sexta-feira, 1 de junho de 2012

Definições do Karatê






Há muita gente capaz de definir "karate" melhor que este autor. Isto é, deve haver. Uma vez que definir é apenas explicar o que significa uma determinada palavra. Por este motivo, vamos apenas emitir uma definição simples: "karate" é uma luta corporal sem armas, baseada em técnicas definidas de ataque e defesa.

Entretanto, não é a definição que nos interessa no momento, e sim, o conceito de "karate". E conceito é a explicação detalhada e sem dúvidas, capaz de dizer o que uma palavra quer expressar em um dado idioma. _ Ou seja: enquanto a definição diz o que uma palavra é, o conceito a demonstra.

E por isso, um conceito precisa ser completo, sem ser prolixo, mas sem deixar margem capaz de confundir uma palavra com outra semelhante, isto é, deve demarcar os limites semânticos entre uma palavra e outra.

Toda esta discussão inicial se faz necessária porque o termo em estudo não tem etimologia em nosso idioma, o português, ela é encontrada no idioma japonês. E por esse motivo nós a estivemos escrevendo entre aspas, mas a partir deste ponto vamos escrevê-la normalmente, sem aspas. O seu homônimo português seria a palavra "caratê", entretanto, esta palavra seria apenas a grafia do som da pronúncia japonesa e não daria a dimensão exata do que é karate. Karate não é uma palavra, mas sim expressão idiomática japonesa que significa "mãos vazias", e não pode ser traduzida para o nosso idioma uma vez que sua grafia é feita em "kanji" (pronuncia-se candí) e, o kanji não se traduz, apenas se interpreta. - O kanji é uma escrita em ideogramas (sinais que exprimem a idéia e não os sons das palavras que representam essa idéia) de origem chinesa e que o povo japonês adotou como linguagem escrita (primeiros séculos de nossa Era) através do povo coreano, que mais tarde deu origem aos "kana" (não se pluraliza na escrita japonesa): o "hiragana" e o "katakana".

Após esta rápida explicação, passemos ao motivo deste texto: _ O QUE É KARATE.

_ Desde que o mundo é mundo, que o homem luta por sua sobrevivência. No princípio por instinto de preservação (o combate); mais tarde para ter domínio sobre outros homens (a técnica); depois para aperfeiçoar e conservar a técnica e poder ensiná-la (a arte); depois por diversão e culto da vaidade (o esporte) e; por fim para explicar a si próprio o porquê da luta pela sobrevivência ou pela vaidade (a filosofia). Tudo isso pode ser englobado numa só expressão: luta. E é desta luta que trata o karate.

Em japonês tudo que se relaciona com luta entre oponentes capazes de tomarem consciência de seus atos, tem-se a tendência de chamar de karate. Mas para que seja assim classificada uma luta tem que apresentar certas características, como por exemplo: não se valer de armas artificiais, isto é, instrumentos que foram criados com esse objetivo: servir como armas. Mas porque dizer armas artificiais? Porque no karate usamos nosso corpo como arma. Fazemos todo um treinamento específico para tornar cada parte de nosso corpo um instrumento de ataque e defesa. Mas não é só o corpo que pode ser usado. Qualquer objeto natural pode ser utilizado num combate de karate: uma pedra, um pedaço de pau, areia, etc., deste que em estado natural, isto é, não seja uma arma por definição. - Mas isto é um combate como outro qualquer, e não pode ser chamado de karate se não tiver dois constituintes específicos: a técnica e a filosofia. - A TÉCNICA dá ao homem a certeza dos resultados e diferencia o seu combate de uma briga-de-rua, onde vence o mais forte, o mais violento ou o mais astuto. Na técnica há a diminuição do esforço, do desgaste físico, dos traumas, da incerteza do resultado dos golpes aplicados, com o aumento da potência dos golpes, do controle, da tranqüilidade e domínio sobre o oponente. _ A FILOSOFIA dá os motivos para o combate, explica as razões do oponente, avalia as possibilidades da vitória e da derrota, ou seja, diz ao homem o porquê do combate. A fusão dos dois nos dá a ARTE: o domínio sobre a técnica, a execução perfeita dos ataques e das defesas, o controle sobre a mente e a segurança necessária para avaliar o combate enquanto ele se desenvolve (como um pintor avalia seu trabalho enquanto o produz e antes de concluí-lo).

O karate é classificado como arte marcial. Mas não se deve pegar o dicionário e usar a primeira definição que lá aparece. Não! Devemos procurar a que melhor se adequa ao conceito: com aspecto de guerreiro. Guerreiro japonês: altivo, imponente, confiante e despretensioso.

_ O karate nasceu na pré-história, com a necessidade da sobrevivência do homem. Claro que não se chamava karate. Karate é um termo, recente, criado no começo do século XX. Mas antes de explicar a origem do termo, vamos à origem da luta: _ segundo os místicos, na antiga Atlântida já se praticava uma espécie de luta com características semelhante às do karate original (não o praticado hoje) e que antes do seu afundamento um grande mestre dessa luta foi enviado para o continente asiático para preservá-la e ensiná-la. O local escolhido foi a Índia, onde foi ensinada às castas guerreiras e nobres com o nome de VAJRAMUSHTI (Sânscrito _ punho real ou punho direto) e tinha como objetivo a defesa pessoal, a saúde física e o despertar espiritual. Conta-se que SAKYAMUNI, o BUDA, o aprendeu quando príncipe, como parte de sua educação e que mais tarde o introduziu como prática ascética no ensinamento da sua doutrina. Quase mil anos após Buda, o 28º Patriarca budista, BODHIDHARMA, mestre em Vajramushti, viajou para a CHINA no intuito de explicar sua doutrina do budismo a monges que iniciavam um movimento inovador, com características diversas do budismo original. Não tendo obtido sucesso por interferência do Imperador Wu Ti, Bodhidharma viajou de sua corte para o reinado de Wei, onde se hospedou num templo chamado SHAOLIN, numa província hoje chamada Hunan. Ali Bodhidharma converteu os monges taoístas ao budismo e passou a ensinar a doutrina da meditação (Ch\"An, em chinês; Zen, em japonês) juntamente com Vajramushti.

Havia na China uma luta muita antiga conhecida então como Kempo, e por isso o Vajramushti quando passou a ser ensinado ao povo, por motivo de resistência ao domínio de invasores chamou-se SHAOLIN-SZU KEMPO (em chinês) ou SHORINJI- KEMPO (em japonês), ou "o punho direto do Templo da Jovem Floresta". E foi com esse nome que ele chegou às Ilhas RYUKYU, no Japão, alguns séculos atrás, através de alguns chineses.

Das Ilhas RYUKYU a maior é OKINAWA, aonde chegaram as primeiras noções do KEMPO de SHAOLIN. Tendo sofrido várias adaptações ao povo de Okinawa, o Shorinji-Kempo perdeu suas características chinesas sendo reconhecido então, como uma arte marcial própria de Okinawa, passando a se chamar de OKINAWA-TE.

Devido à proximidade de Okinawa com a China, havia um certo intercâmbio entre seus habitantes, de modo que muitos "experts" viajavam entre as duas localidades, tendo contribuído bastante para o desenvolvimento do atual karate. Como exemplo cita-se um certo SAKUGAWA de Akata, em Shuri, que cerca de duzentos anos atrás viajou para a China e quando retornou para Okinawa, conforme ensinava "karate" (mãos da China), passou a ser conhecido como "Karate Sakugawa" durante seu tempo. Cerca de cento e quarenta anos atrás chegou a Okinawa um "expert" chinês chamado KU SHANKU com alguns de seus alunos e introduziu um tipo de kempo. Alguns "experts" de Okinawa, tais como SAKIYAMA, GUSHI e TOMOYORI, de NAHA (cidade da Ilha de Okinawa), estudaram com um adido militar chinês chamado ASON; MATSUMURA, de SHURI (outra cidade de Okinawa) e MAESATO e KOGUSUKU, de KUME (outra cidade, também de Okinawa), com o adido militar IWAH; e SHIMABUKU, de UEMONDEN, e HIGA, SENAHA, GUSHI, NAGAHAMA, ARAGAKI, HIJAUNNA e KUWAE, todos de KUNENBOYA, com o adido militar WAISHIZAN. Afirma-se que um professor de GUSUKUMA, KANAGUSUKU, MATSUMURA, OYATOMARI, YAMADA, NAKAZATO, YAMAZATO e TOGUCHI (todos de TOMARI) foi um chinês sulista que foi arrastado até Okinawa.

Alguns grandes mestres foram formados nessa época, dentre os quais GUSUKUMA e MATSUMURA, que aprenderam com WAISHINZAN. AZATO, que aprendeu com MATSUMURA e ITOSU que aprendeu com GUSUKUMA. De AZATO e ITOSU aprendeu o Mestre GICHIN FUNAKOSHI, já na virada do século XIX para o século XX. FUNAKOSHI aprendeu KEMPO chinês em duas formas, das Escolas SHOREI e SHORIN, das quais desenvolveu sua própria forma de KEMPO. Mas o OKINAWA-TE (MÃOS DE OKINAWA, que já existia em OKINAWA), e que Funakoshi conhecia bem, influenciou, sem dúvida, o seu trabalho e seu desenvolvimento nas artes marciais.

GICHIN FUNAKOSHI (nasceu em 1868 em SHURI, Prefeitura de OKINAWA e morreu em 26/04/1957 em TOKYO) é considerado o PAI do karate. Se não o pai gerador, pelo menos o pai adotivo aquele que criou (adotou) o karate e deu-lhe as condições de tornar-se adulto num mundo onde já havia tantas artes marciais. Foi ele o primeiro praticante da arte marcial de Okinawa a se preocupar com o desenvolvimento e a propagação de sua técnica e ao mesmo tempo fazer dela uma arte voltada para a formação do caráter e do espírito de seus praticantes. Foi ele que, sendo um mestre-escola (professor primário), teve a intuição de criar um termo específico para sua já antiga arte de lutar, então conhecida como RYUKYU KEMPO. Num trabalho difícil e demorado, o grande Mestre montou toda a estrutura do que é hoje o moderno karate, dando-lhe as técnicas definidas, as formas de treinamento, a teoria e a filosofia, bem como um nome: KARATE-DO. _ Havia um ideograma chinês para a palavra "kara" (), mas que Funakoshi não achou adequado para expressar o vazio espiritual que ele queria no significado de sua arte, que ele queria chamar de "Karate-Do", isso porque Sakugawa já usara o nome karate na forma chinesa, mas que significava apenas "mãos da China" em japonês. Daí, Mestre Funakoshi introduziu na palavra karate, em substituição ao ideograma chinês (), o ideograma "kara" (), que passamos a interpretar.

O SIGNIFICADO DE KARATE-DO (***)

Numa tradução simplificada "karate-do" significa "caminho das mãos vazias". "Do" significa "caminho espiritual, a busca interior do homem".

"Te" significa "mão", "ou a instrução física usada na busca do vazio espiritual". Já o termo "kara" tem um significado mais amplo, como veremos:

_ A primeira conotação de kara () indica que karate é a técnica que permite que alguém se defenda com as mãos limpas e punhos sem armas.

_ Em segunda conotação, exatamente como é o espelho limpo que reflete sem distorção ou um vale quieto que ecoa um som, assim deve ser aquele que estuda Karate-Do: purga a si próprio do egoísmo e da maldade completamente, pois só com uma mente clara e uma consciência limpa pode ele entender aquilo que procura. Este é outro significado do elemento "kara" no Karate-Do.

_ Em seguida, aquele que estuda Karate-Do deve sempre empenhar-se para ser interiormente humilde e externamente nobre. Entretanto, uma vez que ele tenha decidido a lutar pela causa da justiça, então deve ter a coragem como expressa no provérbio, "Mesmo que ele seja dez milhões de inimigos, eu vou". Assim, ele é igual ao talo do bambu verde: oco (kara) por dentro, reto e com nós, isto é, sem egoísmo, nobre e moderado. Este significado está também contido no elemento "kara" de Karate-Do (em japonês o vazio indica sem egoísmo; a retidão, obediência e nobreza; e os nós, força de caráter e moderação).

_ Finalmente, em um caminho fundamental, a forma do universo é o vácuo (kara), e, assim, vácuo é sua própria forma. Há muitas espécies de artes marciais: judo, kendo, sojitsu, bojitsu e outras, mas num nível fundamental todas estas artes apóiam-se sobre a mesma bases que o Karate-Do. Não é exagero dizer que o senso original do Karate-Do é uno com as bases de todas as artes marciais. A forma é o vazio e o vazio é sua própria forma. O "kara" do Karate-Do tem este significado.

A ilha de Okinawa






A ilha de Okinawa foi, desde sempre, um ponto de contacto entre a cultura chinesa e a cultura do Japão. É nesta ilha, sucessivamente conquistada pelos imperadores chineses e pelos senhores feudais japoneses, que o Karaté toma forma sob a qual o conhecemos hoje na Europa, embora dividido em cinco escolas fundamentais de que falarei mais adiante. Nessa época era proibido em absoluto aos habitantes da ilha, sob domínio japonês, o uso das armas. Mesmo as armas brancas eram interditas. Só os samurais invasores podiam fazer uso das suas. Destas interdições nasce o Okinawte-Te, misto da escola Kempo e de técnicas locais. Constituíram-se seitas secretas que praticavam secreta e intensamente, de noite, entre discípulos seguros. Pés e mãos transformavam-se em armas terríveis capazes de substituir os punhos e as espadas. As pontas dos dedos tornaram-se tão perigosas como facas. Os cotovelos e os joelhos adquirem a potência de matracas, dos maços de ferro. Os braços a solidez dos sabres. Nesse Karaté, todos os membros eram utilizáveis procurando, sistemática e rapidamente, uma eficácia absoluta e rápida. Os golpes são sistematizados á velocidade máxima. Os estrangulamentos, luxações, projecções do corpo ao solo foram totalmente abandonados, ficando como meios acessórios. Esta fase explica a diferença de eficácia entre o Karaté e o Jiu-Jitsu japonês, mais tarde substituído pelo Judo. Em cerca de 1900, o estudo do Karaté foi divulgado em Okinawa pelos mestres Itosu e Hihaona, já com carácter oficial e aberto. Depois o governo japonês, na pessoa dos ministros, convida os mestres a ensinar Karaté no Japão. É então que entre todos se destaca o mestre Gichin Funakoshi, como personagem de primeiro plano e figura de nível intelectual, mental e espiritual impar, como ainda hoje se venera o seu espirito para que presida ao trabalho em cada “Dojo”. Esse homem de olhar repousante e firme de que vemos, na parede central de cada “Dojo” de Karaté, a fotografia. É ele que organiza a escola Shotokan, codificando as actuais formas de Karaté no Japão e insuflando a uma simples técnica a forma mental do Karaté como era praticado por Bodhidarma, associando o corpo e o espirito, como nas antigas formas do Kempo. Este espirito encontrou um ressonância particular nos adeptos do Budismo-Zen e nos jovens japoneses plenos de espirito marcial do “Budo”, caminho da perfeição humana através de uma das técnicas marciais (judo, Kendo, Aikido, Karaté e Sumo). Foi assim introduzido o Karaté no Japão atingindo o apogeu antes da guerra. Foi contudo a guerra que atingiu mais duramente o Karaté. Com o espírito indomável do Karaté, milhares de instrutores tombaram no fogo. Dezenas foram os famosos kamikaze, que enfrentaram serenamente e com prazer a morte contra o torpedeiros americanos. O próprio filho de Gichin Funakoshi morreu de fome, recusando as rações americanas do após guerra. Dezenas de instrutores treinavam a população de maneira a fazer frente a um desembarque americano nas constas do Japão, submetendo os civis a um treino sem limite. Quem conhece a história dessa guerra mortífera decerto recorda a superioridade tremenda da guerrilha japonesa nas ilhas ocupadas. O período de após guerra, mais calmo, e com a morte de velhos mestres (Funakoshi morreu com a idade de 88 anos), serviu para dividir os estilos. Os discípulos separam-se para ensinar, muitas vezes longe da disciplina e da técnica de origem.

Sobre os Katas da Série Heian

Heian Shodan ou Primeiro Kata

Literalmente traduz-se SHO (um ou primeiro), DAN (grau), HEIAN (nome da série), surgindo então como "Kata de primeiro grau da série HEIAN".
Composto de 21 técnicas de golpes num tempo de aproximadamente um minuto, objetivando o desenvolvimento de base firme e golpes potentes, sem a preocupação com outros parâmetros, como agilidade ou combinação de vários golpes de um só vez, pois este Kata visa o iniciante. Em outros estilos de Karate este Kata é conhecido como PINAN SHODAN.

video do heian shodan 

http://br.youtube.com/watch?v=9D2yOzDsW8k

Heian Nidan ou Segundo Kata

Seu objetivo assemelha-se aos do Primeiro "Kata" quanto a firmeza de base, equilíbrio e potência de golpes, porém apresenta também trabalhos de coordenação motora, velocidade e agilidade.
Possui 26 técnicas de golpes em um tempo de aproximadamente um minuto, apresenta maior variação de base e golpes do que o HEIAN SHODAN.

video do heian nidan 

http://br.youtube.com/watch?v=6Hc1NMdjU9U&feature=related

Heian Sandan ou Terceiro Kata

Possui técnicas que possibilitam livrarmo-nos de agarramento por trás e técnicas de giro de corpo, que facilitam esquivas para outros tipos de agarramentos. 20 técnicas executadas em aproximadamente 50 segundos.

video do heian sandan 

http://br.youtube.com/watch?v=8OI-FTV3-4o&feature=related

Heian Yondan ou Quarto Kata

Este é provavelmente dentre os elementares, o KATA que apresenta maior grau de dificuldade, principalmente falhas no EMBUSEM, caso o Karateísta use força excessivamente. Trabalha com objetividade, a agilidade e a mudança de ritmo nas variadas seqüências técnicas dos golpes. Dura aproximadamente 45 segundos.

video do heian yondan 

http://br.youtube.com/watch?v=HrAiTCcatbY&feature=related

Heian Godan ou Quinto Kata

O HEIAN GODAN ou quinto Kata é constituído de vinte e três técnicas em dezesseis variações posturais. Sua execução total dura aproximadamente um minuto. 

video do heian godan 

http://br.youtube.com/watch?v=HrAiTCcatbY&feature=related

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Sobre os Katas da Série SUPERIOR

BASSAI (Romper Fortaleza) 


Kyodos:(Movimentos) 42


Esta forma de Kata contém repetidas mudanças dos braços de bloqueio, movimentos que representam a sensibilidade para alterar uma posição de desvantagem para uma vantajosa, uma sensação que sugere uma determinação, como se fosse aquela necessária para invadir a fortaleza inimiga.


Característica: Criar energia para romper barreiras(força de espirito e poder)


Objetivos:Treino para desenvolver potência e ser capaz de transformar uma situação desfavorável em favorável.


KANKU (Contemplar o Universo) 


Kyodos:(Movimentos) 65


O nome deste Kata derivou-se originariamente do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército Chinês. O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levanta-se as mãos e olha-se para o céu.


Características: Capcidade de transformar a si próprio para superar mais de oito adversários, compreender kyo(falha mental ou física) e jitsu(estado de alerta).


Objetivos: Rápida rotação e deslocamento do corpo,força e suavidade,expansão e compressão do corpo, salto e projeção ao solo.


JITTE (Dez Mãos ou Dez Técnicas) 


Kyodos:(Movimentos) 24


Nas formas remanescentes pertencem ao estilo Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo Shorin. A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome Jutte sugere que alguém que tenha aprendido este Kata é tão eficiente como dez homens de uma só vez.


Característica: Defesa e contra-ataque contra bastão, espirito inabalável, força de impacto e grande potência.


Objetivos: Aprender dinâmica dos quadris e séries de defesa contra bastão.


HANGETSU (Meia Lua) 


Kyodos:(Movimentos) 41


Nos movimentos para frente, neste Kata, são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste fato.


Características: Respiração com movimentos do corpo e deslocamentos em meia lua.


Objetivos: Estudo de deslocamento em meia lua e respiração rápida e lenta, aplicação dos movimentos do corpo e membros em sintonia.


EMPI (Vôo da Andorinha) 


Kyodos:(Movimentos) 37


A movimentação característica deste Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. Na seqüência segura-se o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha.


Características: Simboliza leveza, como a andorinha, dinâmica do corpo de forma alta e baixa,mudança de direção em forma rotativa.


Objetivos: Leveza, rapidez e agilidade,ague zuki, em seguida tobi komi zuki e rápida mudança de direção.


GANKAKU (Grou sobre a Rocha) 


Kyodos:(Movimentos) 42


A característica deste Kata é a postura em uma só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em total equilíbrio em uma pedra, prestes a lançar-se sobre a sua vítima.


Características: Equilibrio sobre uma perna, como uma garça sobre o penhasco, encarando um adversário (presença de um forte estado de espirito num conflito de vida ou morte).


Objetivos: Defesa,plano lateral, kakiwake, expressão mental(de garça sobre a rocha.)


JION (Amor e Gratidão) 


Kyodos:(Movimentos) 47


Este é o nome original e tem aparecido freqüentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O Jionji é um famoso velho templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que o Kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o Templo Jion, assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin.


Características: Maturidade, como Buda, movimentos tranquilos; é uma energia do espirito contida como uma brasa (fogo interno), essência do avanço com rotação em movimentos de oportunidade. Jion é um nome de um antigo templo chinês.


Objetivos: Exercícios de avanço com rotação, giro do corpo e yori-achi.


KANKU-SHO 


Mirando o sol


Kyodos (Movimentos) 47


Kan significa contemplar e compreender algo mais como um artista.kuu, kara ou vazio pode significar o universo. Dai significa grande e sho significa pequeno, mas é possível interpretar uma dualidade, mundo exterior e mundo interior.


Caracteristicas: Aprender defesa, contra-ataque de bastão e agarramentos como defesa pessoal; estudo de como imobilizar o adversário e puxar.


BASSAI-SHO (Romper Fortaleza Secreta) 


Kyodos (Movimentos) 29


O significado é igual ao bassai-dai, porém sho poderá significar que existem técnicas escondidas em relação ao dai.


Características: Defesa contra bastão e ura-zuki(soco sem rotação), musumi-ashi, significa furtar a distância com um tiro de passada.


CHINTÊ (Técnicas Estranhas ou Mãos Estranhas) 


Kyodos (Movimentos) 33


Características: Há um ensinamento específico desse kata - mesmo quem tem um corpo frágil consegue defender-se contra um adversário mais forte, expressão das ondas do mar (representando serenidade e tranquilidade das águas ao retornar da praia ao mar) ou expressão da natureza contrastando ação e calmaria.


Objetivos: Mudança de sochim-dachi para zenkutsu-dachi e guiaku-zuki em forma de tate-ken; ataque nos olhos com nihon nukite de fora ague zuki, tangenciando corpo nasal, e eficiente técnica de defesa pessoal.


UNSU (Separando as Nuvens) 


Kyodos (Movimentos) 53


O Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências Chinesas neste Kata sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa é Unshou e significa "Defesa Contra A Nuvem", ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver aprendido o Unsu.


Características: Capacidade de reagir a qualquer tipo de acontecimento. Destina-se a karatecas de alto nível, principalmente àqueles que dominam todos os 15 katas básicos.


Objetivos: Principalmente desenvolver velocidade e agilidade, domínio das três essencias no kata (alternância de velocidade, domínio de força e suavidade, compressão e expansão do corpo).


SOCHIN (Espirito Inabalável) 


Kyodos (Movimentos) 36


Características: É uma expressão de energia como um vendaval, domínio caracterizado pelo sochim-dachi e domínio de estabilidade, soma de zenkutsu-dachi com kiba-dachi(zenkutsu-dachi forte frontalmente, e kiba-dachi é forte lateralmente); contração silenciosa e gradativa dos músculos e ao mesmo tempo explosão rápida e contração; domínio do sochim-dachi, principalmente com forte expansão dos joelho como o arco e flecha.


NIJUSHIHO (24 Passos) 


Kyodos:(Movimentos) 34


Características: Há duas grandes características - fluência como correnteza de água e explosão seguida de força, suavidade e alternancia de velocidade(lento e rápido).


Objetivos: (1º a 3º) trabalho fluente que expressa correnteza de água, principalmente no 1º, ajustar velocidade do adversário, desviando a energia; no 2º movimento realizar uma explosão e no 3º aproveitar essa energia de explosão transformando em energia de compressão.


GOJUSHIHO-SHO (54 Passos) 


Kyodos (Movimentos) 65


Características: Transformação de gojushiho-dai, kata que representa defesa contra ataque de bastão; transforma sua mão em uma espada,aplica-se defesa segura conjugada com eficiente contra - ataque; kata cujo treino é recomendado para aquele que domina as técnicas de karatê com maturidade.


GOJUSHIHO-DAI 


Kyodos (Movimentos) 62


Características: Exige movimentação harmoniosa utilizando a energia do solo em neko-ashi, portanto exige muito equilibrio e giro do corpo, domínio de keitô uke (cabeça de galo) e contra ataque utilizando-se da energia do corpo em deslocamento e de cima para baixo.Considerado kata avançado, exige alto domínio de qualidade técnica.


MEYKYO (Espelho da Alma) 


Kyodos (Movimentos) 33


Este é um Kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karate de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a "Dança da Guerra" do lado de fora da caverna. A "Dança Da Guerra" foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como "O Espelho da alma". O nome antigo para Meikyo era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado.


Características: Defesa contra bastão e salto triangular, que é considerada técnica lendária (sankaku-tobi). São extraídas todas as bases do kata heians, exigindo como espelho limpo o estado de serenidade, transforma estado de desvantagem em vantagem; para domínio desse kata exige-se alto domínio técnico.


WANKAN (Coroa do Rei) 


Kyodos: (Movimentos) 16


Características: Explorar o kyo (falha física ou mental) do adversário; esse kata tem pouco número de kyodos e os movimentos são discretos, portanto é considerado um kata de muita dificuldade para expressar as três essências do kata.


JIIN (Amor e Proteção) 


Kyodos : (Movimentos) 34


Características : Provavelmente tem origem de Tomari-te e seu antigo nome era Shokyo. Pertence ao mesmo grupo do Jitte e Jion. Não é um kata muito praticado e Funakoshi ensinou pouco a seus alunos, mas exige alto nível de estudo.

O Karatê e suas origens


Karatê Shotokan


Os alunos de Funakoshi construíram um dojo (道場, local de treinamento) em sua homenagem e o chamaram de Shotokan (Escola de Shoto). Acredita-se que a origem do nome do estilo seja essa. O Shotokan foi destruído durante um bombardeio na II Guerra Mundial.
Mestre Funakoshi treinando.
Shotokan (松涛館) é uma escola de karatê criada por Gichin Funakoshi (1868-1957). Inicialmente o Mestre Funakoshi não acreditava em criação de estilos e sim que todo karatê deveria ser um só, mesmo com as diferenças naturais de ensino que variam de professor para professor. Shoto era como Funakoshi assinava seus poemas, significa pinheiros ondulando ao vento e kan significa escola.
O estilo Shotokan caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa. Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade muito baixo, e em que a técnica de um "simples" soco directo, pode nunca ser dominada, e só o é com muitos anos de treino, mas quando a técnica é dominada o seu poder é incrível e quase sobre-humano.
No karatê shotokan são levados a sério fatos como a concentração e o estado de espírito, pois sem concentração e um estado de espirito leve mas determinado a técnica de pouco serve, devendo estes dois atributos expandirem-se com a pratica e determinação.
As principais bases do estilo Shotokan são: HEIKO-DACHI, KAKE-DACHI, KIBA-DACHI, KOKUTSU-DACHI, TSURUACHI-DACHI, MUSUBI-DACHI, NEKOASHI-DACHI, SANCHI-DACHI, SHIKO-DACHI, UCHINACHIJI-DACHI E ZENKUTSU-DACHI. Sendo que as bases fundamentais, presentes na maioria dos katas são: Zenkutsu-dachi, Kokutso-dachi e Kiba-dachi.
Possui 26 kata (ou forma, trata-se de uma sequencia de movimentos contra 4 ou mais adversários executados de tal forma sincronica), seguindo ainda um método de ensino que divide a aula em três partes (o já citado kata, o kumitê e o kihon.).
Os kata auxiliam o iniciante a assimilar o estilo e aprender as técnicas básicas de movimentar-se, defender-se e atacar. Para o avançado os kata são um confronto com as ideias dos antigos mestres, nestes confrontos os atuais praticantes entendem os segredos da arte, que só são aprendidos mediante prática exaustiva e não oralmente.
O número de graduações está dependente das várias organizações existentes mas, todas elas começam pelos Kyu e vão até aos Dan.
Graduação
Nos Kyu, a ordem é decrescente, enquanto que nos Dan, a ordem é crescente.
Os Kyu caracterizam-se pelo facto de haver faixas de várias cores, enquanto que nos Dan predomina o preto (podendo haver organizações que nos níveis mais altos utilizam um cinto de duas cores alternadas: vermelho e branco).
Kyu significa nível e Dan significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente. Num plano simbólico, o branco representa a pureza do principiante e o preto refere-se aos conhecimentos apurados durante anos de treino intenso.


Filosofias do Karate-Do Tradicional

DOJO KUN
HITOTSU - JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter!
HITOTSU - MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Ser fiel ao verdadeiro caminho da razão!
HITOTSU - DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço!
HITOTSU - REIGI O OMONZURU KOTO - Respeitar, acima de tudo!
HITOTSU - KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Reprimir o espírito de agressão!
NIJU KUN
Niju Kun é a síntese do pensamento de Funakoshi sobre como deve ser o espírito do praticante de karate. São vinte preceitos cujo propósito é dar subsídios à cerca da prática cotidiana do karate, servindo também como um guia para o autoconhecimento.
O karate começa e termina com saudação (rei);
No karate não existe atitude ofensiva;
O karate é um assistente da justiça;
Antes de julgar os demais, procure conhecer a si mesmo;
O espírito é mais importante do que a técnica;
Evitar o descontrole do equilíbrio mental;
Os infortúnios são causados pela negligência;
O karate não deve se restringir ao dojo;
O aprendizado do karate deve ser perseguido durante toda a vida;
O karate dará frutos quando associado à vida cotidiana;
O karate é como água quente. Se não receber calor constantemente esfria;
Não alimentar a idéia de vencer, pense em não ser vencido;
Adaptar sua atitude conforme for o adversário;
A luta depende do manejo dos pontos fracos (kyo) e fortes (jitsu);
Imagine que os membros dos adversários são como espadas;
Para o homem que sai do seu portão, há milhões de adversários;
No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais;
A prática de fundamentos deve ser correta, porém sua aplicação é diferente;
Não esqueça de aplicar: (1) alta e baixa intensidade de força, (2) expansão e contração corporal e (3) técnicas lentas e rápidas;
Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre.


O significado de OSS

OSS (cuja a transcrição exata do japonês é OSU) é uma expressão fonética formada por dois caracteres. O primeiro caracter "osu" significa literalmente "pressionar", e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo caracter "shinobu" significa literalmente "suportar".
A espressão OSS foi criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia como "sim", "por favor", "obrigado", "entendi", "desculpe-me", para cumprimentar alguém, etc., bem como no mundo do Karate para quase qualquer situação onde uma resposta seja requerida. Para um karateka, OSS é a palavra mais importante.
A palavra OSS implica pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade e suportar. OSS significa, de uma maneira mais simples, "perseverança sob pressão". É uma palavra que por si só resume a filosofia do Karate. Um bom praticante de Karate é aquele que cultiva o "espírito de OSS".
OSS não deve ser dito de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo no Karate, deve ser pronunciado usando o "hara" (tanden). Pronunciado durante o cumprimento, OSS expressa respeito, simpatia e confiança no colega. OSS também diz ao Sensei que as intruções foram compreendidas, e que o estudante irá fazer o melhor para seguí-las
Sua aplicação, na maioria dos caso é a segunte: 01- Ao chegar e ao sai do Dojo: O karateca ao chegar na entrada do dojo assume a posição de cumprimento em pé (Ritsurei), pronuncia vigorosamente a palavra "OSS!", para avisar ao Sensei(instrutor chefe ou o presente), aos Senpai(mais graduados ou mais antigos)e Kohai (menos graduados ou menos antigos) de sua chegada ou saida, quando o dojo estiver vazio o karateca o faz em respeito ao dojo a ao Mestre Funakoshi (tratando-se de Saudação Simbólica). 2- Quando do encontro com outro colega karatê: A saudação "OSS!" é a que deve chegar primeiro, de maneira vigorosa e com vivacidade, partindo sempre do Kohai(menos graduados ou menos antigos) para o Senpai(mais graduados ou mais antigos), o aperto de mãos que vem em seguida já se procede de maneira contrária, sendo assim, do Senpai para o Kohai, claro, o Sempai não se negara a apertar a mão do Kohai caso o mesmo venha e estender a mão primeiro.
Obs. A saudação "OSS!" é impessoal, independe do grau de simpatía entres os karatecas, quando um deles se nega, por qualquer motivo, a responder a saudação o mesmo esta sujeito as sansões diciplinares prevista no regimento interno de sua academia, por não condizer essa atitude com a filosofia do KARATÊ-DO, seja qual estilo for…


Kihon

Os fundamentos técnicos do karate são passados aos alunos através dos treinamentos de kihon, porém, no início, tais princípios eram repassados por intermédio dos kata. É no kihon que o praticante irá desenvolver todo o seu potencial para a arte marcial, bem como preparar o seu corpo para as agruras que virão com o passar dos anos de treino.
É também no kihon que o praticante desenvolve o espírito de karateca, pois este é o momento onde os princípios do dojo kun são postos à prova real e o corpo irá padecer caso o espírito seja fraco ou o desejo de ser karateca não seja verdadeiro. O caminho do karate é vislumbrado pela primeira vez durante os exercícios de kihon e o sentimento de dever cumprimento se manifesta com maior intensidade, mesmo quando o corpo está exausto e quase sem forças para andar.


Kumite

KUMITE
Significa luta, combate. É a aplicação prática das técnicas do Karatê diante de um adversário real.
Seu objetivo é demonstrar a efetividade tanto das técnicas de ataque como de defesa.
Os pontos importantes a se observar no trabalho do Kumite são: distância, velocidade, reação, antecipação, controle e correta aplicação de ataque e defesa.
O kumite permite desenvolver a tática e a estratégia. Seu aprendizado é progressivo e inclui
Gichin Funakoshi.
KIHON KUMITE: Combate básico.
GOHON KUMITE: Combate a cinco passos tem por objetivo fortalecer o vigor dos praticantes através de seqüências de ataca e defesa. O gohon kumite deve ser praticado a exaustão, procurando realizar cada movimento com a maior precisão e fidelidade possível.
SANBON KUMITE: Combate a três passos, tendo por objetivo aumentar a agilidade de quem ataca e de quem defende. Deve ser executado com a máxima intensidade e velocidade de movimentos, pois só assim o controle necessário ao domínio das técnicas utilizadas poderá ser alcançado. O corpo deverá trabalhar como uma unidade que se desloca pela área de combate.
KIHON IPPON KUMITE: Combate básico.
IPPON KUMITE: Combate a um passo, tendo por objetivo criar no praticante a idéia de vencer com um único golpe para isso é necessário o desenvolvimento de habilidades acessórias, como observação, para análise das situações. A noção de espaço e tempo (maai em japonês) torna-se fator preponderante, bem como o conhecimento real do próprio corpo e de seus limites físicos e mentais.
JYU IPPON KUMITE: Combate semilivre a um único golpe, tendo por objetivo favorecer o desenvolvimento de vivências corporais nas situações de luta real e assim preparar o corpo e a mente para as mesmas.
SHIAI KUMITE: Combate com regras oficiais e tempo definido (luta de competição).
JYU KUMITE: Combate livre, sem regras, uso livre de todo o tipo de técnica, tanto de braços como de pernas, luxações, projeções, estrangulamentos, etc.
Todos com ataques, defesas e zonas de ataque definidas.


Kata do Estilo Shotokan

Os KATA são a essência do estilo de karatê, neles estão contidas as técnicas de grandes mestres. Cada kata representa uma situação diferente pela qual o carateca esta passando. Sendo que os kata só terão o seu significado realmente compreendido por aquele que os pratica com maior frequencia, um grande mestre do passado disse que um kata só deve ser mostrado a outros quando ele for praticado 10.000 vezes, com uma pratica dessa quantidade pode realmente alcançar o real significado de cada técnica contida no kata e não a simples ordenação dos movimentos, pois o kata não deve ser dublado e sim vivido, deve-se incorporar a situação para que ele possa vir a ter um proveito real para o praticante.
1. Para cada kata, o número de movimentos é fixado, eles tem que ser executados na ordem correta.
2. O primeiro movimento e o último movimento de cada Kata tem de ser executados no mesmo ponto da linha de atuação, ela tem formas variadas, dependendo do Kata, como linha reta, forma de T, forma de I, e assim por diante.
3. Há Kata que precisam ser aprendidos e outros que são opcionais. Os primeiros são os cinco Kata Heian e os três Kata Tekki. Os últimos são: Bassai, Kanku, Empi, Hangetsu, Jitte, Gankaku e jion. Os outros Kata são: Meikyo, Chinte, Nijushiho, Gojushiho, Hyakuhachiho, Sanchin, Tensho, Unsu, Sochin e Seienchin.
4. Para executar dinamicamente um Kata, três regras devem ser lembradas e observadas: 1. o uso correto da força; 2. a velocidade do movimento, lento ou rápido; 3. a expansão e contração do corpo. A beleza, a força e o ritmo do Kata dependem desses três fatores.
5. No início e término do Kata, a pessoa faz uma inclinação. Isso faz parte do Kata. Ao fazer sucessivos exercícios de Kata, incline-se no começo e ao terminar o último kata.
Obs : A palavra KATA não tem plural , só deve ser escrita no singular mesmo que falemos de mais de um kata
Os Kata do Shotokan:
HEIAN: (Paz e Tranqüilidade): Há cinco formas de Heian (shodan, nidan, sandan, yondan, godan), contendo uma grande variedade de técnicas, sendo quase todas relacionadas a posturas básicas. Alguém que tenha aprendido estas cinco formas pode estar seguro que é capaz de defender-se com muita habilidade na maioria das situações. O significado do nome deve ser levado em consideração neste contexto. Visto que os heian são derivações de um kata mais avançado (Kanku Dai).Os Heians são aprendidos nas faixas iniciais, sendo o Heian Shodan geralmente o 1º Kata que se aprende no karate shotokan ainda na faixa branca, é seguido pelos Katas: Heian Nidan (faixa amarela), Heian Sandan (faixa vermelha), Heian Yondan (faixa laranja) e Heian Godan (faixa verde), na faixa roxa geralmente se aprende alguns kata superiores.
TEKKI: (Cavaleiro de Ferro) ou (Andar a Cavalo): (Há três formas. shodan, nidan e sandan).
O nome refere-se a característica distinta deste Kata que é sua postura Kiba-dachi, como montar a cavalo. Neste as pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas bordas externas das solas dos pés com a sensação de concentrar a força em direção ao centro, sendo praticado para o desenvolvimento do kime (força).
BASSAI: (Romper a Fortaleza) ou (Atravesar a Fortaleza): É um kata que reuni as principais técnicas básicas do karatê Shotokan. Este sugere o confronto contra um adversário superior, que não tenha pontos fracos (fortaleza), no qual o praticante terá que superar os seus próprios limites para conseguir a vitória. Há duas formas de Bassai (Dai,e Shô). Sendo que a forma Sho foi desenvolvida pelo mestre Funakoshi.
KANKU: (Olhar Para O Céu) ou (Contemplar o Céu): O nome deste Kata derivou-se originariamente do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército Chinês. O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levanta-se as mãos e olha-se para o céu. Há duas formas de Kanku (Dai e Shô), um curta e outra longa, o Kanku Dai é um kata que tem um pouco de cada heian (Shodan, Nidan, Sandan, Yondan e Godan), e é um dos katas mais longos do Shotokan, o Kanku Sho foi desenvolvida pelo mestre Funakoshi.
JITTE: (Dez Mãos) ou (Dez Técnicas): Nas formas remanescentes pertencem ao estilo Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo Shorin. A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome Jitte sugere que alguém que tenha aprendido este Kata é tão eficiente como cinco homens de uma só vez.
HANGETSU: (Meia-Lua): Nos movimentos para frente, neste Kata, são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste fato. Um das grandes características é a respiração, sendo devidamente trabalhada de forma sincronica com os movimentos.
EMPI: (O Vôo Da Andorinha): A movimentação característica deste Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. Na seqüência segura-se o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha. Sem dúvida um dos katas mais rápidos do estilo.
GANKAKU: (O Grou Sobre a Rocha): A característica deste Kata é a postura em uma só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em total equilíbrio em uma pedra, prestes a lançar-se sobre a sua vítima.
JION: (Amor e Gratidão): Este é o nome original e tem aparecido freqüentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O Jionji é um famoso velho templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que o Kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o Templo Jion, assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin. É um kata de base pesadas.
CHINTE: (Mãos Estranhas) ou (Técnicas Estranhas): Possui este nome por conta de técnicas não tanto comuns, (dedo nos olhos) e coisas do género. Este trata de uma situação que o oponente tem uma vantagem física, tornando necessário atacar em ponto do corpo onde não haja vantagem física.
UNSU: (Mãos e Nuvens):O Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências Chinesas neste Kata sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa é Unshou e significa "Defesa Contra A Nuvem", ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver aprendido o Unsu. Este é sem dúvida o kata mais curioso do estilo Shotokan, possuindo técnicas das mais variadas formas, das mais simples as mais complexas, sendo somente indicado a praticantes de alto nivel técnico.
SOCHIN: (Espírito Inabalável): Este nome sugere que o praticante que o domine não temerá nada. É um kata de bases bastante pesadas primando para um bom desenvolvimento da base, postura e força.
NIJUSHIHO: (Vinte e Quatro Passos): Um kata bem complexo apesar da pouca quantidade de movimentos. Este faz um rápida mudança de direção e um grande variação de técnicas de defesa e contra-ataque.
GOJUSHIHO: (Cinquenta e Quatro Passos): Há duas formas de Gojushiho (Dai e Shô)sendo estes uns dos maiores katas do estilo shotokan. Neles existem técnicas bem singulares não sendo vistas em nenhum outro kata shotokan.
MEIKYO: (Espelho Limpo) ou (Espelho da Alma): Este é um Kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karatê de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a "Dança da Guerra" do lado de fora da caverna. A "Dança Da Guerra" foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como "O Espelho da alma". O nome antigo para Meikyo era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado.
JIIN: (Amor e Proteção): Este segue o mesmo principio do JION, sendo um kata de base pesadas e sempre visando uma melhor postura do praticante.
WANKAN: (Coroa Real):Este Kata era conhecida no passado pelo nome de Shiofu e Hito que significava a Coroa do Rei. É a Kata mais curta do Karatê Shotokan, só com um Kiai. Como não fazia parte do grupo inicial de katas introduzidas por Gigin Funakoshi no Japão, é geralmente aceito que foi o filho Yoshitaka Funakoshi que a introduziu no Shotokan, numa nova versão, por si trabalhada e modernizada. Devido a sua dimensão existe a ideia que é um kata inacabado, cujo desenvolvimento foi interrompido com a morte precoce de Yoshitaka Funakoshi. Esta tese ganha significado já que as versões actualmente existentes em outros estilos de Okinawa, são bastante mais compridas.É Um kata sem duvida singular, contendo técnicas básicas e avançadas como torções. É o menor do estilo shotokan.


O que é Karate-Do Tradicional

O Karate-Do Tradicional é uma arte marcial originada a partir das técnicas de defesa pessoal sem armas de Okinawa, e tem como base a filosofia do Budo japonês.
Os objetivos do Karate-Do Tradicional são definidos pela filosofia do Budo, que se traduz na busca constante pelo aperfeiçoamento pessoal, sempre contribuindo para a harmonização do meio onde se está inserido. Através de muita dedicação ao trabalho, treinamento rigoroso e vida disciplinada, o praticante de Karate-Do Tradicional caminha em direção dessas metas, formando seu caráter, aprimorando sua personalidade.
Nesse sentido, pode-se afirmar que o Karate-Do Tradicional contribui para a formação integral do ser humano, não podendo, portanto, ser confundido com uma prática puramente esportiva. "Tradição é um conjunto de valores sociais que passam de geração à geração, de pai para filho, de mestre para discípulo, e que está relacionado diretamente com o crescimento, maturidade, com o indivíduo universal."
Cada pessoa pode ter objetivos diferentes ao optar pela prática do Karate-Do Tradicional, objetivos estes que devem ser respeitados. Cada um deverá ter a oportunidade de atingir suas metas, sejam elas tornar-se forte e saudável, obter autoconfiança e equilíbrio interior ou mesmo dominar técnicas de defesa pessoal. Autocontrole, integridade e humildade resultarão do correto aproveitamento dos impulsos agressivos existentes em todos nós.
A famosa expressão do mestre Gichin Funakoshi - "Karate Ni Sente Nashi" - define claramente o propósito anti-violência do Karate-Do Tradicional: "No Karate não existe atitude ofensiva".
"Se o adversário é inferior a ti, então por que brigar? Se o adversário é superior a ti, então por que brigar? Se o adversário é igual a ti, compreenderá, o que tu compreendes… então não haverá luta.
Honra não é orgulho, é consciência real do que se possui."
Karate-Do Tradicional também pode ser visto como uma ótima ferramenta de manutenção da saúde, uma vez que suas técnicas contribuem para a formação de hábitos saudáveis como os cuidados com a postura, a respiração com o diafragma e a meditação Zen. Entende-se como saúde não só o estado de "ausência de doenças", mas também o bem-estar físico, mental e espiritual do ser humano.
Como defesa pessoal, o Karate-Do Tradicional mostra eficiência e eficácia em suas técnicas, possibilitando ao lutador defender-se de qualquer tipo inimigo. No entanto, mais que um simples conjunto de técnicas, o Karate-Do Tradicional ensina ao seu praticante algo muito além do confronto físico, que é a intuição e o discernimento perante uma situação de perigo, permitindo ao lutador captar a intenção do adversário, avaliar a situação e tomar uma atitude correta e consciente.
O verdadeiro valor do Karate não está em sobrepujar os outros pela força física. Nesta arte marcial não existe agressão, mas sim nobreza de espírito, domínio da agressividade, modéstia e perseverança. E, quando for necessário, fazer a coragem de enfrentar milhões de adversários vibrar no seu interior. É o espírito dos samurais.


A competição no Karate-Do

A busca de vitórias em competições não é o principal objetivo do Karate-Do Tradicional. As competições são um meio que permitem ao praticante de Karate-Do Tradicional fazer uma autoavaliação técnica e emocional. Vencer ou perder numa competição não é o mais importante, o relevante é o crescimento como lutador e como pessoa que ela proporciona.
O que se exige dos lutadores numa competição de Karate-Do Tradicional é a eficiência na execução dos movimentos, ou seja, a dinâmica corporal utilizada para se aplicar os golpes, e não tão somente a velocidade ou o contato. Não basta acertar o alvo, é preciso fazê-lo da forma correta, baseado nos fundamentos técnicos do Karate-Do Tradicional. Isso exige um grande domínio físico e mental, e também estimula a busca pelo aperfeiçoamento pessoal e pelo refinamento da técnica. "Perder-se na beleza dos movimentos ou apenas buscar pontos numa luta não levam à perfeição!"
Numa competição de Karate-Do Tradicional não há divisão de pesos. O lutador cujo físico é pequeno poderá vencer o grande, se estiver bem preparado. Ele deverá estar disposto a enfrentar qualquer adversário, seja qual for o seu tamanho.
As modalidades de competição são:
Kata individual - Apresentação individual de kata: Durante as fases eliminatórias, dois competidores executam o mesmo kata (que é escolhido pelo árbitro central) lado a lado, e o vencedor é aclamado pelos árbitros através de bandeiras. Na fase final, os competidores apresentam-se um de cada vez, executando o kata de sua escolha, e a decisão é tomada pela média das notas de todos os árbitros, descontando-se desta a maior e a menor nota.
Kata em equipe - Apresentação de kata e respectiva aplicação (bunkai) em equipes de três pessoas: Após a apresentação do kata, a equipe deverá apresentar uma aplicação para as técnicas do kata escolhido. A decisão é sempre tomada por nota.
Kumite individual - Combate individual.
Kumite em equipe - Combate em equipes de cinco pessoas: A cada luta são somados os pontos de cada lutador aos pontos de sua equipe. Será vencedora a equipe que obtiver o maior número do pontos ao final da última luta.
Enbu - Teatro marcial: Apresentação de aplicações de técnicas de Karate em duplas. A decisão é tomada por nota dos árbitros.
Fuku Go - Disputa individual que engloba kata e kumite, alternando a cada rodada: A ITKF instituiu o Kitei como kata oficial das competições de Fuku Go, para permitir as disputa direta (lado a lado) de competidores de estilos diferentes.


O Dojo e a conduta do Karateca

Os rituais em todos os Dojo propõem aos praticantes uma série de atitudes e gestos que facilitam as relações entre eles deixando claro o desejo comum de obedecer a uma ordem válida para toda a comunidade e para cada um. A intenção do praticante é sempre a de estimular o progresso na arte de todas as pessoas sem perder o desenvolvimento individual.
A prática de karate está repleta de exercícios marciais, combativos, porém com um total espírito de conciliação, buscando a vitória pela harmonia, pela paz, procurando esquecer as atitudes egoístas e pensando sempre no grupo e como sendo parte dele. O karateca treina com seu companheiro com todo respeito e consideração, pois o considera como parte de si mesmo e sem o qual não há treinamento.
Daí ser fundamental tratar o companheiro com cortesia e agradecimento por ele dá a possibilidade de você treinar e de aprender com ele. Ao professor, se deve o respeito e o agradecimento pela transmissão dos conhecimentos e pela dedicação e esforço em ensinar segredos que foram por muitos séculos restritos a uma minoria privilegiada. Respeitar e se fazer respeitar é uma das regras mais importantes durante os treinamentos. Conciliar e nunca confrontar é o princípio básico. Esquecer-se da palavra “eu” e substituí- la pela palavra “nós” é a essência do ensinamento. Outro ponto fundamental é que não se treina karate, mas sim, para a vida. Portanto, fica claro ao praticante e ao grupo que o fundamental não é vencer, não é derrubar, não é ser o mais forte, mas descobrir o potencial individual, o centro das ações e se, ele não for o centro, colocar-se em uma de suas órbitas, de acordo com suas reais condições.


O Dojo

O lugar onde se pratica Artes Marciais é denominado “Dojo”, esta palavra foi emprestada do Zen Budismo, significando “Lugar de Iluminação” (onde os monges praticavam a meditação, a concentração, a respiração, os exercícios físicos e outros mais). A palavra dojo significa literalmente:
DO – Caminho, estrada ou trilha (sentido espiritual); JO – Lugar (espaço físico).
Algumas pessoas referem-se à academia de karate como um dojo, porém as duas coisas são diferentes. A palavra dojo somente se refere ao espaço físico onde ocorre o treino de karate (leia-se arte marcial japonesa), enquanto academia se refere ao local onde se pratica karate. Portanto, o dojo é o lugar onde se pratica o “caminho”.
Alguns podem perguntar sobre qual o caminho que se pratica em um dojo, a resposta vem, mais uma vez, do Budismo (mais precisamente do Zen); O homem deve despertar em meio às questões de todos os dias, vivendo intensamente no presente e concedendo atenção integral às coisas do cotidiano, para, desta maneira, retornar à naturalidade de sua natureza, conforme ditado Zen:
“Antes de estudar Zen, as montanhas são montanhas e os rios são rios. Enquanto estuda Zen, as montanhas deixam de ser montanhas, os rios deixam de ser rios. Uma vez alcançada a iluminação, as montanhas voltam a ser montanhas e os rios voltam a ser rios”.
Isto quer dizer que um pintor alcança a felicidade pintando, um médico realizando cirurgias e um karateca praticando karatê.


O Cumprimento

Uma demonstração tradicional de cortesia é o cumprimento, isto tanto é verdade que ele é realizado no início e no final da aula de frente para o Shomeni (forma de agradecimento àqueles que desenvolveram a arte). Ao cumprimentar, você deverá olhar para baixo e não na face do seu oponente – olhar na face de alguém durante um cumprimento é sinal de falta de confiança. O cumprimento pode ser feito de duas maneiras distintas:
RITSUREI – cumprimento em pé; ZAREI – cumprimento sentado (SEIZA).
A maneira correta de se cumprimentar é, partindo-se da posição natural (SHIZENTAI), curvar o corpo apenas em 30 cm e segurá-la por meio segundo e retornar a posição ereta (ritsu rei). O cumprimento deve acontecer nas situações a seguir:
1- Quando entramos ou saímos do dojo;
2-Quando o professor entra ou sai do dojo;
3- No início e final de um combate;
4- No início e final da aula.
5- No início e final de um kata;
6- No início e final de um exercício com um companheiro.
O Zarei é realizado a partir da posição Seiza (o praticante senta-se sobre seus calcanhares e quando o fizer deverá abaixar sua perna esquerda e em seguida a direita, colocando o dedão do pé esquerdo sobre o do direito, ao levantar-se ocorre à inversão), inclinando-se o corpo e as mãos descem suavemente das coxas para o chão, formando um triângulo onde a testa tocará.


Kiai

kiai ou “grito de força” – KI: força e AI: grito – é uma energia que nasce a partir do baixo ventre (saika tanden – aproximadamente cinco centímetros abaixo do umbigo).
Todos têm um grito de força, principalmente os grandes felinos. Geralmente, esses animais paralisam suas presas com o seu kiai antes de atacá-las. O kiai pode ser aplicado em três momentos.
1- No início de uma atividade;
2- Durante a realização desta tarefa;
3- Final de um trabalho;
Os gritos de guerra servem para aumentar, acelerar e expor a força de ação do homem. Portanto, podem ser aplicados contra incêndios, vendavais e as fortes ondas marítimas para criar coragem e energia para enfrentá-los. Na luta individual, para colocar o adversário em movimento, o grito antecipa seus golpes e, em seguida, pode se aplicar chutes e socos. Não é necessário utilizar o grito simultaneamente com seus golpes. No decorrer da luta, ele servirá para incentivar e colocar numa situação vantajosa, sendo forte e profundo. Tomar precaução ao gritar, pois se o grito for usado fora de ritmo ou de tempo ou em ocasiões impróprias poderá surgir como contra-efeito, tornando-se prejudicial. No Japão há a prática do Kiai Do – caminho do grito da força – onde o praticante chega a ter medo do próprio grito.


Estilos

A palavra kata não deve ser escrita no plural, mesmo que se refira a vários kata. No idioma japonês não existe plural e muito menos as palavras são escritas no feminino. Logo a palavra kata não pode ser dita desta forma: a kata, porque não é uma palavra feminina. Diga sempre o kata, o kamae, e assim por diante. E letras como V, L, X e Q não existem no idioma japonês.