sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Renan promete votar a favor da PEC dos jornalistas no 2º turno

O senador Renan Calheiros garantiu votar pela aprovação da PEC 33/2009, que estabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Além do voto, o senador alagoano promete, como líder da maior bancada partidária no Senado, o PMDB, empenhar-se para que a votação, em 2º turno, ocorra no início dos trabalhos legislativos deste ano, no mês de fevereiro.

A posição do senador em relação à PEC foi confirmada em resposta a uma carta da presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal), Valdice Gomes, pedindo para ele manter o compromisso que havia assumido com a categoria, em Alagoas e no Brasil, em defesa do diploma, apesar de seu voto no 1º turno ter sido contrário à aprovação da matéria.

Renan argumentou que sua reação na 1ª votação foi uma resposta, na condição de líder partidário, à falta de entendimento para que a matéria fosse colocada na ordem do dia. Segundo ele, sem que houvesse qualquer acordo entre os líderes, a PEC surpreendeu a todos quando foi posta em votação, gerando um clima de descontentamento geral entre os líderes partidários.

Para o líder do PMDB, a aprovação da PEC é praticamente consenso entre os senadores, como foi demonstrado na 1ª votação, apesar de alguns líderes, pelo motivo exposto no parágrafo acima, terem dado seu voto pessoal contra. “Na segunda votação, não haverá qualquer dificuldade para aprovar a PEC, com o meu voto e empenho para que isso ocorra o mais rápido possível”, concluiu.

Pressão no Congresso pela votação da PEC do Diploma em 2º turno é transferida para 7 e 8 de fevereiro

A Executiva da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) transferiu para os dias 7 e 8 de fevereiro a mobilização no Congresso para pressionar pela rápida votação, em segundo turno, da PEC do diploma no Senado. Todos os diretores da Executiva estarão presentes e os sindicatos vão enviar representação.

A transferência da data, inicialmente prevista para 1º de fevereiro, foi definida após avaliação de que o retorno dos parlamentares é maior na segunda semana pós recesso, e então pode ocorrer uma pressão mais efetiva para a votação em segundo turno aconteça dentro do próximo mês. 

As entidades estaduais devem se organizar  para levar o máximo de dirigentes e de apoiadores ao Congresso na data em que ocorrer a votação em segundo turno.

Os sindicatos, diretores e apoiadores intensificam, neste mês, os contatos com os senadores, já que os parlamentares estão nos seus estados. O objetivo é reafirmar os votos favoráveis; buscar os que votaram contra para reverter seus votos e garantir a presença dos ausentes na primeira votação.

Os jornalistas e sindicatos que organizam blocos carnavalescos, além disso, devem, como já aconteceu em outras folias, aproveitar para marcar a luta pela volta do diploma.

A Fenaj volta a pedir empenho na formação do fundo de recursos para a campanha (além da contribuição de cada sindicato, é necessário que eles busquem contribuições de apoiadores). Os dados para depósito são: Banco do Brasil, Agência: 0452-9, Conta Corrente: 186.112-3.  Os sindicatos devem comunicar à federação, enviando o comprovante de depósito pelo e-mail fenaj@fenaj.org.br.