ser essencial ao esporte, Antonio ressalta que as artes marciais não devem ser vistas como violência. Ele diz que, sem o apoio de pessoas próximas, talvez não teria conseguido chegar ao patamar que está. “Nem todos concordam com o estilo de esporte, pelo fato de ter um grande contato físico e muitas vezes é visto como violência, porém pessoas com laços mais próximos à mim viram minha capacidade e me apoiaram à crescer no esporte”, relembrou.
Para os novos atletas, e principalmente para as crianças, Montanha deixa um conselho: “Eu trabalhei e cresci na zona rural. Acreditei no meu potencial e estou em lugar intermediário para a realização do meu sonho. Temos que ter foco. É preciso querer e acreditar que podemos chegar às nossas metas. O mundo nos oferece muitas coisas. Mas é preciso termos discernimento. Quanto mais difícil o caminho, mais merecido é a conquista almejada. As dificuldades nos faz crescer. Espero que acreditem sempre em seus sonhos, sem se desviarem dos objetivos, com fé em Deus. Desta forma farão a diferença na vida, sendo vencedores”.
Ao fim da entrevista, Montanha parabenizou a Revista Samuray. “Parabenizo a todos pela iniciativa da Revista Samuray. É muito importante divulgar as artes marciais e os nossos atletas. É fundamental que os atletas tenham o incentivo e apareçam. Não somente em conquistas. A Samuray será fundamental para o desenvolvimento e valorização dos atletas da nossa região”, finalizou.





A Princesa Thayná e os tatames

O esporte entrou na vida de Thayná F. Malta (16) aos quatro anos de idade por prescrição médica, devido problemas respiratórios e hiperatividade. Durante quatro anos praticou natação, jazz, ballet e sapateado. Aos oito anos de idade, ela conheceu a arte marcial que seria sua paixão: o Taekwondo.
A pouca idade não foi obstáculo para a jovem ubaense no esporte. Com ótima coordenação motora, seu talento foi percebido por seu professor, Sandro Ferreira, que apostou no talento da garota ubaense, e os resultados não demoraram a aparecer.
Aos nove anos começou sua trajetória competitiva, sagrando-se Campeã Mineira (2006). Em 2007 começou a percorrer todo o Brasil em eventos chancelados pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), conquistando uma medalha de bronze em seu primeiro Campeonato Brasileiro. Dois anos mais tarde, tornou-se campeã brasileira, me sua categoria.
Mesmo com a dificuldade de conciliar os estudos com os treinamentos (devido à distância), Thayná integra a equipe Sesi Esportes, Thayná treina em Ubá acompanhada do seu pai e preparador físico, Victor Malta, e de sua mãe e empresária Glênia F. Malta.
Mesmo com pequenos entraves, a jovem taekwondista integra a Seleção Brasileira Juvenil de Taekwondo há três anos, sendo a atleta ubaense mais nova a conquistar vaga na Copa do Brasil e a única na categoria Juvenil medalhista da Copa, sendo vice-campeã da competição e líder do ranking nacional por três anos consecutivos.
Aos 15 anos, foi a atleta Brasileira mais nova a representar o Brasil no WTF World Poomsae Championship realizado em Tunja - Colômbia (Dez/ 2012). O talento da ubaense fez com que ela fosse a única brasileira a integrar o ranking dos 100 melhores atletas de Mundo e participar do Winter Training Camping Madri (Camping de Treinamento referência Internacional coordenado pelo Técnico Olímpico da Seleção da Finlândia Jésus Hamal e Suvi Mikkonen – Atleta da Seleção da Finlândia).
Thayná irá disputar, ainda este ano, o Pan-Americano Poomsae (Dupla e Individual) e está convocada para lutar no Pan-Americano na categoria até 42kg, que acontecerá no Querétaro (México) em setembro, estando, ainda, classificada para o Mundial que acontecerá em novembro em Bali - Indonésia.
Interesse pelas artes marciais
Eu já praticava vários esportes por indicação médica. Mas comecei a praticar o Taekwondo porque, como eu treinava Futsal e o horário mudou, ficou incompatível com o horário do Colégio, então meus pais substituíram pelo Taekwondo. Mas meu interesse começou no primeiro dia de aula. Eu era muito indisciplinada. Eu descarregava minhas energias nas aulas. Lá podia chutar e, aos poucos, fui me tornando disciplinada fora dos tatames. Eu tinha disciplina quando praticava esporte, mas deixava a desejar em casa e no colégio, por exemplo. Mas o taekwondo mudou minha visão e forma de agir. Nos tatames, na hora da competição, toda vez o Técnico pedia para parar, para segurar o ritmo, eu não parava, não por que era desobediente com o técnico, mas por que era explosiva, não conseguia me conter nos tatames. Era muita adrenalina. Hoje, consigo me conter um pouco.
Importância do Taekwondo
O taekwondo já está há oito anos na minha vida. Tudo gira em torno dele. Me dediquei ao longo destes anos e obtive frutos, como a confiança de renomados Técnicos do Brasil. Isso me trouxe mais confiança. Aprendi através das artes marciais a ultrapassar meus próprios limites, a ser guerreira, a vencer barreiras. Provei a mim mesma, que sou capaz. Mesmo diante de as todas dificuldades que encontrei pelo caminho. Através do Taekwondo pude mostrar meu trabalho, e conquistar a confiança de todos, seja da mídia, de patrocinadores e outros atletas.
Importância do treinamento
O treinamento traz inúmeros benefícios para saúde, como a melhora do auto controle. Através dele fiz inúmeras amizades, conheci outros países, outras culturas. Adquiri muito aprendizado como pessoa. Consegui agregar pessoas que me ajudam e torcem por mim. Tudo isso é fruto do treinamento. Não consigo imaginar minha vida sem o Taekowndo.
Os atrativos das Artes Marciais para as mulheres
Nunca sofri preconceito por ser mulher. Nunca percebi esta diferença. Certamente o tradicional é meninos praticarem artes marciais e meninas dançarem balé. Antes do Taekwondo, pratiquei o Ballet por quatro anos. Entretanto, no meu pensamento, não existe esta diferença de modalidades masculinas e femininas. Nunca parei para pensar o que mais me atrai no taekwondo, eu gosto dele no geral. Mas toda competição é um desafio, cada luta é uma luta. E isso me instiga. Gosto desse desafio.
Objetivo com as artes marciais
Continuar sempre treinando e representar minha cidade, meu estado, meu país. Preciso treinar. Meu próximo passo é investir nos treinos principalmente na parte técnica. Por mais que eu tenha obtido excelentes resultados, treinando esses anos sozinha, apenas com a ajuda do meu pai (Preparador Físico), sinto essa necessidade. Se o esporte, de maneira geral, tivesse mais incentivo, eu poderia estar treinando com meu técnico e atletas de alto nível diariamente. Quero buscar conhecimento, aperfeiçoamento e evoluir cada vez mais, para sempre poder representar bem a minha cidade.
Filosofia das artes marciais
O praticante de artes marciais se torna disciplinado. O esporte educa, nos torna mais humanos, mais companheiros. Sou uma pessoa do bem. Tenho personalidade forte, mas procuro respeitar as pessoas, sou verdadeira. Procuro levar sempre uma vida saudável. Enquanto as meninas da minha idade saem, se divertem com os amigos, eu estou treinando. Passei muitas datas especiais, como aniversário, no tatame. No dia do meu aniversário de 15 anos, eu estava disputando vaga para Seleção Brasileira em Aracajú. Até tentei passar algumas horas deste dia tão importante com alguns familiares, mas infelizmente não deu. Vejo que o esporte me amadureceu de certa forma. O Taekwondo contribuiu para o fortalecimento de princípios em minha vida. Mas tenho certeza que a educação e, principalmente, o incentivo que minha família me deu foi essencial junto a filosofia do esporte.
Conselho para meninas que entram nas artes marciais
Procure um profissional qualificado. Isso é fundamental para formação, não só como atleta, mas como ser humano. Procure conhecer o esporte e faça por gosto e por se sentir bem. Esteja ciente que dificuldades vão aparecer.
Resultados obtidos em competições
Estou há três anos consecutivos na Seleção Brasileira de Taekwondo, através das Seletivas que acontecem uma vez por ano e para participar tem alguns critérios que você tem que ser: os três primeiros do ranking nacional, Campeã e Vice Campeã da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Participei do 7º WTF World Poomsae Championship em Tunja /Colômbia e conquistei a vaga para o Pan-Americano em três modalidades que acontecerá em setembro no México e Mundial em Bali-Indonésia em novembro.






Tae Kwon Do: Da coreia para o mundo

Originário da Coreia o Taekwondo não só ajuda a manter a forma física como também ajuda a atingir a paz de espírito e a serenidade. O Taekwondo teria surgido há milhares de anos. Na sua primeira forma, talvez tenha sido usado como meio de defesa dos ataques de animais selvagens. Foram desenvolvidos vários movimentos de defesa pessoal e contra-ataque, em que estas defesas se baseavam em sistemas de blocagens e os ataques em pontapés e socos, que é agora o significado de Taekwondo.
O surgimento do Taekwondo na sua forma mais recente deu-se em 1960, o Taekwondo foi considerado como membro oficial da Associação Amadora Desportiva da Korea em 1961, e foi admitido como um acontecimento oficial pela primeira vez nos 43º Jogos Nacionais Koreanos de 1962.
Neste mesmo ano deu-se o primeiro Campeonato Mundial de Taekwondo, em que mais de 200 campeões de sete nações competiram entre si neste grande acontecimento, daqui resultou que o Taekwondo foi reconhecido internacionalmente. O Taekwondo foi introduzido no Comitê Olímpico Internacional (COI) em Julho de 1980. Em 1982 o COI determinou uma demonstração oficial de Taekwondo nos Jogos Olímpicos de 1988, em Seoul, Coreia. Demonstração repetida posteriormente em Barcelona 92.
No dia quatro de setembro de 1994 o Taekwondo foi admitido como modalidade olímpica oficial para o ano 2000, nas Olimpíadas de Sidney. A sua inclusão no programa Oficial dos jogos olímpicos foi votada na 103ª Reunião do comitê olímpico internacional.
Historia
No século VII, a Coréia era dividida em três reinos: Koguryo, Paekche e Silla. Descobertas arqueológicas de pinturas nas paredes de Muyong-Chong, uma tumba real que remonta à época da dinastia Koguryo, nos permite evidenciar a prática de Tae-Kyon (a mais antiga forma de Taekwondo) num período anterior ao ano de 50 a.C.
As pinturas não deixam dúvidas sobre se realmente representam uma manifestação da antiga arte do Tae-Kyon: mostram homens desarmados praticando um combate e se utilizando de técnicas bastante características da arte, como a "faca da mão", o punho cerrado e a posição de luta clássica.
Nesta época, destes três reinos que viviam em constantes conflitos, Silla (o menor e menos desenvolvido deles) estava sempre sendo invadido pelo outros, bem como por piratas japoneses, que se aproveitavam de sua fraqueza e incompetência militar para saqueá-los. Ignorando suas diferenças com seu vizinho mais próximo, e preocupado com a segurança de seu próprio reino, o rei de Koguryu amedronta-se frente aos ataques dos piratas japoneses e resolve enviar forças militares para prestar treinamento a alguns guerreiros da nobreza de Silla e ajudá-los a combaterem e livrarem-se, e à própria península, dos ataques inimigos. Esta foi a primeira vez que o Taekwondo (naquela época conhecido como Tae-Kyon) foi introduzido no reino de Silla, que seria, a partir de então, seu maior propagador.
Uma vez contando com o apoio militar de Koguryo, o rei de Silla convocou a nobreza do reino para que formassem um grupo de elite, que se responsabilizaria pela defesa e proteção da nação. Esses nobres criaram um grupo que ficou conhecido como os Hwarang. Os Hwarang foram então treinados em diversas modalidades: arco e flecha, marcha, espada, bastão, lança, táticas militares e Tae-Kyon. Tornaram-se conhecidos em todo o reino. Seu rei, porém, acreditava que ainda lhes faltava uma ideologia, pois do contrário seriam nada mais que um grupo de assassinos bem treinados.
Estudaram, então, história, filosofia confuciana, ética e moral budista. Daí formularam seu código de honra: fidelidade ao rei; lealdade aos amigos; respeito aos pais; nunca recuar ante o inimigo; só matar quando não houver alternativa. Com a formulação deste código de honra, o movimento passou a denominar-se Hwarang-Do (Do significa "o caminho" em todas as artes marciais orientais).
A partir da formação do grupo dos Hwarang, Silla tornou-se tão poderosa frente a seus inimigos vizinhos que, no ano de 670 d.C., consegue unificar os três reinos da península sob a sua bandeira. É por isso que algumas fontes de pesquisa indicam este ano como o ano de surgimento oficial do Taekwondo, na cidade de Surabul da Silla; mas na verdade, a prática desta arte é bem anterior a este período, como nos provam as pinturas encontradas na tumba Muyong-Chong, e que remontam ao século I a.C.
A partir daí, os Hwarang viajam pelo interior da península para conhecer mais sobre a região e a população, e desta forma vão espalhando o Taekwondo por todo o reino durante toda a dinastia Silla, que se estende de 668 d.C. até 935 d.C. Durante esta época, o Tae-Kyon se torna popular como uma atividade de recreação ou um sistema de desenvolvimento físico, ainda que fosse também uma excelente forma de defesa pessoal. Somente durante a dinastia Koryo (935 d.C. - 1392 d.C.) esse foco começa a mudar. Nessa época o Tae-Kyon passa a ser conhecido como Subak e deixa de ser visto como um sistema de desenvolvimento físico, passando a ser encarado como uma arte marcial.
O taekwondo nasceu oficialmente nesse período, na cidade de Surabul, com o nome de Taekyon que significa chute pulando. A prática do Taekyon foi proibida durante 36 anos, período em que os japoneses ocuparam a Coréia. Após a segunda guerra mundial, o Japão foi derrotado e os coreanos voltaram a treinar até conseguir a união de diversas escolas e estilos, adotando então o nome de Taekwondo.
Porém, ainda em 1948, o Taekwondo foi novamente afetado com a divisão da Coréia em sul e norte, situação que até hoje permanece. Devido à divisão, surgiram duas linhas dessa arte marcial, destacando como a principal diferença entre elas, a proibição do soco no rosto, pelos praticantes do sul.
A Coreia do Norte obedece ao ITF (International Taekwondo Federation). Já na Coreia do Sul foram fundadas em 1965 a Korea Taekwondo Association (KTA), e em 1973, a World Taekwondo Federation (WTF). Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.





Karatê: Formando Cidadãos

O Projeto Karatê Cidadão foi implantado na cidade de Ubá, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no início de 2009 como projeto social que tem por objetivo assegurar o direito à cidadania de crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade pessoal e social. No projeto, o Karate é aplicado em três dimensões: formação do caráter do karateca; defesa pessoal e esporte, possibilitando, assim, ao atleta um bom desenvolvimento neuropsicomotor, a solidificação de sua personalidade e uma melhor qualidade de vida. 
Atualmente o Karatê Cidadão atende 300 atletas inseridos nas seguintes unidades de proteção social básica: Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Ação Carinho, Pró-Adolescente e Pró-Ação.
O Karatê Cidadão é um dos projetos de proteção social de maior sucesso. A adesão e frequência de nossos alunos é muito boa. Além disso, recebemos um bom financiamento da Prefeitura de Ubá para a compra de uniformes e para as inscrições nas competições.
Os treinos são realizados nos Centros de Referência de Assistência Social dos bairros São Domingos, São João, Pires da Luz e Agroceres; nas sedes do programa Ação Carinho dos bairros Primavera e Colônia e na Secretaria de Desenvolvimento Social, nos turnos da manhã, tarde e noite, de acordo com a programação das unidades de proteção básica.
Sensei Wagner Gomes, coordenador do projeto, fala sobre a sua satisfação pessoal com o programa. “Minha satisfação é total, porque, ver os meninos e meninas que participam do projeto aprendendo o Karatê não só como esporte, mas como filosofia, acompanhar seu crescimento como cidadão, tendo a oportunidade de buscar novos horizontes, torna meu trabalho cada vez melhor”, diz.
No decorrer destes quatro anos, o projeto Karatê Cidadão vem se destacando em diversos campeonatos de abrangência municipal, regional e nacional. Em 2011 o projeto ficou no 39º lugar no ranking geral da Federação Mineira de Karatê (FMK) e em 6º lugar no ranking geral do Circuito Zona da Mata de Karatê. Em 2012 conquistou o 28º lugar no ranking geral da FMK, o 3º lugar do Circuito Zona da Mata e a atleta do programa, Camilla Martins Andrade, foi vice-campeã brasileira.
Já neste ano, os alunos do projeto disputaram a primeira fase do Campeonato Brasileiro com atletas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Sergipe e classificaram 19 alunos para a segunda fase em Vitória/ES. Em Vitória estes atletas ganharam oito medalhas, sendo duas de ouro com Franciel Marques e Camila Zaneli, duas de prata com Gabriel Ferraz e Bruno Afonso e quatro de bronze com Jéssica Cristina, Rafaela Lopes, Rafaela Lima e Bruno Oliveira. Estes oito atletas foram para a fase final do Campeonato Brasileiro 2013, conquistando três medalhas de bronze.
Sensei Wagner comentou, também sobre os benefícios que o karatê proporciona aos integrantes do programa. “O maior benefício é a inclusão social através do esporte. Não gosto desta visão de que um projeto social só atende pessoas de baixa renda, muito além disso é uma prestação de serviço à sociedade. Por exemplo, no Karatê Cidadão temos os alunos do Pró-Ação que atende também a médicos, advogados. Então, o projeto possibilita o convívio entre pessoas que estão em uma situação econômica desfavorável e pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho, que tiveram a oportunidade de ter uma formação, ou seja, possibilita o contato com outras realidades sociais”, finalizou.
Para participar os interessados devem procurar as unidades de proteção básica nos bairros ou a Secretaria de Desenvolvimento Social.




Nutrição e Artes Marciais?



Tradição milenar nos países orientais e com grande número de adeptos nos países ocidentais, as Artes Marciais trazem como beneficio ao praticante o fortalecimento muscular, melhoria no funcionamento cardiovascular, aumento da coordenação motora, da consciência corporal, autocontrole, resistência física e imunológica, além de promover mudança no estilo de vida e trabalhar a disciplina, colaborando positivamente também para a manutenção do peso corporal, disposição e alívio do estresse diário.
E quem não quer sentir todos estes benefícios?
A nutrição pode ser uma grande aliada neste processo.A alimentação equilibrada  visa  desta forma a melhora do desempenho,redução do cansaço, permite que o treino seja mais longo, e auxilia para uma  recuperação mais rápida e eficiente após o treinamento.
Mas devemos estar cientes que não existem fórmulas prontas.Existem sim orientações a serem seguidas, que devem ser individualizadas no contexto de cada praticante.E portanto devem ser realizadas por um profissional nutricionista.
O praticante ou atleta deve manter uma dieta balanceada com a ingestão calórica compatível com seu gasto energético e atingindo as necessidades de todos os nutrientes,incluindo vitaminas e minerais.
Deve-se realizar uma pequena refeição antes do treino, entre 1 hora e 30 minutos antes, que deve ser rica em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico - visando um fornecimento gradual de energia durante o treinamento, moderada em proteína e baixa em gorduras e fibras, pois estas tendem a retardar o esvaziamento gástrico. Os alimentos indicados são pães,em menor quantidade ou suco de frutas, é importante neste momento evitar carboidratos  de lenta absorção, do tipo integral ou cereais integrais, para que seja utilizada uma fonte rápida de energia e evitando perda de massa muscular durante o treino.
Durante o treino se faz necessário a ingestão regular de líquidos e dependendo da intensidade e duração do treinamento e das condições climáticas ,deve ser administrado algum tipo de carboidrato de rápida absorção,como por exemplo a maltodextrina em uma diluição de 6-8%.A recomendação para ingestão de água é de 200mL de água para cada 20 minutos de treino.
Após o treinamento é de extrema importância a reposição dos nutrientes perdidos durante o treino,outros nutrientes devem ser ofertados para garantir a recuperação adequada e ainda evitar perdas desnecessárias .Nesta fase torna-se necessária a ingestão de alimentos ricos em carboidratos e proteínas para repor o gasto muscular, facilitando a recuperação do indivíduo. Esta refeição deve ser feita após 2 horas (no máximo) do término do exercício, pois este é o período em que o estímulo para a reposição de energia está acentuado. Exemplos de alimentos que podem ser consumidos são: pão francês com uma fonte de carne: presunto magro, peito de peru, atum ou peito de frango grelhado ou proteína de soja texturizada. Salada crua temperada com azeite.Suco de fruta natural ou fruta ou mesmo arroz,feijão, salada e frutas.
É importante manter uma excelente hidratação durante o dia,com a ingestão de no mínimo 3 litros de água.
Vale ou não a pena rever sua alimentação?





Aspectos fisiológicos na preparação física nos esportes de combate

Nos últimos anos a popularidade e o número de praticantes de artes marciais aumentaram bastante. E muitos esportes de combate tornaram-se profissionais como o MMA (mix de artes marciais), que foi promovido principalmente através da criação do Ultimate Fighting Championship (UFC).
Neste sentido muitos estudos e pesquisas têm sido realizados no intuito de compreender melhor os aspectos físicos destas modalidades e consequentemente potencializar os resultados dos atletas. E quando o assunto é treinamento focado em resultado, diversos aspectos devem ser levados em consideração tais como, parte física, técnica, tática, psicológica, nutricional, etc..
Dentro do aspecto físico algumas variáveis são essenciais ao analisar a característica da atividade: principais vias metabólicas utilizadas; tipo de força preponderante , aspectos biomecânicos. E dentro deste contexto fisiológico aplicar os princípios do treinamento esportivo dentro da lógica da periodização do treinamento.
Como podemos observar no parágrafo acima, quanto mais elevado o nível do atleta e da competição, a preparação física torna-se cada vez mais complexa e exige conhecimento aliada a experiência na elaboração de todo o treinamento físico, pois cada detalhe faz toda a diferença.
Ainda com relação à elaboração do treinamento físico algumas variáveis são muito importantes e exigem um controle rígido:
a)            Volume de treino diário/semanal: está relacionado com a quantidade. Podemos exemplificar dentro de uma sessão (dia de treino), com o número de golpes executados. O tempo total do treino em minutos. Dentro da musculação podemos exemplificar com a quantidade de exercícios e repetições executadas. O excesso no volume além de reduzir a performance pode também acarretar em lesões.
b)           Intensidade do treino: um exemplo seria a velocidade dos golpes, ou seja, quanto mais explosivo mais intenso. No treinamento de força aplicado, quanto mais alta a carga (o peso a ser levantado), mais intenso. Vale destacar que o intervalo de recuperação interfere diretamente na intensidade. Quanto menor o intervalo, menor o tempo de recuperação e desta forma aumenta-se a intensidade.
Características específicas dos esportes de combate
Apesar da importância do sistema aeróbico no inicio da temporada e  no processo de recuperação, nos esportes de combate existe a predominância do sistema anaeróbico de produção de energia.
Entretanto não é nada simples elaborar a parte física em função da imensa diversidade dentro do MMA: - temos atletas que preferem lutar de pé, outros preferem agarrar, outros são categorizados como velocistas, outros mais defensivos e reduzem o ritmo da luta.
Assim é necessário analisar se os treinos levão em consideração as características citadas acima, pois O MMA é um esporte de predominância de sistema lático e alático, com repetidas investidas em potência, sendo necessário um estímulo de “resistência de força rápida”. Não faz sentido treinos de longa duração e baixa intensidade como se estivesse treinando um maratonista.
De forma geral o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade deve prevalecer na preparação física destes atletas. Vale destacar também a importância da velocidade nos socos e chutes, fato que mostra a necessidade do Treinamento Pliométrico.

Finalizando, podemos observar que a preparação física de atletas de MMA que visão rendimento e performance é complexa e necessita de profissionais qualificados e preparados.

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O mundo MMA: Qual a influência das artes marciais?

MMA é a sigla para Mixed Martial Arts, ou em português, artes marciais mistas. MMA são artes marciais que incluem golpes de luta em pé e técnicas de luta no chão. As artes marciais mistas podem ser praticadas como um esporte de contato de maneira regular ou em torneios, em que dois concorrentes tentam derrotar um ao outro.
As artes marciais mistas utilizam uma grande escala de técnicas permitidas, como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos, além de técnicas de imobilização, como lances e alavancas. Um exemplo de organização que organiza torneios de artes marciais misturas, é o UFC - Ultimate Fighting Championship.
Para muitas pessoas, artes marciais e vale-tudo são a mesma coisa, porém nem todos têm um contato pleno. O MMA é uma modalidade de luta em que os praticamente não precisam seguir necessariamente um estilo específico de luta, por isso o nome de Artes Marciais Mistas. Esse esporte possibilita ao praticante utilizar qualquer golpe, de qualquer arte marcial, como boxe, jiu-jítsu, karatê, judô, muay thai, entre outras.
Originário do Vale-tudo no Brasil, o UFC foi criado nos Estados Unidos em 1993, com regras mínimas, e foi promovido como uma competição para determinar a arte marcial mais eficaz em situações de combate desarmado. Não demorou muito para que os combatentes perceberem que se quisessem ser competitivos entre os melhores, eles precisavam treinar disciplinas complementares. Os lutadores do UFC começaram a se transformar em atletas completos, de habilidades equilibradas, que poderiam lutar em pé ou no chão. Essa mistura de estilos de luta e habilidades se tornou conhecido como artes marciais mistas.
Hoje, o UFC é a principal organização de MMA e impõe as regras unificadas de Mixed Martial Arts, sem exceção. Com mais de 20 eventos por ano, o UFC é a casa da maioria dos lutadores tops no mundo. Os eventos são realizados não só nos Estados Unidos, mas em muitos países do mundo.
MMA (Mixed Martial Arts, do inglês) deixou de ser um punhado de letras ou assunto de quem não sai da academia ou pratica lutas marciais. A atividade, que desenvolve o corpo e queima calorias adoidado (são mil calorias, no mínimo, perdidas a cada hora e meia) caiu nas graças de quem acompanha campeonatos esportivos e atrai cada vez mais praticantes - realidade bem diferente da época em que Carlos Gracie, um dos fundadores do jiu-jitsu brasileiro, propôs um desafio a representantes de várias lutas: provar qual delas era mais eficiente.
As artes marciais e o MMA
"No começo, não tínhamos muitas regras e o esporte era chamado de vale-tudo. Dos anos 1930 para cá, a atividade foi evoluindo até chegar ao MMA que se conhece hoje", afirma Diogo Souza, coordenador de MMA da Team Nogueira Academia, no Rio de Janeiro. "O estilo atual une várias artes marciais, é modulado por regras e preserva a integridade física do atleta." De cada modalidade, o MMA tirou uma característica. "Quanto mais modalidades um lutador estudar, melhor será seu desempenho", diz Gregor Gracie, lutador de MMA e treinador de jiu-jitsu da academia Rolls Gracie, em Nova York.
Jiu-jitsu
Influência: Superar as adversidades com a força do oponente
Jiu-jitsu quer dizer "arte suave". Para Diogo Souza, coordenador de MMA da Team Nogueira Academia (cujos donos são os irmãos Minotauro e Minotouro, atletas famosos na modalidade), essa é a definição perfeita para a contribuição da arte marcial para o MMA. Isso porque o lutador não usará a própria força para aplicar o golpe, mas sim a força de seu oponente. "Além disso, o jiu-jitsu é a arte mais eficiente no chão", completa Gregor Gracie, lutador de MMA e treinador de jiu-jitsu da academia Rolls Gracie, em Nova York. Gracie acredita que, para ser eficiente no MMA, o lutador precisa estudar essa arte marcial. 
Muay Thai
Influência: movimentos contundentes
Se o jiu-jitsu influenciou a luta no chão, é o muay thai que comanda a parte chamada de "striker", ou seja, socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. "O muay thai tem os movimentos explosivos. Como o combate começa em pé, existe a marcação do raio de ação do oponente realizada com esses golpes", explica Souza. Um exemplo de atleta oriundo desta arte marcial é o lutador Anderson Silva, um dos principais expoentes brasileiros no UFC (Ultimate Fighting Championship, considerado o maior campeonato de MMA do mundo). 
Judô
Influência: derrubada do adversário
Para projetar seu oponente ao solo com eficiência, o MMA adaptou técnicas do judô. "É muito bom para o atleta de MMA saber judô, pois nas lutas é comum um atleta agarrar o outro ainda de pé, o que chamamos de clinch", afirma Gracie. Isso acontece por meio de duas alavancas: enquanto uma parte do corpo puxa o adversário, a outra empurra - por exemplo, o lutador puxa seu adversário com o braço e o empurra com a perna. 
Wrestling
Influência: desgaste do oponente
Junto ao jiu-jitsu e ao muay thai, o wrestling é uma das lutas que mais influenciaram o MMA. Assim como o judô, ela também trabalha a derrubada do adversário, mas com um elemento a mais: a isometria. "O lutador de wrestling, além de derrubar o oponente, consegue segurá-lo um bom tempo no chão, pois o wrestler tem capacidade de manutenção de força por um longo período. Isso desgasta o adversário", afirma Diogo Souza. Depois de dominar o outro lutador no chão, é possível iniciar o que é chamado de grounding pounding, que acontece quando um combatente está por cima do outro e tenta acertar seu rosto e tronco com socos e cotoveladas.     
Karatê
Influência: agilidade
Um lutador está a certa distância do outro e, em um instante, já está próximo. Para Gregor Gracie, a principal vantagem do karatê é essa: encurtar distâncias em pouco tempo. "O lutador que entende as técnicas do karatê mantém certa distância de seu adversário e, em poucos segundos, já está colado nele", explica. Isso permite que o atleta se aproxime, golpeie e, rapidamente, se afaste, sem ser golpeado. O atleta que treina karatê também se torna mais observador. "Esse lutador, quando sabe que não pode nocautear o oponente, estuda o tempo certo para acertá-lo com precisão. Ele analisa o raio de ação do adversário e analisa melhor a luta. Seu ataque também é mais rápido e ele tem maior tempo de resposta", afirma Diogo Souza. O principal representante do karatê no MMA é o lutador soteropolitano Lyoto Machida.
Boxe
Influência: destreza das mãos
Assim como o muay thai, o boxe também trabalha com movimentos contundentes. No entanto, como nessa luta somente as mãos são ferramenta de golpe, elas acabam sendo trabalhadas de maneira mais refinada e com mais variedade de ataque. "O boxe tem trabalhos de curta distância, com golpes cruzados e ganchos na região abdominal. Isso traz grande índice de nocautes", justifica o treinador de MMA da Team Nogueira Academia. "Essa luta dá maior destreza nas mãos, trazendo maior precisão e força de golpe."
Capoeira

Influência recente, a capoeira não pode ser ignorada. Por usar muitos golpes de perna, essa luta traz grande mobilidade e desenvolve a flexibilidade do lutador. "A principal vantagem da capoeira é trabalhar bem os dois lados, tanto direito quanto esquerdo. Por isso, o competidor aprimora a coordenação, consegue chutar com as duas pernas e trocar facilmente de base", diz Gracie.  

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PRA QUE SERVE O HIKITE?!


Movimento inútil?!
Eu posso falar dos vários usos do hikite – 引きて( puxada de braço), desde aplicações de bunkai, o seu uso para sustentar ou intensificar a potencia do tsuki entre outras. Mas prefiro falar da minha favorita, EQUILÍBRIO MUSCULAR.
Músculos protagonistas e antagonistas devem trabalhar em harmonia, se existir uma deficiência em algum desses dois, teremos um desequilíbrio muscular seguido de uma lesão e possivelmente uma puta dor!
Em uma hora de treino acredito que chegamos a executar pelo menos umas 100 golpes de mãos, tal como tsuki, uraken, shuto e outros. E em todos esses que falei, o uso do tríceps é mais intenso.Além do exercício isotônico do tríceps ( no caso a fase concêntrica ) ainda temos uma breve isometria na hora do kime (definição do golpe).
A longo prazo os tríceps se desenvolve tanto em volume quanto em força, graças a esses dois exercícios que fazemos na aplicação de um soco.
SE NÃO EXISTISSE O HIKITE, TERÍAMOS EM POUCO TEMPO COTOVELOS LUXADOS OU ATÉ MESMO DESLOCADOS PELA FORÇA DOS NOSSOS PRÓPRIOS TRÍCEPS ( Ok, exagerei um pouquinho).
Acredito que muita gente aqui já sentiu uma pontadinha no cotovelo depois de um soco no ar com força total.
Alguns sensei ( tantos os antigos quanto atuais) ensinam a não estender por completo as articulações como cotovelos e joelhos na hora de socar ou chutar, para prevenir essas lesões. Acho válido , desde que não prejudique a técnica.
O hikite tem também por função o equilíbrio muscular,ele exercita o seu bíceps ( antagonista na hora do soco) com exercício isométrico e isotônico.
Executamos mutuamente o hikite e o tsuki com a mesma intensidade de força,  tempo de aplicação  ( duração de execução da técnica) e mesmo número de repetições, fazendo com que se desenvolva em volume e força, promovendo o equilíbrio e assim evitar tais lesões.

O hikiashi ー引き足 ( puxada de perna depois de um chute ) também possui essa função , além de outras, claro.
Dor!
A dor é a fraqueza blá,blá…
Já tive uma lesão forte nos joelhos depois de um treino, a ponto de não poder andar direito por dois dias. Os meus quadríceps estavam mais fortes, minhas “arrancadas” e oitsuki e gyaku tsuki excelentes, tudo isso por conta dos treinos com elásticos e musculação ( agachamento, leg press). Mas eu era preguiçoso e não treinava meus bíceps femorais com exercícios isolados. Num belo domingo, durante o kihon eu meus joelhos me abandonaram…
O tratamento com  acupuntura e  alguns anti-inflamatórios diminuíram a dor, mas o problema só sumiu depois que notei o desequilíbrio e passei a treinar os meus bíceps femorais e glúteos ,com pouca carga já que estava em fase de recuperação,
Muita gente acha que karate shotokan tem movimentos inúteis, com firulas, dedinhos certinhos, etc e tal. Infelizmente estão enganados.
Talvez não 100%, já que tem professores aos montes inventando moda no karate hoje em dia.
Mas siga a cartilha certa, estude e se aprofunde que você irá entender .
Oss!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Conhecimentos Basicos para todos os Estilos de Karatê

A FAIXA
                                                     
Simboliza o ciclo do aprendizado de uma pessoa nas diversas etapas da vida. Cada arte marcial de acordo com o país de origem e personalidade do fundador, assim como as dos seus seguidores interpreta da maneira diferente o significado da faixa e os conhecimentos técnicos de cada um de seus graus. Todos esses graus são obtidos através de exames técnicos, realizados diante de bancas examinadoras convocadas pela respectiva Federação. A partir do quinto Dan desaparecem os exames e entram outros valores méritos; somente a título póstumo se outorga  o décimo Dan, porque a perfeição  é considerada inalcançável em vida. A finalidade prática da faixa é segurar o traje para evitar uma folga excessiva e permite uma melhor manipulação do praticante durante os treinos. A  técnica é de identificar  o grau de conhecimento de cada atleta.   A cor das faixas suas graduações correspondentes estão abaixo, a seguir: Kyu (ordem de graduação decrescente) vai escurecendo com os anos de dedicação e pratica até chegar a  faixa preta – 1° Dan (ordem crescente), que representa maior idade técnica do praticante; militarmente corresponde ao grau de oficial. No estilo Shotokan são adotadas as seguintes faixas: Branca, Amarela, Vermelha, Laranja, Verde, Roxa, Marrom e Preta e Rajada.

SIGNIFICADO DAS FAIXAS

Branca
Ingenuidade, limpeza

Amarela
Descoberta

Vermelha
Realismo


Laranja
Ilusão

Verde
Fé, esperança

Roxa
Idealismo, pureza

Marrom
Iniciação, conhecimento

Preta 1º e 2º Dan
Diplomado, atleta

Preta 3º, 4º e 5º  Dan
Sensei, professor

Rajada 6º Dan
Mestre

7º 8º 9º Dan
Grão-Mestre e grão-mestre Superior

10º Dan
Título póstumo, porque a perfeição é inalcançável


PROGRAMAÇÃO GERAL

   FAIXA BRANCA  (7º Kyu)
A faixa branca é o primeiro nível básico, onde o aluno inicia seus estudos no karate, a disciplina, a origem, os fundamentos e enfim entrará neste imenso mundo do karate.
Nas técnicas cobradas, é bom lembrar que o mais importante é avaliar o espírito e disciplina do iniciante de karate, mas sem deixar de avaliar também o seu desempenho técnico. Abaixo estão todas as técnicas cobradas no exame de Faixa.
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi. Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki.
Técnicas de Defesas: Gedan-barai-uke, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke.
Técnicas de chute > Mae-geri, mawashi-geri, yoko-geri.
Avaliação do kihon > No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa., São exigidos, três ataques e três defesas.
Técnicas de luta imaginária > Para o faixa branca é exigido o primeiro kata, Heian-Shodan, onde é avaliado o movimento, base, eficácia de golpes, assim como a concentração e a explosão nos golpes.
 FAIXA AMARELA (6º Kyu)
   O segundo estágio, o faixa amarela deverá permanecer nesta faixa durante 3 meses desenvolvendo as técnicas aprendidas e claro aprendendo novas técnicas, como o segundo kata básico do estilo shotokan, a avaliação será um pouco mais rígida em relação ao faixa branca, uma vez que as técnicas serão realizadas em movimento, exigindo mais da base e equilíbrio. Abaixo segue o que é exigido para o exame de faixa.
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi, Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki.
Técnicas de Defesas: Gedan barai, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke
Técnicas de chute  Mae-geri, mawashi-geri, yoko-geri.
Avaliação do kihon No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa. São exigidos: técnicas de ataque e defesa de mão e perna, sendo que chutes, são três ataques, em três alturas diferentes.
Técnicas de luta imaginária (kata) > Para o faixa vermelha é exigido o primeiro kata, Heian-Shodan, bunkai (explicação do movimento, o que ele está executando em determinado movimento, qual o nome do golpe e ainda, o que o seu adversário imaginário está executando para que ele aplique o movimento do kata) para avaliação de equilíbrio e performance de base e eficácia de golpes, e o segundo kata, Heian-Nidan, o segundo kata básico do estilo Shotokan, tem como ponto, as bases Kokutsu-dachi, e Zenkutsu-dachi, assim como técnicas em conjunto, de defesa e ataque ao mesmo tempo.
Kumite: Kihon gohon Kumite (educativo de luta com 05 passos):  Existem varias classes de kumite, a medida de evoluímos no aprendizado do Karate. Começamos com o básico que é o Gohon Kumite (avançando cinco passos) com ataques e defesas com velocidade e força moderadas. Geralmente realiza-se uma só técnica (ataque Oi tsuki jodan e defesa Jodan Age Uke por exemplo). Recuando e defendendo o ataque cinco vezes, na última defesa contra-ataca (Gyaku Zuki (soco contrário direto) sem avançar, e com Kiai (grito. Ambos voltam a Yoi (preparação) e trocam, quem atacava agora defende.
Tori (o atacante) • Jodan (alto) (5 vezes), Chudan (meio) (5 vezes) ou Mae geri (chute de frente) (5 vezes)
Uke (o defensor) • Age uke (defesa alta) (5 vezes) + Gyaku zuki (soco contrário à base), Soto ude uke (defesa do exterior para o interior) (5 vezes) + Gyaku zuki ou Gedan barai (5 vezes) + Gyaku zuki 

 FAIXA VERMELHA (5º Kyu)
    Terceiro nível, a faixa vermelha irá exigir agora 6 meses de treinamento do aluno, para estar apto a prestar exame de faixa, o faixa vermelha tem que estar com maior desempenho em bases, saber novas técnicas de mão e maior criatividade em golpes em luta real (Kumite), assim a partir de agora o aluno já é avaliado também na aplicação de golpes, tanto em luta imaginária (kata) como em luta real (kumite). Abaixo segue o que é exigido para o exame faixa.
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi, Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki e guiaku zuki, Uraken, empi-uchi, Shuto-uchi .
Técnicas de Defesas: Gedan barai, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke
Técnicas de chute > Mae-geri, mawashi-geri, yoko-geri, Ushiro-geri.
Avaliação do kihon > No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa. São exigidos,  técnicas de ataque e defesa de mão e perna. Aqui é importante avaliar a criatividade, em defesas, em ataques, o aluno não poderá repetir sempre os mesmos movimentos, é importante também ter força, eficácia nos golpes (Kime), o Kyai também é muito importante.
Técnicas de luta imaginária (kata) > Para o faixa vermelha é exigido o segundo kata, Heian-Nidan, “bunkai” (explicação do movimento, o que ele está executando em determinado movimento, qual o nome do golpe e ainda, o que o seu adversário imaginário está executando para que ele aplique o movimento do kata) para avaliação de equilíbrio e performance de base e eficácia de golpes, e o terceiro kata, Heian-Sandan, o terceiro kata básico do estilo Shotokan, tem como ponto, as bases Kiba-dachi, e Zenkutsu-dachi, assim como técnicas em conjunto, de defesa e ataque ao mesmo tempo.
Kumite: Kihon gohon Kumite (educativo de luta com 05 passos):  Existem varias classes de kumite, a medida de evoluímos no aprendizado do Karate. Começamos com o básico que é o Gohon Kumite (avançando cinco passos). Geralmente realiza-se uma só técnica (Age Uke por exemplo). recuando e defendendo o ataque cinco vezes, na última defesa contra-ataca (Gyaku Zuki (soco contrário direto) por exemplo) sem avançar, e com Kiai (grito). Ambos voltam a Yoi (preparação) e trocam, quem atacava agora defende.
Tori (o atacante)
• Jodan (alto) (5 vezes), Chudan (meio) (5 vezes) ou Mae geri (chute de frente) (5 vezes)
Uke (o defensor) • Age uke (defesa alta) (5 vezes) + Gyaku zuki (soco contrário à base), Soto ude uke (defesa do exterior para o interior) (5 vezes) + Gyaku zuki ou Gedan barai (5 vezes) + Gyaku zuki 
Técnicas de luta real (Kumite) > A partir de agora será exigido também a avaliação de luta real, sendo que neste ponto é importante ao aluno, mostrar coragem, e aplicar todo o ensinamento para ter uma boa luta.
 FAIXA LARANJA (4º Kyu)
    A faixa laranja é o intermédio de técnicas básicas para o avançando, a partir de agora o faixa laranja terá um desafio ainda maior tendo que aprender a nomenclatura dos movimentos, no exame não mais existe exemplo de movimentos e sim, somente voz de comando, o faixa laranja terá que mostrar toda sua criatividade, todo seu esforço em luta, em demonstração de movimentos, sem força não haverá definição, nem mesmo eficácia. O tempo mínimo exigido é de 6 meses para estar apto a prestar exame para a o próximo kyu. Abaixo segue o que é exigido para o exame de faixa.
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi, Nekoashi-dachi, Fudo-dachi.  Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque com as mãos: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki e guiaku zuki, Uraken, empi-uchi, Shuto-uchi .
Técnicas de Defesas: Gedan barai, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke.
Técnicas de chutes > Mae-geri, mawashi-geri, yoko-geri, Ushiro-geri, Ura-Maw-ashi-Geri
Avaliação do kihon > No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa. São exigidos,  técnicas de ataques e defesas de mão e perna. É importante avaliar a criatividade nas defesas e nos ataques, o aluno não poderá repetir sempre os mesmos movimentos, é importante também ter força, eficácia nos golpes (Kime), o Kyai também é muito importante. Não existe demonstração de golpes, somente voz de comando, é importante o aluno não errar os movimentos, não trocar o que foi pedido para execução.
    Técnicas de luta imaginária (Kata) > Para o faixa laranja, é exigido o terceiro kata do estilo Shotokan, Heian-Sandan, “bunkai” (explicação do movimento, o que ele está executando em determinado movimento, qual o nome do golpe e ainda, o que o seu adversário imaginário está executando para que ele aplique o movimento do kata) para avaliação de movimentos básicos, e o quarto kata Heian-Yondan.
Kihon sanbon Kumite (educativo de luta com 03 passos):  No Sanbon Kumite (avançando três passos) introduz um elemento a mais de dificuldade, é realizado três ataques em três níveis diferentes, Jodan, Chudan e Gedan , e defendem os ataques com três defesas diferentes, realizando o Kiai na última defesa (velocidade e força submáxima). Regressando em Yoi igual ao Gohon Kumite.
Tori (o atacante) • Jodan + Chudan + Mae geri Uke (o defensor) • Age uke + Soto ude uke + Gedan barai + Gyaku zuki
Técnicas de luta real (Kumite) > Para o faixa Laranja, é cobrado mais de uma luta, e o bom desempenho é muito importante, pois assim estará mostrando tudo que aprendeu em aula, e o que está sabendo de aplicação de técnicas.
 FAIXA VERDE (3º Kyu)
   A faixa verde, já é considerada uma faixa alta dentro dos ensinamentos, um nível avançado onde o aluno já com um bom tempo de treinamentos e com técnicas apuradas em luta já será considerado um forte oponente, e em técnicas terá de mostrar experiência, força e muita garra em aplicação, a criatividade em luta será seu ponto forte, não poderá se estacionar apenas no básico, se não desenvolver seus reflexos e seu corpo para adaptação em golpes mais difíceis, o aluno não conseguira executar os movimentos, nesta fase terá 1 ano de treinamento. Exigindo assim ao final de um ano estará apto para prestar exame do próximo kyu. Abaixo segue o que é exigido para o exame de faixa.
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi, Nekoashi-dachi, Fudo-dachi, Yori Ashi.  Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki e guiaku zuki, Uraken, Shuto-uchi, Kizami-zuki, Mawashi Zuki, Ura Zuki, Mae Empi-uchi Tate Empi-uchi Mawashi Empi-uchi, Ushiro Empi-uchi.
Técnicas de Defesas: Gedan-barai, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke.
Técnicas de chute > Mae-geri (keague e kekomi), mawashi-geri, yoko-geri (keague e kekomi), Ushiro-geri, Ura-Maw-ashi-Geri, Tobi geri: mae, Maw e Yoko (chute com salto), Kansetsu Gueri, Fumikomi, Nidan Gueri, Mikasuki Gueri, , Mae Ashi Gueri, kizame Mawashi Gueri, Ashi Barai.
 Avaliação do kihon > No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa. São exigidos,   técnicas de ataque e defesa de mão e perna. Aqui é importante avaliar a criatividade, em defesas, em ataques, o aluno não poderá repetir sempre os mesmos movimentos, é importante também ter força, eficácia nos golpes (Kime), o Kyai também é muito importante. Não existe demonstração de golpes, somente voz de comando, é importante o aluno não errar os movimentos, não trocar o que foi pedido para execução.
    Técnicas de luta imaginária (kata) > Para o faixa Verde é exigido como kata básico o quarto kata Heian-Yodan, “bunkai” (explicação do movimento, o que ele está executando em determinado movimento, qual o nome do golpe e ainda, o que o seu adversário imaginário está executando para que ele aplique o movimento do kata) sendo este o seu kata para explicações de técnicas, é exigido do aluno um bom desempenho em bases, equilíbrio, definição de golpes, defesas, e Kime em todas as posições, o kata ao qual será avaliado o que foi desenvolvido como técnica nova será o quinto kata Heian-Godan, este terá um peso grande caso haja falha poderá ter peso de pendência em técnicas, o aluno terá uma preocupação ainda maior, pois agora terá alguns pontos de dificuldades, como salto, e velocidade de execução, o Heian-Godan, é o último kata básico, por isso é super importante o aluno ter todos os Katás em mente e em boas condições de execução.
Kihon ippon Kumite (educativo de luta com 01 passo):  Aqui começa a realizar o verdadeiro kumite, com algumas regras que devem ser respeitadas. Inicia-se com um dos elementos (um em frente ao outro) em Yoi, o atacante recua a perna direita e fica na posição Zenkutsu Gedan Barai, anuncia o nível do ataque e a técnica a executar, o outro elemento que defende permanece em Yoi e desta posição, recuando realiza a defesa e imediatamente contra-ataque. Ambos permanecem em Kime alguns segundos, depois voltam a Yoi ao mesmo tempo.
Tori (o atacante) Uke (o defensor) • Jodan Oi zuki (soco em deslocamento tipo perseguição) • Age uke + Gyaku zuki • Chudan Oi zuki • Soto ude uke + Gyaku zuki • Chudan Mae geri • Gedan barai + Gyaku zuki • Yoko geri kekomi • Soto ude uke + Gyaku zuki • Mawashi geri (chute semicircular) • Uchi ude uke + Gyaku zuki • Ushiro geri (chute para trás, tipo coice) • Gedan uke + Gyaku zuki

    Técnicas de luta real (Kumite) > Para o faixa verde é cobrado mais de uma luta, e o bom desempenho é muito importante, pois assim estará mostrando tudo que aprendeu em aula, e o que está sabendo de aplicação de técnicas.
   Técnicas Especiais > A partir de agora entrará como técnicas especiais, uma prova escrita sobre técnicas, fundamentos e história do karate, o aluno não poderá ser reprovado nesta parte uma vez que tem um peso muito grande, podendo ser reprovado caso não consiga ter esse conhecimento extra, é bom lembrar que entra também parte de arbitragem de kumite. Nesta parte ainda será cobrado a parte prática da arbitragem.
 FAIXA ROXA (2º kyu)
   Um aluno que chegou até aqui já terá cerca de 3 anos e 1/2 de treinamentos, caso ele não tenha deixado de fazer nenhum exame de faixa, mais importante ainda é que já terá acumulado muito conhecimento, considerado já um graduado, entre os Dangais (faixas básicas), o faixa roxa já será visto como um aluno de alto nível tendo que mostrar em seu exame muita técnica, muito Kime, muita força de definição e além disso todo o conhecimento em nomenclaturas, mostrar aos examinadores, seu conhecimento em disciplina, e também ensinar aos seus colegas de treino o respeito do karate, já não mais é visto como um principiante, então terá de mostrar a partir de agora como se fosse o exemplo. É exigido do faixa Roxa 1 ano de treinamentos para estar apto a prestar exame de faixa. Abaixo segue o que é exigido para o exame de faixa:
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi, Nekoashi-dachi, Fudo-dachi, Yori Ashi.  Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki e guiaku zuki, Uraken, Shuto-uchi, Kizami-zuki, Mawashi Zuki, Ura Zuki, Mae Empi-uchi Tate Empi-uchi Mawashi Empi-uchi, Ushiro Empi-uchi.
Técnicas de Defesas: Gedan-barai, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke.
Técnicas de chute > Mae-geri (keague e kekomi), mawashi-geri, yoko-geri (keague e kekomi), Ushiro-geri, Ura-Maw-ashi-Geri, Tobi geri: mae, Maw e Yoko (chute com salto), Kansetsu Gueri, Fumikomi, Nidan Gueri, Mikasuki Gueri, , Mae Ashi Gueri, kizame Mawashi Gueri, Ashi Barai.
Avaliação do kihon > No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa. São exigidos,   técnicas de ataque e defesa de mão e perna, aqui é importante avaliar a criatividade, em defesas, em ataques, o aluno não poderá repetir sempre os mesmos movimentos, é importante também ter força, eficácia nos golpes (Kime), o Kyai também é muito importante. Não existe demonstração de golpes, somente voz de comando, é importante o aluno não errar os movimentos, não trocar o que foi pedido para execução. Acrescentando muito não poderá o aluno executar simplesmente alguns golpes deverá ser avaliado técnicas de diversos pontos inclusive técnicas de queda, de ataques em situações diversas, defesas com precisão, e execução de chutes com controle total de ida e volta, observando sempre a postura, e os fundamentos para execução.
   Técnicas de luta imaginária (kata) > Para o faixa roxa será cobrado como kata base o quinto kata shotokan, Heian-Godan, “bunkai”  (explicação do movimento, o que ele está executando em determinado movimento, qual o nome do golpe e ainda, o que o seu adversário imaginário está executando para que ele aplique o movimento do kata) e como kata de desenvolvimento o Primeiro kata Tekki, Tekki-shodan, vale a pena ressaltar que as técnicas deste kata até agora não foram vistas, passando agora para desenvolvimentos avançados de técnicas apuradas, de bases com a melhor performance possível. Além destes dois katás exigidos, ainda é bom lembrar ao aluno de que poderá ser cobrado mais um kata para ser aplicado, ser mostrado as técnicas e explicar os movimentos, esse kata poderá ser qualquer um dos katás básicos anteriores.
KUMITE:
. Jiu ippon kumite (ataque real em um passo)
· Jiu Sanbom kumite (três ataques reais livres)
· Shiai kumite (Luta competitiva)
Jiyu Kumite:  É o combate livre, Aqui ambos lutadores aplicam livremente as técnicas que apreenderam em seus treinamentos diários. É necessário ter um bom controle das técnicas para evitar lesões, que nos tirariam de nossos treinamentos cotidianos.
Pontos principais a verificar na execução de kumite   
ATITUDE  1. Mostrar o devido respeito  2. Mostrar boa educação

MENTAL 1. Manter as emoções estáveis  2. Manter um espírito forte ( Ki “energia mental”)
KAMAE ( Posição inicial )  1. Postura corporal correta.  2. Maai (distância ) correta  3. Posição correta dos olhos  4. Manter uma energia potencial
OFENSIVA  1. Maai apropriada para executar a técnica pedida  2. Forte intenção de atingir o alvo  3. Atacar o adversário na área do alvo (foco)  4. Técnica básica correta e forte
DEFENSIVA  Esquiva corporal  1. Movimento apropriado  2. "Timing" (tempo) apropriado  3. Distância (Maai) apropriada
Defesas  1. "Timing" correto  2. Técnicas básicas de defesas fortes e corretas  3. Pontos de contato corretos para a defesa contra o adversário  4. Usar a área de contato correta para as defesas
Contra-Ataque  1. Distância ( Maai ) apropriada para apanhar o alvo  2. Apanhar o adversário no alvo correto  3. Técnica de ataque definitiva forte e correta (Ippon)
ZANSHIN ( Após a técnica )  1. Manter-se física e mentalmente preparado para o movimento seguinte
RESPIRAÇÃO  1. Coordenar a respiração com a técnica
Técnicas de luta real (Kumite) > Para o faixa Roxa, é cobrado mais de uma luta, e o bom desempenho é muito importante, pois assim estará mostrando tudo que aprendeu em aula, e o que está sabendo de aplicação de técnicas. O detalhe importante é que as lutas poderão ser feitas com golpes mais fortes respeitando sempre a integridade do aluno, e do atleta, porém será avaliado muito o desempenho em soltar maior número de golpes, maior técnica, enfim, para o grau maior mais exigencia.
 Técnicas Especiais > Aqui será cobrado, uma prova escrita de técnicas, fundamentos e história, uma prova escrita de arbitragem, prova prática de arbitragem, como juiz central e como juiz auxiliar, é observado como comporta o aluno sendo agora a autoridade máxima dentro de uma luta. Estas técnicas tem um peso enorme nesta fase, por isso o aluno deve sempre estar atualizado e fazendo cursos, para poder ter um bom desempenho. Nesta fase não é permitida falha, a pendência é muito comum, pois no exame será um conjunto, se algo estiver errado não será permitida a passagem para outro grau.


FAIXA MARRON (1º Kyu)
    Agora realmente terá uma avaliação maior. terá de ser muito preciso em seus movimentos, em suas explicações, enfim, será necessário ter muito anos de treinamento para passar para o nível superior,   é exigido no mínimo de 2 anos de registro junto à Federação Candanga de Karate do Distrito Federal, além disso os exames de faixa são realizados sempre pelos examinadores da federação que são professores de grau elevado (Mestres).
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi, Nekoashi-dachi, Fudo-dachi, Yori Ashi.  Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki e guiaku zuki, Uraken, Shuto-uchi, Kizami-zuki, Mawashi Zuki, Ura Zuki, Mae Empi-uchi Tate Empi-uchi Mawashi Empi-uchi, Ushiro Empi-uchi.
Técnicas de Defesas: Gedan-barai, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke.
Técnicas de chute > Mae-geri (keague e kekomi), mawashi-geri, yoko-geri (keague e kekomi), Ushiro-geri, Ura-Maw-ashi-Geri, Tobi geri: mae, Maw e Yoko (chute com salto), Kansetsu Gueri, Fumikomi, Nidan Gueri, Mikasuki Gueri, , Mae Ashi Gueri, kizame Mawashi Gueri, Ashi Barai.
Avaliação do kihon > No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa. São exigidos,   técnicas de ataque e defesa de mão e perna, aqui é importante avaliar a criatividade, em defesas, em ataques, o aluno não poderá repetir sempre os mesmos movimentos, é importante também ter força, eficácia nos golpes (Kime), o Kyai também é muito importante. Não existe demonstração de golpes, somente voz de comando, é importante o aluno não errar os movimentos, não trocar o que foi pedido para execução. Acrescentando muito não poderá o aluno executar simplesmente alguns golpes deverá ser avaliado técnicas de diversos pontos inclusive técnicas de queda, de ataques em situações diversas, defesas com precisão, e execução de chutes com controle total de ida e volta, observando sempre a postura, e os fundamentos para execução.
   Técnicas de luta imaginária (kata) > Para o faixa marrom será cobrado como kata base o kata Tekki, Tekki-shodan, “bunkai” (explicação do movimento, o que ele está executando em determinado movimento, qual o nome do golpe e ainda, o que o seu adversário imaginário está executando para que ele aplique o movimento do kata.) Além destes dois katás exigidos, ainda é bom lembrar ao aluno de que poderá ser cobrado mais um kata para ser aplicado, ser mostrado as técnicas e explicar os movimentos, esse kata poderá ser qualquer um dos katás básicos anteriores.
Kumite:
- Jiu ippon kumite (ataque real em um passo)
· Jiu Sanbom kumite (três ataques reais livres)
· Shiai kumite (Luta competitiva)
Jiyu Kumite:  É o combate livre, Aqui ambos lutadores aplicam livremente as técnicas que apreenderam em seus treinamentos diários. É necessário ter um bom controle das técnicas para evitar lesões, que nos tirariam de nossos treinamentos cotidianos.
(Em adição aos pontos requeridos para a  fase anterior) OFENSIVA  1. Calcular a " Maai " apropriada ( Mikiri  “saída de ataque para trás e retorno imediato”)  2. Utilizar o " Timing " apropriado de ataque
DEFENSIVA  1. Calcular a “Maai" (distancia)  apropriada ( Mikiri )  2. Selecionar a defesa ou a esquiva corporal apropriada
CONTRA-ATAQUE  1. "Timing" apropriado após a defesa ou esquiva corporal  2. Selecionar a técnica apropriada para o alvo disponível
Técnicas de luta real (Kumite) > Para o faixa Marrom, é cobrado mais de uma luta, e o bom desempenho é muito importante, pois assim estará mostrando tudo que aprendeu em aula, e o que está sabendo de aplicação de técnicas. O detalhe importante é que as lutas poderão ser feitas com golpes mais fortes respeitando sempre a integridade do aluno, e do atleta, porém será avaliado muito o desempenho em soltar maior número de golpes, maior técnica, enfim, o grau maior, mais se exige.
 Técnicas Especiais > Aqui será cobrado, como na faixa anterior, uma prova escrita de técnicas, fundamentos e história, uma prova escrita de arbitragem, prova prática de arbitragem, como juiz central e como juiz auxiliar, é observado como comporta o aluno sendo agora a autoridade máxima dentro de uma luta. Estas técnicas tem um peso enorme nesta fase, por isso o aluno deve sempre estar atualizado e fazendo cursos, para poder ter um bom desempenho. Nesta fase não é permitida falha, a pendência é muito comum, pois no exame será um conjunto, se algo estiver errado não será permitida a passagem para outro grau.
 FAIXA PRETA (SHO-DAN)
    Agora realmente terá uma avaliação máxima, terá de ser muito preciso em seus movimentos, em suas explicações, enfim, será necessário ter muito anos de treinamento para passar para o nível superior,   é exigido no mínimo de 2 anos de registro junto à Federação Candanga de karate do Distrito Federal, além disso os exames de faixa são realizados sempre pelos examinadores da federação, que são professores de grau elevado (Mestres).
Técnicas de base  Zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi, Nekoashi-dachi, Fudo-dachi, Yori Ashi.  Todas estas bases paradas e em deslocamento.
Técnicas de Ataque: Oizuki, nidan zuki, sambom zuki e guiaku zuki, Uraken, Shuto-uchi, Kizami-zuki, Mawashi Zuki, Ura Zuki, Mae Empi-uchi Tate Empi-uchi Mawashi Empi-uchi, Ushiro Empi-uchi.
Técnicas de Defesas: Gedan-barai, Jodan age-uke, Chudan Soto-ude-uke, Chudan Uchi-ude-uke e shuto-uke.
Técnicas de chute > Mae-geri (keague e kekomi), mawashi-geri, yoko-geri (keague e kekomi), Ushiro-geri, Ura-Maw-ashi-Geri, Tobi geri: mae, Maw e Yoko (chute com salto), Kansetsu Gueri, Fumikomi, Nidan Gueri, Mikasuki Gueri, , Mae Ashi Gueri, kizame Mawashi Gueri, Ashi Barai.

PROGRAMA BÁSICO:

1.    Avançando, Em Zenkutsu Dachi, Sanbon-zuki.
2.    Recuando, Em Zenkutsu Dachi, Age-uke Com Guiaku-zuki.
3.    Avançando, Em Zenkutsu Dachi, Uchi Uke Seguido De Kizami Zuki E Guiaku-zuki.
4.    Avançando, Em Zenkutsu Dachi, Soto Uke Seguido De Empi Uraken E Guiaku-zuki. (Posições Zenkutsu, Kiba-dachi, Zenkutsu).
5.    Avançando, Em Kokutsu Dachi, Shuto-uke Seguido De Guiaku-nukite Em Zenkutsu Dachi.
6.    Recuando Shuto-uke,  Mais, Kizami Geri Seguido De Guiaku-zuki.
7.    Partindo De Zenkutsu Dachi, Avançar E Recuar Executando Gedan Barai Em Kiba Dachi, Seguido De Guiaku-zuki Em Zenkutsu Dachi.   (Posições Kiba-dachi E Zenkutsu Dachi).
8.    Ringueri (Chutes Consecutivos) - Alternando As Pernas, Executar Mae geri Kekomi Seguido De Mae geri Keage. (3 Vezes).
9.    Executar Com A Mesma Perna, Mae geri Seguido De Mawashi geri.
10. Executar Com A Mesma Perna, Mawashi geri Seguido De Yoko Kekomi.
11. Alternando As Pernas Executar, Yoko geri Keage Seguido De Ushiro geri. (3 Vezes).
12.  Posição De Partida Uma Vez A Esquerda Uma Vez A Direita, Executar Na Seqüência Mae geri, Yoko geri, Mawashi geri, Ushiro geri, Concluindo Com gedan Barai Seguido De Guiaku Zuki.
Avaliação do kihon > No kihon é avaliado a eficácia dos golpes assim como a defesa., São exigidos,   técnicas de ataque e defesa de mão e perna, aqui é importante avaliar a criatividade, em defesas, em ataques, o aluno não poderá repetir sempre os mesmos movimentos, é importante também ter força, eficácia nos golpes (Kime), o Kyai também é muito importante. Não existe demonstração de golpes, somente voz de comando, é importante o aluno não errar os movimentos, não trocar o que foi pedido para execução. Acrescentando muito não poderá o aluno executar simplesmente alguns golpes deverá ser avaliado técnicas de diversos pontos inclusive técnicas de queda, de ataques em situações diversas, defesas com precisão, e execução de chutes com controle total de ida e volta, observando sempre a postura, e os fundamentos para execução.
   Técnicas de luta imaginária (kata) > Para o faixa PRETA será cobrado um dos kata  de base, o kata Tekki, Tekki-shodan, Bassai-Dai “bunkai” (explicação do movimento, o que ele está executando em determinado movimento, qual o nome do golpe e ainda, o que o seu adversário imaginário está executando para que ele aplique o movimento do kata). Além destes dois katás exigidos, ainda é bom lembrar ao aluno de que poderá ser cobrado mais um kata para ser aplicado, ser mostrado as técnicas e explicar os movimentos, esse kata poderá ser qualquer um dos katás básicos anteriores.
1. Apresentar um kata de base, que será sorteado entre os katas básicos característicos de cada estilo.

2. Apresentar Um Kata Superior escolhido entre os katas obrigatórios:
            Kanku Dai e  Jion (Shotokan)
            Seipai e  Saifa (Goju-Ryu)
            Seentin e Bassai-Dai (Shito-Ryu)
            Seishan e Shinto (Wado-Ryu).
KUMITE: Deverá dominar todos os fundamentos de luta anteriores
Jiyu Kumite:  É o combate livre, Aqui ambos lutadores aplicam livremente as técnicas que apreenderam em seus treinamentos diários. É necessário ter um bom controle das técnicas para evitar lesões, que nos tirariam de nossos treinamentos cotidianos.
(Em adição aos pontos requeridos para a  fase anterior) OFENSIVA  1. Calcular a " Maai " apropriada ( Mikiri  “saída de ataque para trás e retorno imediato”)  2. Utilizar o " Timing " apropriado de ataque
DEFENSIVA  1. Calcular a “Maai" (distancia)  apropriada ( Mikiri )  2. Selecionar a defesa ou a esquiva corporal apropriada
CONTRA-ATAQUE  1. "Timing" apropriado após a defesa ou esquiva corporal  2. Selecionar a técnica apropriada para o alvo disponível
ZANSHIN ( após a técnica ) 
· Preparação mental e física no máximo para manter a capacidade de resposta ás ações do adversário, mesmo após desferir uma técnica decisiva (Ippon)
MENTAL · Manter o controle mental do adversário
TÁTICA/ESTRATÉGIA  · Determinar as táticas mais eficazes para controle do adversário
" TIMING "  · Recorrer aos princípios de "timing" apropriados de esquiva ou contra-ataques.
GOLPE  ( IPPON, NIHON E SANBON )  Técnica forte e correta mantendo o equilíbrio e altura correta 
Técnicas de luta real (Kumite) > Para o faixa PRETA, é cobrado mais de uma luta, e o bom desempenho é muito importante, pois assim estará mostrando tudo que aprendeu em aula, e o que está sabendo de aplicação de técnicas. O detalhe importante é que as lutas poderão ser feitas com golpes mais fortes respeitando sempre a integridade do aluno, e do atleta, porém será avaliado muito o desempenho em soltar maior número de golpes, maior técnica, enfim, o grau maior, mais se exige.
    Técnicas Especiais > Aqui será cobrado, como na faixa anterior, uma prova escrita de técnicas, fundamentos e história, uma prova escrita de arbitragem, prova prática de arbitragem, como juiz central e como juiz auxiliar, é observado como comporta o aluno sendo agora a autoridade máxima dentro de uma luta. Estas técnicas tem um peso enorme nesta fase, por isso o aluno deve sempre estar atualizado e fazendo cursos, para poder ter um bom desempenho. Nesta fase não é permitida falha, a pendência é muito comum, pois no exame será um conjunto, se algo estiver errado não será permitida a passagem para outro grau.
FAIXA PRETA (NI-DAN  E  SANDAN)
O Mesmo Kihon De Shodan Mais Os Itens Abaixo Descritos:

  1. Avançando Com Mae geri Seguido De Sanbon Zuki.
  2. Posição De Partida, Kokutsu Dachi Em chudan Uchi Uke, Executar  no Lugar Um  guiaku-zuki Em Zenkutsu Dachi, Avançar Com Maegueri Na Seqüência Executar Um guiaku-zuki, Retornar A Posição Kokutsu Dachi Com chudan Uchi Uke. Executar Na seqüência 3 Vezes.
  3. Posição De Partida Zenkutsu gedan Barai ,Avançar Com Oizuki e no Lugar Executar Shuto-uke Em Kokutsu Dachi,  Seguido De guiaku-zuki No Mesmo Lugar, Concluindo Com gedan Barai. (Posições Zenkutsu, Kokutsu, Zenkutsu).

FAIXA PRETA (YONDAN E GODAN)
O Mesmo Kihon De 1o., 2o. E 3o. Dan,  Mais Os Itens Abaixo Descritos:

  1. Mae geri e Mawashi geri com a mesma Perna, Seguindo Com Uraken Uchi E Guiaku Zuki.
  2. Mawashi geri e Yoko geri Kekomi Com A Mesma Perna, Descendo Em Kiba Dachi, Seguindo Com Yoko Kentsui Uchi E Guiaku Zuki Em Zenkutsu Dachi.
  3. Ura Mawashi geri  E Mawashi geri Com A Mesma Perna, Descendo Com Shuto Uchi Jodan, E Guiaku Zuki.

Kata
1. Um Kata Sorteado Entre Os Katas Da Lista Obrigatória Da W.K.A.:
      Kanku Dai e  Jion (Shotokan)
      Seipai e  Saifa (Goju-Ryu)
      Seentin e Bassai-Dai (Shito-Ryu)
      Seishan e Shinto (Wado-Ryu).
2. Dois  Katas Superiores de livre escolha, fora da lista obrigatória da W.K.A..





KUMITE
Avançado (Em adição aos pontos requeridos para as fases anteriores) MENTAL · Manter o controle mental do adversário
TÁTICA/ESTRATÉGIA  · Determinar as táticas mais eficazes para controle do adversário
"TIMING”   · Recorrer aos princípios de "timing" apropriados de esquiva ou contra-ataques.
GOLPE (IPPON, NIHON, SANBON)  Técnica forte e correta mantendo o equilíbrio e altura correta.

Será a critério da banca examinadora o número de apresentações e o tipo de Kumite.
A PARTIR DO 6º DAN
A CRITÉRIO DA BANCA EXAMINADORA
________________________________________________
Prof. João Alves do Nascimento Filho
CREF-7 001496-G/DF

Brasília-DF., 23 de Maio de 2009.


PROGRAMA DE EXAME DE FAIXAS PRETAS
CONHECIMENTOS BÁSICOS


01 – Quem é o pai de todos os métodos de combate mão a mão, inclusive o Karatê ?
-          Mestre Bodhidharma, conhecido em japonês por (DARUMA DAISHI)
02 – Quem era Daruma Daishi?
-          Era um monge budista indiano
03 – O que trouxe Bodhidharma a China:
-          Foi o conhecimento de que o budismo estava sendo pregado de forma errada
04 – Com que Daruma Daishi se encontrou e o que ocorreu neste encontro?
-          Encontrou-se com o Imperador WU, o qual discordava dele num dos pontos fundamentais do budismo
05 – Qual era o ponto discutido?
-          Que o espírito do Buda era nesta vida ou depois da morte
06 – O que achava Daruma Daishi?
-          Que o espírito devia ser aperfeiçoado para atingir a perfeição nesta vida e dirigiu um ataque ao imperador neste sentido.
07 – O que fez o imperador em Daruma?
-          Expulsou-o do Império Chinês
08 – Para onde partiu Daruma?
-          Para o templo  Shao Lin
09 – Qual o significado de “ Shao Lin”?
-          É o nome de um velho mosteiro budista
10 – Onde está situado o velho mosteiro?
-          Na montanha de Haoshan
11 – Baseado em que livro ensinou os meios de disciplinar o corpo?
-          Daruma trouxe consigo dois livros sobre  as artes militares
12 – Qual o título desses livros?
-          O I- Chin- Ching  e o Hsien sui ching
13 – As técnicas por ele ensinadas com as mais tradicionais técnicas de combate chinês formaram que método?
-          A luta chamada Shao Lin Ssu Kempo
14 – Qual a origem do Shao Lin Ssu ?
-          Indiana
15 – Qual a origem do Shao Lin Ssu Kempo?
-          Chinesa
16 – Quais os métodos de combate desenvolvidos até chegar ao karatê ?
-          I chin ching, Shao Lin ssu, Shao lin ssu kempo, Kang-fa, Taichi chuan, Taikyoko ken, Jou fa, Lung huan chan, yukan ken, jujutsu, bushido, chakuriki, shuku, kempo loretano, okinawa te
17 – O que significa Okinawa te?
-          Mãos em japonês
18 – O que aconteceu de importante par ao desenvolvimento do Okinawa te no ano de 1902 ou 1903?
-          A faculdade de Okinawa adotou o karatê como matéria obrigatória de Educação Física
19 – O que é o Karatê?
-          É sobretudo uma arte marcial que põe a prova o caráter, a personalidade e a alma. Serve como defesa pessoal e se pratica com as mãos vazias.
20 – Qual a origem do karatê?
-          Conforme a história o karatê veio da Índia para a China e da China para Okinawa.
21 – Por quem foi trazida esta arte para China?
-          Pelo monge budista Bodhai – Dharma
22 – Como se chamava essa luta na época?
-          kempô
23 – Em que século foi introduzido o Kempô em Okinawa?
-          No século XVII
24- Como surgiu o Karatê ?
-          Com a fusão do Okinawa te e o Jujutsu
25 – Em que região está localizada Okinawa?
-          Em uma ilha do sudeste japonês
26 – Em quantas escolas ficou dividido o Karatê?
-          Em três escolas
27 – Quais foram elas?
-          Shuri te , Naha te e Tomari te
28 – Em que região está localizada Shuri?
-          Ao norte de Okinawa
29 – Qual era o tipo de karatê praticado em Shuri?
-          O estilo longo e forte
30 – Em ano o okinawa te foi introduzido no Japão?
         - Em 1922 pelo mestre Ginshin Funakoshi
31 – Em que ano  e em que cidade Funakoshi fez a sua primeira demonstração?
-          Em 1916 na cidade de Kioto
32 – Onde nasceu Funakoshi?
-          Na província de Shuiri Okinawa em 1868 e morreu em 1957
33 – Qual o significado de karatê do?
-          Mãos vazias
34 – Quem modernizou, propagou e deu poder de penetração ao karatê?
-          Mestre Gishin Funakoshi
35 – Em que ano foi criado o estilo Shotokan?
-          Em 1936
36 – Com o desaparecimento de Funakoshi quem assumiu o seu lugar?
-          Seu filho Yoshitaka
37 – O que fez Yoshitaka?
-          Criou o Tem No Kata e aperfeiçoou as técnicas de pé
38 – Quem foi o criador do estilo Goju Ryu?
-          Mestre Miagi Chujun
39 – Quem criou o Wado Ryu?
-          Mestre Otsuka
40 – Quem criou o Shito Ryu?
-          Mestre Kenwa Mabuni
41 – Quem criou o Kyokushikai?
-          Young Choi
42 – Quem criou Shorin Ryu?
-          Mestre Chibana
43 – Qual o significado da palavra Shotokan ?
-          Casa de shoto, era o apelido de Funakoshi
44 – O que é Katá?
-          É uma luta imaginaria e uma forma de ginástica rítmica e precisa, onde o karateca desenvolve a técnica de forma que seu corpo adquira os movimentos automáticos.
45 – Em quantas partes se divide o karatê ?
-          Em três partes o Kihon (fundamentos), Kata (forma0 e Jiu Kumite (luta)
46 – Quais os pontos chaves do karatê?
-          Postura, concentração, velocidade, tempo e impacto
47 – Sem a força do Tandem (abdômen) é possível fazer movimentos que exijam força?
-          Não, o Tandem é o centro de todas as forças do corppo.
48 – KIAI significa grito?
-          Não, o grito é a expressão do KIAI
49 – Quais são  os propósitos do grito no KIAI?
-          Encorajar-se psicologicamente aumentando a força
50 – Quem trouxe o karatê para o Brasil e em que ano?
-          Os imigrantes japoneses em 1908
51 – Quem trouxe o karatê para Brasília?
-          Mestre Tetsuma Higashino
52 – Quais são os três principais componentes que controlam os movimentos do corpo durante o soco?
-          Braço que soca, braço que é retraído e movimento dos quadris
53 – Quais são os preceitos práticos que devem guiar os karatecas na sua busca de autocontrole?
-          Esforçar-se para a formação do caráter; Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão; Criar o intuito de esforço; Respeitar acima de tudo; Conter o espírito de agressão.
54 – Quando foi criada a CBK?
-          Em 11 de setembro de 1987
55 – Quando foi criada a FCKDF?
-          Em 12 de março de 2004-07-05