sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Começaram as seletivas para o TUF Brasil 3

O UFC realizou no dia 11 de novembro, no Rio de Janeiro, as seletivas para a terceira temporada do reality show The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões, ou TUF Brasil, como já ficou conhecido. Entre as centenas de candidatos que apareceram num hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, para tentar uma vaga na casa, estavam veteranos que já flertaram com o UFC, nomes já conhecidos do circuito nacional e desconhecidos buscando um lugar ao sol.
As seletivas foram realizadas para pesos-médios, pesos-meio-pesados e pesos-pesados. Figuras carimbadas do Jungle Fight, Bitetti Combat e Wocs estavam presentes, entre eles, o ubaense Éder Bambu Souza.
Joe Silva, matchmaker (responsável pelo casamento de lutas) do UFC, afirmou que os cartéis profissionais de cada lutador são os dados mais importantes para ele na seleção. Antes de serem entrevistados pelos produtores, os atletas passam pela sua avaliação. Todavia, ele reconheceu que as entrevistas são muito importantes para quem segue adiante.
“É um programa de televisão. Minha parte é dizer que este lutador é bom o suficiente na parte da luta: ele tem o cartel e tem as habilidades. Mas aí, vai para os produtores, e eles têm que fazer entrevistas, e eu digo aos lutadores que esta é a parte difícil, porque eles não estão acostumados com isso. Estão acostumados aos treinos e lutas, mas não a estar em frente a uma câmera, com um microfone na cara, e a mostrar sua personalidade. Depois de passarmos pela minha parte, eu digo, 'Esta é a parte difícil, vocês têm que marcar um golaço aqui', porque às vezes eles estão cansados, acabaram de fazer manopla, entram na entrevista e começam com o 'Sim. Não. Que seja' e não mostram sua personalidade. Essa é sua hora de brilhar”, explicou Silva, que descartou que os lutadores que conhecem ou treinam com atletas do UFC tenham vantagem na seleção.
“Sempre que temos uma seletiva, todo mundo no UFC me liga dizendo, 'Joe, eu tenho um cara que tem que estar lá dentro! Dá uma chance a ele!' Eu olho para todos. Eu não me importo com quem você está, mas com o que você fez. Se você é talentoso e tem um bom cartel, é isso que vai te fazer entrar”, concluiu o dirigente.