segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O papel da educação a distância na Gestão da Comunicação


A Educação à Distância (EAD) é uma alternativa promissora para o Brasil que, com condição peculiar, vem ganhando espaço e dando oportunidade às pessoas que não tem possibilidade de freqüentar uma sala de estudo presencial.
É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na educação a distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação: a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo.
Na medida em que avançam as tecnologias de comunicação virtual (que conectam pessoas que estão distantes fisicamente como a Internet, telecomunicações, videoconferência, redes de alta velocidade) o conceito de presencialidade também se altera.
Comunicação, tecnologias e educação compõem um tripé fundamental para a formação do homem do século XXI. A tecnologia cria as condições para que a Comunicação Social se insira cada vez mais nos espaços de aprendizagem, pois favorece a socialização do saber, através de suas dinâmicas de distribuição de informações.
No cenário atual, Educação e Comunicação, são áreas de conhecimento independentes que se complementam a medida que participam simultaneamente dos processos de socialização e formação dos indivíduos.
Hoje, os indivíduos necessitam de várias alfabetizações, já que a formação educacional não se limita ao domínio da leitura e da escrita, abrangendo uma diversidade de códigos da cultura, da sociedade, das relações econômicas e produtivas, o que inclui a alfabetização pelas antigas e novas tecnologias e a capacitação para lidar com elas em diferentes situações do dia-a-dia.
Passamos por diversas mutações pedagógicas e, hoje, o modelo educativo adotado destaca a relação entre ciências e tecnologias e procura por fim na dicotomia entre a formação escolar e a vida ativa, dando destaque para a formação polivalente dos indivíduos, devido à porosidade das ocupações.
A relevância do assunto se dá devido à importância da EAD na contemporaneidade onde as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), já fazem parte, através de seu uso, em todos os segmentos sociais, econômicos e principalmente na educação.
Hoje, no mundo globalizado, a comunicação se dá de maneira instantânea, ficamos sabendo de quase tudo que acontece no mundo através da mídia, veiculados por computadores, TV a cabo, digitais, satélites entre outros.
O papel do professor mediante as novas tecnologias é repensado, pois hoje mesmo na educação presencial o uso das novas tecnologias vem se ampliando com o intuito de deixar um ensino mais atraente e em que o aluno interage de maneira satisfatória, pois o contato de muitos alunos com computadores, vídeo games e outros se fazem fora da escola. Normalmente a dificuldade em lidar com essas novas tecnologias é por parte do professor e não do aluno.
Sabe-se que a introdução do computador na educação tem auxiliado no processo de ensino e de aprendizado, mas o resultado tem sido pouco observável na prática e a educação formal continua essencialmente inalterada. No caso da EAD, lidar com essas ferramentas faz parte do perfil do professor, entre tantas outras.
A seleção, organização e transmissão do conhecimento nas aulas do ensino presencial irão corresponder, em EAD, à preparação e autoria de cursos e textos que constituirão a base dos materiais didáticos midiatizados em diferentes suportes (módulos impressos, programas em áudio, vídeo, web, entre outros). A orientação do processo de aprendizagem se exercerá não mais em contatos pessoais e coletivos em sala se aula ou atendimento individual, mas em atividades através de diversos meios, como o telefone, o fax, o e-mail, as Plataformas Virtuais de Ensino e Aprendizagem, entre outras.
A qualidade em educação a distância depende, entre outros fatores, da continuidade dos fluxos comunicativos para garantir a permanente interação entre docentes e discentes, sejam professores, elaboradores de material, tutores ou coordenadores administrativo-pedagógicos. A comunicação é um elemento fundamental na prática educativa a distância, colocando em pauta qual o modelo teórico de comunicação que suporta o modelo educacional adotado em um determinado projeto. Neste sentido, faz-se necessária a identificação mais acurada da relação entre a Comunicação e a Educação nas práticas educativas na modalidade à distância para ser objeto de reflexão, de análise e de proposições.
Referências
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Por: Martim A. C. Barbosa
Técnico em Serviços Públicos – IFET Juiz de Fora
Bacharel em Comunicação Social – Jornalista – FAGOC
Pós Graduado em Gestão da Comunicação Empresarial - FIJ
Aluno do curso de Pós Graduação em Gestão Pública – UFJF