quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dojo Kun


O mestre Gichin Funakoshi desenvolveu e aperfeiçoou o aspecto filosófico do Karatê, incluindo na filosofia dessa arte marcial o bushido, o código de honra dos samurais. Ele também dava ênfase aos aspectos psicológicos da prática, para que o praticante melhorasse sua concentração e tivesse mais controle sobre suas emoções.
Como explicado no post de terça, 28/08, ele criou o Niju Kun e o Dojo Kun. O primeiro são os ensinamentos do mestre Funakoshi e o segundo são os mandamentos para o local onde se pratica karatê. Em ambos, sempre se começa a leitura pela palavra hitotsu, que é a forma que os japoneses dizem “sempre”. Isso porque Funakoshi acreditava que nenhum ensinamento ou mandamento é mais importante que o outro.


HITOTSU Esforçar-Se Para A Formação Do Caráter
HITOTSU Criar O Intuito De Esforço
HITOTSU Respeito Acima De Tudo
HITOTSU Conter O Espírito De Agressão
HITOTSU Fidelidade Ao Verdadeiro Caminho Da Razão


HITOTSU Esforçar-Se Para A Formação Do Caráter
Os meios para praticar o karatê é mais que somente físico. Todos os praticantes devem ter consciência da importância da construção de um caráter saudável por meio da disciplina e treinamento rigoroso. O aperfeiçoamento das técnicas por repetição leva ao aprendizado da persistência.

HITOTSU Fidelidade Ao Verdadeiro Caminho Da Razão
Ser fiel é uma tradição samurai e uma das marcas do bushido (caminho do guerreiro). O Karateca deve se mostrar fiel aos ensinamentos, regras e exigências da arte marcial.

HITOTSU Criar O Intuito De Esforço
Sem o esforço não se consegue nada no karatê. Na verdade, em todas as áreas da vida o êxito não é possível sem esforço árduo e sacrifício da parte do profissional. O esforço deve ser de sincero.

HITOTSU Respeito Acima De Tudo
O respeito com os outros é tradição importante dos japoneses. O mestre Funakoshi enfatizava que o karate começa e termina com saudação. Isso demonstra a etiqueta presente na arte marcial, para o mestre sem cortesia não havia um dojo verdadeiro. Você deve mostrar respeito em tudo que faz e em toda parte toda que você vai.

HITOTSU Conter O Espírito De Agressão Destrutiva
Um verdadeiro karateca é uma pessoa com um espírito competitivo, de grande força de vontade, feroz. É injusto usar seus conhecimentos de luta contra uma pessoa inexperiente. Na verdade, o espírito guerreiro do karateca é uma qualidade que deve ser usada para a justiça e para o bem. Não se deve testar suas capacidades na rua, ou então essa qualidade se tornará um defeito.

Niju Kun



Os vinte ensinamentos do Mestre Funakoshi
HITOTSU - KARATEDO WA REI NI HAJIMARI REI NI OWARU KOTO WO WASURUNA
Não se esqueça de que o Karatê começa e termina com rei.

HITOTSU - KARATE NI SENTE NASHI
Não existe primeiro golpe no karatê.

HITOTSU - KARATE WA GI NO TASUKE
O Karatê permanece do lado da justiça.

HITOTSU - MAZU JIKO WO SHIRE SHIKOSHITE TAO WO SHIRE
Primeiro conheça a si mesmo, depois conheça os outros.

HITOTSU - GIJUTSU YORI SHINJUTSU
O pensamento acima da técnica.

HITOTSU - KOKORO WA HANATAN WO YOSU
A mente deve ficar livre.

HITOTSU - WAZAWAI WA GETAI NI SHOZU
O infortúnio resulta de um descuido.

HITOTSU - DOJO NO MI NO KARATE TO OMOUNA
O karatê vai além do dojo.

HITOTSU - KARATE NO SHUGYO WA ISSHO DE ARU
O karatê é uma atividade vitalícia.

HITOTSU - ARAI YURU MONO WO KARATEKA SEYO SOKO NI MYOMI ARI
Aplique o sentido do karatê em todas as coisas. Isso é o que ele tem de belo.

HITOTSU - KARATE WA YU NO GOTOSHI TAEZU NETSUDO WO ATAEZAREBA MOTO NO MIZU NI KAERU
O Karatê é como água fervente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria.

HITOTSU - KATSU KANGAE WA MOTSUNA MAKENU KANGAE WA HITSUYO
Não pense em vencer, pense em não perder.

HITOTSU - TEKI NI YOTTE TENKA SEYO
Mude de atitude conforme o adversário.

HITOTSU - TATAKAI WA KYOJITSU NO SOJU IKAN NI ARI
O resultado de uma batalha depende de como encaramos o vazio e o cheio (a fraqueza e a força).

HITOTSU - HITO NO TEASHI WO KEN TO OMOU
Imagine que os membros de seus adversários são como espadas.

HITOTSU - DANSHIMON WO IZUREBA HYAKUMAN NO TEKI ARI
Ao sair pelo seu portão, você se depara com um milhão de inimigos.

HITOTSU - KAMAE WA SHOSHINSHA NI ATO WA SHIZENTAI
A Kamae (posição de prontidão) é para os iniciantes; com o tempo, adota-se a shizentai(postura natural).

HITOTSU - KATA WA TADASHIKU JISSEN WA BETSUMONO
Execute o kata corretamente; o combate real é outra questão.

HITOTSU - CHIKARA NO KYOJAKU KARADA NO KANKYU WAZA NO SHINSHUKU WO WASURUNA
Não se esqueça de imprimir ou substrair a força, de distender ou contrair o corpo, de aplicar a técnica com rapidez ou lentamente.

HITOTSU - TSUNE NI SHINEN KUFU SEYO
Mantenha-se sempre atento, diligente e capaz na busca do Caminho. 

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O que é Umbanda?


Neste texto vamos interromper nossos estudos de Fitoenergética para falarmos um pouco sobre o que pensamos sobre a umbanda.
Lembramos que os assuntos que estamos apresentando neste blog de estudos, são novas experiências realizadas por umbandistas, são novos conhecimentos que devem ser estudados, debatidos e aplicados, sempre com o objetivo de auxiliar aos necessitados da alma e do corpo que procuram nossas casas espirituais.
Em nenhum momento estamos preocupados em ditar regras ou impor doutrinas, sabedores que somos da grande diversidade de rituais e princípios existentes na Umbanda.
Para aqueles que ainda possuem dificuldade para entenderem esta grande diversidade de rituais existentes na umbanda, sugerimos a leitura do texto de nossa autoria  “Umbanda Uma Visão Sistêmica“ que deve ser lido no linkhttp://www.blog.mataverde.org/archives/187
O que propomos e estimulamos é que os umbandistas, independente da orientação que estejam seguindo, procurem as respostas, se desenvolvam, se libertem das amarras dos preconceitos, não sejam somente joguetes nas mãos de pessoas ignorantes e mal intencionadas.
A Umbanda em hipótese alguma deve ser utilizada para subjugar, para impor medos, restrições, preconceitos ou submissões.
A Umbanda é a luz que liberta da escravidão espiritual imposta pelas grandes religiões dogmáticas, a umbanda abre novos horizontes, liberta as almas que se encontram presas em preconceitos e dogmas milenares.
A Umbanda, através da simplicidade, humildade e caridade, traz o conhecimento espiritual necessário para equilibrar a nossa sociedade materialista, totalmente desorientada de princípios e das verdades espirituais.
O grande livro seguido pela umbanda á o livro da natureza, o livro da vida e dos bons exemplos.
Entendemos a umbanda não somente como uma religião, como as diversas existentes na atualidade, que brigam entre si para disputarem seus adeptos, para dominarem as consciências e cobrarem  dízimos.
A Umbanda não necessita de templos formosos, nem de catedrais monumentais, seu maior templo foi construído pelo criador, é a própria natureza.
Caboclo Mata Verde ensina, e nós aceitamos que a umbanda é muito mais do que uma religião.
Os espíritos não precisam e nem possuem religião, são os humanos ignorantes do conhecimento espiritual que ainda necessitam.
A Umbanda é uma verdadeira escola espiritual, onde todos os assuntos devem ser abordados, estudados, compreendidos e aplicados no dia a dia.
Como dizia Caboclo Mirim: Umbanda é a escola da vida.
Umbanda é mais que uma religião, umbanda é arte, é filosofia, é ciência é o conhecimento universal.
No Núcleo Mata Verde entendemos a umbanda como uma verdadeira escola iniciática; onde amigos espirituais, mestres espirituais nos auxiliam na busca deste conhecimento maior.
Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Exus são nossos amigos, mas são amigos especiais, são verdadeiros mestres que veem em nosso auxilio, para em conjunto com os umbandistas iniciados nesta sabedoria universal, auxiliarem a todos aqueles necessitados, e que ainda materializados, buscam ajuda em nossas casas espirituais.
Casas espirituais, Terreiros, Tendas  são verdadeiros Templos Iniciáticos da atualidade.
É com tristeza que nos deparamos com notícias como  o caso do menino de nove anos que foi assassinado em Brejo da Madre de Deus, e seus assassinos após serem presos afirmarem que o  menino foi sacrificado em ritual religioso e que eram Umbandistas.
São psicopatas, doentes mentais, miseráveis da alma e da vida e que com toda certeza não eram umbandistas, nunca foram e com toda certeza serão cobrados pela justiça divina.
Saravá!
São Vicente, 22/07/2012
Manoel Lopes – Dirigente do Núcleo Mata Verde
Obs.: ESTE TEXTO PODE SER REPRODUZIDO, DESDE QUE SEJA NA ÍNTEGRA E QUE SEJA CITADA A SUA ORIGEM