A Educação à Distância (EAD) é uma
alternativa promissora para o Brasil que, com condição peculiar, vem ganhando
espaço e dando oportunidade às pessoas que não tem possibilidade de freqüentar
uma sala de estudo presencial.
É ensino/aprendizagem onde professores
e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados,
interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet.
Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o
CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
As tecnologias interativas, sobretudo,
vêm evidenciando, na educação a distância, o que deveria ser o cerne de
qualquer processo de educação: a interação e a interlocução entre todos os que
estão envolvidos nesse processo.
Na medida em que avançam as
tecnologias de comunicação virtual (que conectam pessoas que estão distantes
fisicamente como a Internet, telecomunicações, videoconferência, redes de alta
velocidade) o conceito de presencialidade também se altera.
Comunicação,
tecnologias e educação compõem um tripé fundamental para a formação do homem do
século XXI. A tecnologia cria as condições para que a Comunicação Social se
insira cada vez mais nos espaços de aprendizagem, pois favorece a socialização
do saber, através de suas dinâmicas de distribuição de informações.
No cenário
atual, Educação e Comunicação, são áreas de conhecimento independentes que se
complementam a medida que participam simultaneamente dos processos de
socialização e formação dos indivíduos.
Hoje, os
indivíduos necessitam de várias alfabetizações, já que a formação educacional
não se limita ao domínio da leitura e da escrita, abrangendo uma diversidade de
códigos da cultura, da sociedade, das relações econômicas e produtivas, o que
inclui a alfabetização pelas antigas e novas tecnologias e a capacitação para
lidar com elas em diferentes situações do dia-a-dia.
Passamos por
diversas mutações pedagógicas e, hoje, o modelo educativo adotado destaca a
relação entre ciências e tecnologias e procura por fim na dicotomia entre a
formação escolar e a vida ativa, dando destaque para a formação polivalente dos
indivíduos, devido à porosidade das ocupações.
A relevância do assunto se dá devido à
importância da EAD na contemporaneidade onde as Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC), já fazem parte, através de seu uso, em todos os segmentos
sociais, econômicos e principalmente na educação.
Hoje, no mundo globalizado, a
comunicação se dá de maneira instantânea, ficamos sabendo de quase tudo que
acontece no mundo através da mídia, veiculados por computadores, TV a cabo,
digitais, satélites entre outros.
O papel do professor mediante as novas
tecnologias é repensado, pois hoje mesmo na educação presencial o uso das novas
tecnologias vem se ampliando com o intuito de deixar um ensino mais atraente e
em que o aluno interage de maneira satisfatória, pois o contato de muitos
alunos com computadores, vídeo games e outros se fazem fora da escola.
Normalmente a dificuldade em lidar com essas novas tecnologias é por parte do
professor e não do aluno.
Sabe-se que a introdução do computador
na educação tem auxiliado no processo de ensino e de aprendizado, mas o
resultado tem sido pouco observável na prática e a educação formal continua
essencialmente inalterada. No caso da EAD, lidar com essas ferramentas faz
parte do perfil do professor, entre tantas outras.
A seleção, organização e transmissão
do conhecimento nas aulas do ensino presencial irão corresponder, em EAD, à
preparação e autoria de cursos e textos que constituirão a base dos materiais
didáticos midiatizados em diferentes suportes (módulos impressos, programas em
áudio, vídeo, web, entre outros). A orientação do processo de aprendizagem se
exercerá não mais em contatos pessoais e coletivos em sala se aula ou
atendimento individual, mas em atividades através de diversos meios, como o
telefone, o fax, o e-mail, as Plataformas Virtuais de Ensino e Aprendizagem,
entre outras.
A qualidade em educação a distância
depende, entre outros fatores, da continuidade dos fluxos comunicativos para
garantir a permanente interação entre docentes e discentes, sejam professores,
elaboradores de material, tutores ou coordenadores administrativo-pedagógicos.
A comunicação é um elemento fundamental na prática educativa a distância,
colocando em pauta qual o modelo teórico de comunicação que suporta o modelo
educacional adotado em um determinado projeto. Neste sentido, faz-se necessária
a identificação mais acurada da relação entre a Comunicação e a Educação nas
práticas educativas na modalidade à distância para ser objeto de reflexão, de
análise e de proposições.
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Por: Martim A. C. Barbosa
Técnico em Serviços
Públicos – IFET Juiz de Fora
Bacharel em
Comunicação Social – Jornalista –
FAGOC
Pós Graduado em Gestão da
Comunicação Empresarial - FIJ
Aluno do curso de Pós
Graduação em Gestão Pública – UFJF