quinta-feira, 22 de março de 2012

Queria agradecer aos meus pais

Nos últimos dias, ou melhor, nos últimos anos, temos tido notícias de como são praticadas fraudes, como as pessoas são preconceituosas, como se vangloriam de pouco. Desvio de dinheiro público, agressão a homossexuais, negros e nordestinos, desvalorização da cultura familiar... Visto isso, entre outros fatos que denigrem todos os “antigos conceitos morais”, queria de público agradecer aos meus pais. O motivo? Explicarei:
Queria agradecer aos meus pais pela educação moral que me deram: ensinaram-me a respeitar os mais velhos (os cabelos brancos não representam somente a passagem do tempo, mas acúmulo de experiência); ensinaram-me a entender as diferenças (mesmo que eu não as entendesse ou concordasse com elas); ensinaram-me que meus professores mereciam respeito e que só queriam me passar conhecimento (por mais que eu achasse que algumas coisas eu nunca usaria durante toda a vida)...
Queria agradecer aos meus pais pela cultura que me deram: ensinaram-me que eu poderia me espelhar em meus ídolos (mas que eu não precisava ser igual a eles, apenas deveria seguir seus bons exemplos); ensinaram-me que eu poderia gostar de boa música e que gosto musical pode ser variado (mas que eu deveria ouvir aquilo que eu realmente gostasse, e não que todo mundo ouve só porque está na moda); que ensinaram-me que religião é importante (mas que temos que respeitar a que cada um escolheu, até porque Deus é um só); que o amor é a base de toda a vida (mas que o amor próprio é fundamental, mas não o único, afinal, é preciso que tenhamos amor próprio para que sejas amado)...
Queria agradecer aos meus pais pela educação formal: ensinaram-me que a escola seria muito importante no meu caminhar (mas que para isso eu teria que aprender a respeitar a todos sem distinção e que meus professores não eram os únicos responsáveis pela minha educação); ensinaram-me que estudar até de madrugada daria frutos (mas que se eu estudasse durante o dia, isso não seria necessário, afinal, eu teria que administrar meus horários e minhas obrigações); ensinaram-me que graduação, pós graduação e outros cursos, contribuiriam para a minha formação profissional (mas que eu não deveria ficar preso somente à teoria, mas sim aprender a apreender)...
Queria agradecer aos meus pais por tudo que me ensinaram: que para eu conquistar meus sonhos, deveria estipular, cumprir tarefas e conquistar meus objetivos (sem atropelar as pessoas para que eu pudesse conquistar o almejado a qualquer custo); que eu deveria ser para as pessoas mais próximas tudo aquilo que eu gostaria que elas fossem para mim (mesmo que elas não fizessem o mesmo, afinal todos somos diferentes, pensamos diferente, agimos diferente)...
Queria agradecer aos meus pais por me apresentarem a MPB, mas me deram oportunidade de conhecer o funk, música clássica, o rock, o reggae, o pagode, entre outros estilos musicais. Queria agradecer aos meus pais por me apresentarem o Karatê, mas me deram oportunidade de entender que artes marciais não são para a violência, mas para construir o caráter de uma pessoa. Queria agradecer aos meus pais por me darem uma base religiosa, mesmo que tenhamos mais o mesmo credo, sei que Deus é único. Queria agradecer aos meus pais por me darem valores morais, entender e compreender a sociedade em que vivo. Queria agradecer aos meus pais por saber entender as diferenças e conviver com elas. Queria agradecer aos meus pais por aprender a valorizar o profissional que eu me tornei e saber que posso sempre melhorar.
Infelizmente na sociedade atual, vemos os pais atribuindo a educação total de seus filhos aos professores e à “rua”. Vemos que as crianças crescem tendo como ídolos pessoas vazias. Vemos que o ensino moral das crianças e os valores familiares tem ficado em último plano. Vemos que para “ser alguém” não é preciso educação escolar já que jogadores de futebol ganham fortunas, cantores de algumas “músicas” ficam milionários, sem mencionar mulheres frutas, ocupantes de cargos públicos...
Sou jornalista, graduado em comunicação social, pós graduado em Gestão da Comunicação Empresarial, professor de Karatê, casado... Queria agradecer aos meus pais por ser quem eu sou e por quem serei pelo resto de minha vida. Também existiram erros, não vou negar. Mas eles foram importantes para a formação das nossas vidas, do nosso caráter... Não sou o melhor ser humano que existe e tenho certeza de estar longe disso... mas eu queria agradecer aos meus pais por terem me ensinado que para que eu esteja em constante evolução, é preciso acreditar e seguir em frente, independente do tamanho das pedras que estarão no caminho, sei que posso passar por todas elas...
Obrigado Mãe. Obrigado Pai. Obrigado...